segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto Negócio a Negócio propicia atendimento gratuito a empresas da região

Empresários de 72 municípios interessados em melhorar a gestão podem solicitar atendimento
Cinco mil empresas situadas na região Norte do Rio Grande do Sul devem ser atendidas pela edição 2011 do projeto Negócio a Negócio, desenvolvido em parceria entre o Sebrae, Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo. Desde o final do mês de abril, 30 agentes de orientação empresarial estão visitando empresas formalizadas com faturamento de até R$ 240 mil por ano, para acompanhar o desenvolvimento desses empreendedores, por meio de um atendimento gratuito, presencial e continuado, com foco em gestão.
O projeto é desenvolvido em todo o Brasil, entretanto, no Rio Grande do Sul há parcerias entre o Sebrae e as universidades. Na região, serão atendidas organizações de 72 municípios, desde Cruz Alta até Machadinho e de Pontão a Fontoura Xavier, tendo uma metodologia composta por três visitas. Ao todo, até o final do ano serão realizadas 15 mil visitas.
Na primeira visita, o aluno - Agente de Orientação Empresarial - chegará à empresa identificado com crachá e materiais informativos, explicando o funcionamento do projeto, suas vantagens para e empresa e realizando um diagnóstico da situação atual da gestão da mesma. Após 7 dias, em uma segunda oportunidade, o estudante retorna às empresas sugerindo soluções para melhorias na gestão e também entrega aos empresários um material do Sebrae contendo as informações de como pôr em prática as sugestões. Por fim, a última visita, que ocorre após 30 ou 40 dias, é para verificar se as propostas foram implantadas, se surtiram resultados positivos ou se há dúvidas quanto a sua implementação.
De acordo com o coordenador do projeto na região, o professor da UPF Julcemar Bruno Zilli, a iniciativa é positiva sob dois aspectos. “Queremos auxiliar os empresários a qualificarem os seus empreendimentos, ao mesmo tempo em que estamos propiciando aos acadêmicos dos diferentes cursos da Feac o aprendizado na prática a partir da orientação de gestão prestada às empresas”, enfatiza.
A escolha das empresas a participarem do projeto é feita de três maneiras: pelas visitas dos estudantes quando estão nas cidades atendidas, pelo cadastro do Sebrae, ou pela solicitação dos próprios empreendedores, que pelo contato com a Central de Relacionamento Sebrae/RS (0800 570 0800).
Confira a relação dos municípios que estão tendo empresas visitadas pelo projeto na região do Planalto: Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, Barracão, Barros Cassal, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Cacique Doble, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Chapada, Ciríaco, Colorado, Coqueiros do Sul, Coxilha, Cruz Alta, David Canabarro, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Gentil, Gramado Xavier, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Ibirubá, Itapuca, Jacuizinho, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lagoão, Machadinho, Marau, Mato Castelhano, Maximiliano de Almeida, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Nova Boa Vista, Paim Filho, Passo Fundo, Pontão, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Sananduva, Santa Bárbara do Sul, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, São José do Herval, São José do Ouro, Selbach, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tupanci do Sul, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário