sexta-feira, 26 de março de 2010

Expodireto Cotrijal 2010 supera expectativas

A 11ª edição da feira internacional do agronegócio, realizada de 15 a 19/03, em Não-Me-Toque, superou expectativa de público e especialmente de negócios.
Ao fazer um balanço da feira, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, disse ter se surpreendido com os números. Nos cinco dias da feira, 168.520 pessoas passaram pelo parque e o volume de negócios registrado, cerca de R$ 512.326 milhões.
Conforme Mânica, "aqui nós reunimos a governadora Yeda Crusius, ministro, senadora, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, enfim, uma gama grande de forças políticas, que, com sua presença, representam muito para a feira, e para a Região, pois os visitantes podem estar mais próximos de seus representantes e eles podem ouvir mais facilmente àqueles que tomam decisões importantes no Estado", disse o presidente.
Nei César Mânica destacou, também, a parte internacional da Expodireto Cotrijal, área da qual recebeu muitos elogios pela organização da feira, pela estrutura do Parque, e pela forma como foram recebidos no município e no evento, “Não-Me-Toque é um município pequeno, com 16 mil habitantes. Porém, soube bem receber nossos visitantes, mesma condição que todos encontraram aqui na feira. E isto foi reconhecido e trazido até a direção; a hospitalidade da nossa gente com relação a todos os visitantes" lembrou Nei Mânica.
Outra área que ganhou a atenção especial dos visitantes foi a parte central do parque, nesta 11ª edição da Expodireto Cotrijal totalmente remodelada, com chafariz, pontes, e pedras sobrepostas.
“Além da atenção que demos para os expositores, na questão da melhoria da infraestrutura, nossa intenção foi mostrar, e despertar isto nas pessoas, que este tipo de iniciativa é possível na nossa casa, no nosso sítio, em qualquer lugar que quisermos, quando teremos uma beleza natural à nossa disposição”, detalhou Mânica, que disse, também, que a ideia é, na Expodireto Cotrijal, além de informações, tecnologia, e um vasto material visual, também despertar a mudança cultural nas pessoas.

Comitiva tapejarense na Expodireto
A comitiva tapejarense esteve na Expodireto, na quinta-feira, 18/03, para buscar informações que poderão ser aplicadas na realização da ExpoTapejara 2010. Fizeram parte o presidente da Acisat, Paulo Bortolotto, membros da Acisat, o prefeito Seger Menegaz e componentes da Administração Municipal.
Empresas tapejarenses estiveram expondo na feira, destas destacam-se: Bom Gosto, Aral, Água Viva, Dalri Máquinas, Implemaster, Avifer e Borilli Pneus. O diretor do NT esteve presente no evento e prestigiou a potencialidade das empresas da região

Tarso Genro almoça com empresários em Tapejara

O ex-ministro da Justiça e pré-candidato ao governo do RS, Tarso Genro (PT), juntamente com sua equipe, estiveram em Tapejara, na quarta-feira, 24/04, com objetivo de ouvir e conhecer as demandas do município para assim montar um programa de governo para a eleição em 2010, baseado na realidade do Rio Grande do Sul.
No roteiro até o dia 26/03, Tarso Genro, além de Tapejara mais 10 cidades foram visitadas dentre elas: Nova Prata, Paraí, Casca, Marau, Ciríaco, Lagoa Vermelha, São José do Ouro, Sananduva, Erechim e São Valentin.
Estiveram presentes no evento, realizado no Clube Comercial, empresários, representantes de entidades, a imprensa local e demais convidados.
Os presidentes da Acisat e do Sindilojas, Paulo Bortolotto e Arlindo Barizon respectivamente, usaram a palavra para pedir ao ex-ministro da Justiça, que, caso seja eleito governador, atenda as demandas de Tapejara, em especial o Projeto Asfalto Urgente, que foi comandado pelo empresário Cláudio Bianchini.
Em seu pronunciamento o pré-candidato petista Tarso Genro ressaltou que está atento a todos os pleitos regionais, através das caravanas que estão sendo realizadas por todo o RS. Disse ainda que seu governo será de coalizão com os demais partidos, a exemplo do governo Federal e prometeu acabar com as diferenças entre o Rio Grande do Sul e o Brasil, que, segundo ele, só atrasam o desenvolvimento do Estado.
Na entrevista coletiva com a imprensa, o ex-ministro reafirmou as posições destacadas anteriormente, destacou o Programa Nacional de Segurança, e disse ainda que o PDT fará parte do seu governo, mesmo que nesse momento os trabalhistas estejam aliados com Fogaça.
“Não existe solução mágica para o Rio Grande, o que temos que fazer é trabalhar em harmonia com o governo Federal, discutir a matriz tributária – sem aumentar impostos -, rever os incentivos fiscais concedidos pelo Estado e trabalhar em sintonia com a sociedade e suas demandas”, encerrou o candidato Tarso.

Pietrobon aumenta a produção voltada para a Páscoa

A meta da empresa é chegar a produzir 10% do total brasileiro

A indústria Pietrobon Chocolates neste ano 2010, produziu para Páscoa 6 milhões de ovos com marcas Pietrobon/Piteco, com produtos 100% cacau, na matriz em Tapejara. E a marca Classy com chocolates fracionado, Em Guarapuava no Paraná.
A empresa neste ano ter ainda mais destaque na produção com a marca Pietrobon (100% Cacau). Para atender o grande volume de pedidos, a empresa inaugurou uma filial em Guarapuava e outra filial em Ourinhos, São Paulo, para distribuição para redes e Hipermercados, suprindo assim demanda dos produtos.
Nesta Páscoa, foram lançados chocolates barras 140g e Ovos 160g c/ 4 cores de embalagem, todos ao leite, atendendo assim nossos clientes que cada vez estão procurando produtos com embalagens com aparência modernas e com grande qualidade.
A Pietrobon neste ano vai estar presente com ovos 70g e 60g c/ marca Chaves em todas as capitais na rede Carrefour. Produção de 6 milhões ovos, venda 2010 no Brasil é um total 116 milhões, crescimento 4% ovos e 7% chocolates.
A empresa tem capacidade de produzir 10 milhões ovos e esta trabalhando com crescimento de mil ovos ao ano. A meta é de 10 milhões ou 10% Produção Brasileira.
No Brasil contratam na Páscoa aproximadamente 60 mil funcionários nas industrias de chocolates e Supermercados. A Pietrobon neste ano esta trabalhando com 450 funcionários temporários desde novembro 2009 para produção da Páscoa 2010. Totalizando 902 funcionários e mais 120 terceirizados.

Final do Campeonato Aberto de Futsal


Atlântico/Diamon e São Brás/Bachegão Veículos, a melhor defesa e o melhor ataque, se enfrenta, na sexta 26


Hoje, sexta-feira, 26/03, acontece a grande final do Campeonato Aberto de Futsal. Para disputar o terceiro lugar a equipe Estilo Casa/Ótica Aliance enfrenta a Metalúrgica Guiana/Nazaré, às 19h45min.
E para a grande final Atlântico/Diamon e São Brás/Bachegão Veículos fazem o duelo. Na semifinal disputada na quarta-feira, 24/03, Atlântico/Diamon venceu a Estilo Casa/Ótica Aliance pelo placar de 06 X 02 e São Brás/Bachegão Veículos e Metalúrgica Guiana/Nazaré, resultado de 04 x 01.
Conforme a tabela de resultados encaminhada pelo coordenador do Departamento de Esportes, Joel Portes, as equipes que irão decidir o campeonato tiveram aproveitamento de 100% e estão invictas. O melhor ataque é da São Brás/Bachegão Veículos com 47 gols e o Atlântico/Diamon a melhor defesa com apenas 14 gols sofridos.

Acisat, Sindilojas e Lideranças Municipais visitam a Fiergs

Comitiva busca informações sobre fechamento da unidade do Sebrae em Tapejara

Os presidentes da Acisat, Paulo Augusto Bortolotto e do Sindilojas de Tapejara Arlindo Marcos Barizon, o vice-prefeito, Vilmar Merotto, secretário de Indústria e Comércio Carlos Eduardo de Oliveira e ainda o secretário Executivo da Acisat Radael Simonato, estiveram reunidos com o presidente da Fiergs, Paulo Fernandes Tigre, na segunda-feira, 22/03.
A audiência foi agendada para que as entidades pudessem ter maiores explicações sobre os motivos que levaram ao fechamento da unidade do Sebrae em Tapejara e buscar nas alternativas, outro motivo era a viabilização de cursos para pessoas de baixa renda através do Senai.
No que se refere ao fechamento da unidade do Sebrae em Tapejara, Tigre explicou que esta medida foi tomada em diversos municípios, e embora tenha chegado ao conhecimento das entidades e da população nos últimos dias de funcionamento, já estava sendo planejada há certo tempo. Segundo informou o presidente da Fiergs à única razão para a decisão é a contenção de despesas.
“As unidades estavam com baixo fluxo de atendimentos e com considerável orçamento. Foram fechadas diversas unidades em todo o Estado, e será adotado um modelo de gestão já utilizado em outros estados que faz parceria com entidades de cada município” – esclareceu Tigre.
Com relação aos Cursos Profissionalizantes para a população de baixa renda, conforme destacou Bortolotto “solicitamos ao presidente da Fiergs para que intervenha junto ao Senai, o qual está a ela subordinado, para que amplie seu leque de possibilidades, para que possamos oferecer cursos acessíveis ou até mesmo gratuitos para a população”.
A comitiva também apresentou pedido formal e obteve um parecer positivo da parte do presidente Paulo Fernandes Tigre, que propôs encontro com lideranças regionais do Senai em breve.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Sextaneja - PUB/SA

Segundo Tempo será implantado em abril

Ibiaçá também terá o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, a previsão é de que serão atendidos 200 alunos das escolas públicas no turno inverso ao das aulas.
Algumas reuniões já foram realizadas dentre elas entre o prefeito Ulisses Cecchin, e profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, professores para organizar o projeto para fazer com que a partir de abril o mesmo já inicie suas atividades.
Conforme o plano de trabalho do ministério, as atividades serão: futebol, futsal, voleibol, atletismo, danças, xadrez, hora da leitura, canto e informática.
A secretária de Educação esteve em Brasília, Evandra Rossi juntamente com demais secretários da Educação que compõe o Cirau - Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai e Altos da Serra na última semana, para audiências com Ministro da Cultura Fernando Hadad, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação, Daniel Baladin.
Conforme informou, Evandra ainda em Brasília, “o objetivo da viagem é para buscar recursos visando implantar o Pró-Infância e Segundo Tempo, para este o Plano de Aula e Plano Anual foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores a liberação de R$ 22 mil que representa a contrapartida investida pelo município, o ministério disponibilizará cerca de R$ 78 mil”.

Lançada 2ª ExpoCharrua em grande estilo

Feira que promete bons negócios reunirá mais de 150 expositores de 14 a 16 de maio

Charrua comemorou 18 anos de Emancipação Político Administrativa com o lançamento da 2ª ExpoCharrua que ocorreu no sábado, dia 20/03, no ginásio Poliesportivo de Charrua Alta.
Estiveram presentes no evento várias autoridades locais, regionais e estaduais, dentre eles a deputada Estadual Silvana Covatti (PP) que esteve também representando o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini e o deputado Iradir Pietroski (PTB).
O presidente da 2ª expo, Vanderlei Simionatto, declarou lançado o evento evidenciando em seu pronunciamento que “queremos tornar o município e os empresários que aqui irão expor cada vez mais reconhecidos pela sua capacidade de empreender, serão aproximadamente 150 estantes, a programação da feira foi elaborada para atrair bons negócios como frisa ao slogam da 2ª ExpoCharrua – Onde os bons negócios acontecem”.
Após foi apresentado ao público as peças de comunicação que serão usadas para anunciar o evento, nas rádios, jornais, revistas e carros de som, primeiro com o descerramento do banner, após a apresentação do jingle e do mascote, que terá uma promoção para a escolha do nome.
Para o prefeito, Luiz Carlos Franklin da Silva (PP), “este ano, com certeza, marcará a história do município, pois ainda estamos comemorando a conquista do início das obras de asfaltamento no trecho entre Charrua e Getúlio Vargas, um sonho de muitos anos da comunidade charruense e agora com a realização deste grande evento que irá incentivar ainda mais o progresso”.
A feira acontecerá de 14 a 16 de maio com uma vasta programação de shows: no dia 14/05 – Só Gurias, no sábado(15), Turbinados do Forró e Barbarela e no domingo (16), Banda Balança Brasil. Além de atrações paralelas como Parquinho para as crianças, apresentação do globo da Morte e Touradas.
A realização da 2ª ExpoCharrua está a cargo da Acisac e Prefeitura Municipal.

Família Fontana faz bonito em Bento Gonçalves



A equipe de futebol da Família Fontana venceu por 4x3 o time do Estrela da Serra, de Bento Gonçalvez. O jogo foi realizado no domingo (13/03), fazendo a preliminar do jogo do campeonato Gaúcho entre Esportivo e Juventude, no estádio Montanha dos Vinhedos.
A Família Fontana venceu com gols de: Jadi(2), Pinóquio e Andrei. A família tapejarense iniciou a equipe de futebol utilizando parentes, com a base formada em Vila Campos e em Tapejara, isto há mais de 20 anos, fazendo jogos contra outras famílias, agora também disputa amistosos contra outras equipes.
Na foto da Esquerda para a direita: Em pé: Uilson; Normélio; Fred; Pinóquio; Pedro; Josmar; Isaac; Edgar; Edimar; Walter; Edson e Agachados: Itaner; Dhoni; Volmir; Ivan; Vagner; Andrei; Jadi; Gilnei; Willian.
Foto: Divulgação
Legenda:

Empreiteira instala parque de Máquinas

Empresa responsável pela pavimentação reiniciará obra

A Empresa Bolognese empreiteira responsável pelas obras de pavimentação asfáltica da ERS 428 que liga Água Santa à BR 285, iniciou os trabalhos de mobilização de equipamentos e máquinas para reiniciar as obras, na quinta-feira, 18/03.
Segundo o engenheiro responsável pela obra e representante da empresa, Denis Benedetti, para os próximos dias será realizado o transporte dos demais equipamentos e máquinas até o município e os funcionários da empresa também deverão se instalar em Água Santa.
Por ocasião da visita do engenheiro à Prefeitura Municipal, o prefeito Antonio de Souza (Nico) se colocou a disposição para o bom andamento das obras e frisou a importância mesma para o desenvolvimento do município.
“Não mediremos esforços para tornar realidade o sonho de todos os aguassantenses que buscam o crescimento e o progresso de Água Santa, temos certeza de que a ligação asfáltica será um divisor de águas na história de Água Santa. Através da colaboração de todos o sonho passará a se tornar realidade” - declarou Nico.

22 de março: Dia Mundial da Água

ONU alerta para necessidade de tratamento de esgoto e consumo racional

O Dia Mundial da Água, 22/03, instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas. Serve para chamar a atenção para a necessidade de preservação deste recurso natural essencial a vida.
Na segunda-feira, a ONU divulgou um comunicado sobre a situação da água no mundo, segundo o documento a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola. O texto afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos. Para tanto, diz o documento, a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.
"A qualidade da água se tornou uma questão global", diz o comunicado, lembrando os milhões de toneladas de esgoto e dejetos industriais e agrícolas que são despejados diariamente nos rios. Em consequência dessa prática, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de 05 anos.
Além da questão humana, o relatório fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias.
Situação do País e de Tapejara
No Brasil o consumo é de 1.340 m³ per capita ao ano, o norte-americano é de 2.500. Já em Tapejara segundo o chefe da Corsan, Valdir Defaveri, “são consumidos mensalmente, 102 mil m³, diários são 3,4 mil. Em 6.800 economias e 4.600 ligações, a água que abastece Tapejara é captada de 7 poços artesianos e uma fonte superficial na Linha Dalzotto”.
A grande preocupação das autoridades, ambientalistas e cientistas é com o lançamento de esgoto não tratado em rios. No Brasil apenas 48% do esgoto doméstico é tratado de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). A situação de Tapejara é ainda mais preocupante, segundo informações da Corsan, em 2011 provavelmente será assinado contrato com o poder público para iniciar o tratamento de esgoto doméstico.
Convém destacar que no final do ano passado, durante a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, o governo lançou o Compromisso pelo Saneamento Básico, que prevê o aumento de 80% do volume de esgotos tratados no País até 2020, e de 45% no total da população atendida com coleta de esgoto.
Conforme divulgado pela ONU mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a fontes confiáveis de água no mundo. Em 2025, boa parte do planeta estará em situação de stress hídrico, ou seja: a água disponível não será suficiente para os diferentes usos que o homem faz do recurso, como a agricultura, que é, de longe, a atividade que mais consome água, até lá, 3 bilhões de pessoas sofrerão com escassez de água.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Aprovado projeto que exige diploma para jornalistas

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, por unanimidade, projeto de lei do deputado Sandro Boka que estabelece a exigência de diploma de formação superior para cargos de jornalista, efetivos ou em comissão, em todos os poderes do Estado. Boka justificou que o diploma é sinônimo de preparo, qualificação, conhecimento e compromisso ético no exercício da profissão.

Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, o RS dá um passo à frente no sentido de reconhecer os direitos dos jornalistas e garantir um serviço público de qualidade. "Essa iniciativa contribuirá para fortalecer a luta para resgatar a exigência do diploma no Congresso Nacional", disse.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 11 de março de 2010

2ª Expo Água Santa é lançada com mais de metade dos estandes já locados


Na sexta-feira, (05/03), a comunidade aguassantense foi oficialmente apresentada à 2ª Expo Água Santa. Na oportunidade, os convidados de Água Santa e de municípios vizinhos, saudaram ao vivo a comissão organizadora e as soberanas e também conheceram as peças que integrarão a campanha de divulgação e os shows que serão apresentados durante a feira, que ocorre de 7 a 9 de maio.
Para o presidente da feira, Jacir Miorando, a realização da segunda edição da mostra será mais uma oportunidade de divulgar o município. “É uma honra presidir novamente esse evento que desde a sua primeira edição, realizada em 2007, trouxe tantos benefícios para Água Santa”, destacou. O prefeito Antonio Alfredo de Souza (Nico), que presenciou o lançamento junto ao vice, Martinho Rodigheri, também comemorou o lançamento oficial. “Esperamos atrair novos investimentos e também reafirmar a necessidade de conclusão das obras de pavimentação da ERS 428 entre Água Santa e a BR 285”, lembrou o prefeito, afirmando também que o asfaltamento da via é fundamental para a continuidade do crescimento do município.
O mote escolhido pela Plena Comunicação e Propaganda para a segunda edição da mostra se chama “Bençãos da Terra”, pois revela como a 2ª Expo Água Santa irá exibir os frutos que a cidade produziu, verdadeiras bençãos relacionadas com a produtividade agrícola e também o progresso agroindustrial do município.
Um dos grandes sinais de sucesso da 2ª Expo Água Santa é a intensa procura por espaços de exposição. Faltando cerca de 60 dias para o início da feira, mais da metade dos estandes já estão locados. Lacir Nervo, vice-presidente da 2ª Expo e também diretor de captação e comercialização, pede que os interessados em exibirem seus produtos procurem agilizar o fechamento das locações. “É bem provável que cheguemos ao fim de março com nossa capacidade próxima do limite, portanto é interessante que os lojistas e expositores nos contatem o quanto antes para garantir a participação nessa grande festa”, recordou.
Dentre as atrações musicais já confirmadas para a 2ª Expo Água Santa, os grandes destaques são as contratações do Grupo Rhaas, autores do sucesso “Vuco Vuco”, e também da dupla de sertanejo universitário Hugo & Tiago, que recentemente gravaram a faixa “O amor de antes” com Zezé Di Camargo e Luciano.
Para obter informações sobre programação, shows e comercialização de espaços, acesse www.expoaguasanta.com.br

Acisat lançou Mega Prêmios 2010



A reunião mensal da Acisat foi realizada na terça-feira, 02/03, no Bonne’s Restaurante contou com a presença de vários associados.
O presidente Interino do Lions Clube, Valdir Tamanho, apresentou o projeto da entidade em sediar Convenção Distrital do Lions Clube, “estaremos recebendo cerca de 600 pessoas de aproximadamente 60 municípios da região, o evento inclui a escolha de um novo Governador Distrital”, destacou ainda a importância da colaboração das empresas no evento como uma forma de abrir novos mercados e expor seus produtos. O evento será realizado em abril deste ano.
O prefeito Municipal, Seger Menegaz (PMDB) falou sobre a recente viagem realizada a Nova Zelândia e as tecnologias que são usadas no país que asseguram ser liderança mundial no setor do agronegócio, principalmente no leiteiro, “foi uma oportunidade importante de trazer para Tapejara informações importantes para o setor agrícola e melhorar ainda mais a produtividade” – encerrou o prefeito.
O palestrante do Sebrae, Leandro Pino, apresentou aos empresários o projeto DGP – Desenvolvimento de Gestores em Processo, com o objetivo de através de uma parceria entre a Associação e poder público implantar em Tapejara cursos com ênfase em liderança e processos de gestão.
Em seu pronunciamento o presidente da Acisat, Paulo Bortolotto, ressaltou sobre a intenção de tornar a promoção, Mega Prêmios, cada vez mais interessante ao cliente e que motive a comprar no comércio local, focando também consumidores de cidades da região e passou a palavra ao diretor da Agencia H, Henrique Seben para explicar como funcionará a campanha em 2010.
Conforme a proposta serão sorteados no final do ano às pessoas que comprarem no comércio de Tapejara participante 10 cruzeiros marítimos pelo litoral brasileiro – cinco sorteados com direito a um acompanhante cada. Além disso, em todas as datas trabalhadas – Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do Gaúcho e Dia das Crianças – e, exceto o natal – será sorteado um notebook. E para os vendedores serão sorteados 11 viagens com acompanhante para Balneário Camboriú, com direito a 1 acompanhante. Na noite também foram apresentados peças de marketing e estratégias para chamar atenção para a promoção, que iniciará no dia 22/03.
Leandro Pino, Valdir Tamanho, Paulo Bortolotto e Seger Menegaz formaram a mesa principal

Sebrae de Tapejara fecha as portas

O balcão de atendimento do Sebrae/RS de Tapejara foi uma das dez unidades fechadas no Estado, a partir de 1º de março. A decisão foi tomada pela diretoria Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul.
A partir de agora, os empresários interessados em serviços oferecidos pela instituição devem contatar a unidade regional de Passo Fundo ou Erechim.
Na reunião jantar da Acisat, na terça-feira, (02/03), o comunicado foi realizado pelo presidente da entidade, Paulo Bortolotto. Segundo Bortolotto, a Acisat e o Poder Público municipal receberam essa comunicação de fechamento da unidade de forma inesperada e estão se buscando alternativas de reverter o quadro, visto que muitas empresas de Tapejara e região utilizam os serviços prestados pelo Sebrae”.

Secretaria de Obras recebe Motoniveladora Nova

Como foi amplamente divulgado ainda no final de 2009, o processo de licitação para compra da motoniveladora foi concluído ainda em meados de janeiro deste ano, a empresa vencedora foi a Paraná Equipamentos, representante da marca Caterpillar, a aquisição foi feita com recursos do município no total de R$ 620 mil, pagos à vista.
A entrega foi realizada na terça-feira, 03/03, na Secretaria Municipal de Obras, conforme destacou o secretario, Rosalino de Oliveira, está nova máquina servirá para que os serviços sejam prestados com mais rapidez, na cidade ou no interior, em obras como terraplenagens, cascalhamento de estradas e demais serviços.
Segundo o prefeito Municipal, Seger Menegaz (PMDB), esta nova motoniveladora é de extrema importância para o município, aumentando o compromisso da secretaria de obras em cada vez mais desempenhar um trabalho de qualidade em obras para a população de Tapejara.
Na oportunidade ainda anunciou que em breve serão adquiridos em breve mesma secretaria receberá 2 caminhões novos que foram licitados ainda em fevereiro, com capacidade para transportar 15 m³ de materiais, para serem utilizados nos trabalhos de terraplanagem e de melhoria das estradas do interior. A verba para aquisição desses dois caminhões, de R$ 320 mil, do Ministério da Agricultura, atendendo ao decreto de situação de emergência devido às chuvas que ocorreram em outubro 2009.

Dia Internacional da Mulher foi comemorado com muita informação no STRT

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, através da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais, comemorou do Dia Internacional da Mulher, 08/03, com a realização de um Encontro com palestras sobre Saúde da Mulher.
Os profissionais da Saúde Center Clínica participaram do evento: Dra. Marisa Garcia Rosa, Cardiologista, que falou sobre o Colesterol e a Diabete, cuidados para prevenir e sintomas, cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos e o Psiquiatra Dr. Paulo Lague Júnior, que abordou sobre a Depressão.
A tarde foi de muitas informações para cerca de 150 mulheres que estiveram na sede do STRT para comemorar o seu dia. Segundo a secretária executiva da entidade, Jussara de Mello, “momentos como esse evidenciam a importância das mulheres junto as suas famílias e a maneira de as utilizem essas informações que foram passadas em seu cotidiano”.

Barão realiza projeto enfatizando a importância dos valores

O Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Tapejara desenvolve neste ano letivo o projeto que enfatiza a importância dos valores nas relações humanas. Dentro disso, o projeto ‘Qual é o verdadeiro valor da vida?’, foi apresentado para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até a 4a série do Barão de Tapejara. De acordo com a coordenadora pedagógica Fernanda Nunes Scharff, a escola está desenvolvendo este projeto, pois “acreditamos que o resgate de valores é imprescindível nos dias de hoje”. A coordenadora explicou, ainda, que em cada mês será trabalhado um valor diferente, que será enfatizado em sala de aula e em outros momentos em grupos com atividades diversificadas.
O projeto dos valores foi apresentado para as crianças na última semana utilizando como personagem a formiga, que trabalha sempre em equipe para ter seu alimento no inverno. A personagem da formiga conversou com as crianças e chamou os estudantes para ajudá-la durante todo o ano, de diversas maneiras, seja no auxílio de um colega em sala de aula, ou na brincadeira com um amigo.
Neste mês o valor que será trabalhado será a solidariedade, que culminará com a campanha que será desenvolvida na Páscoa, com o projeto Páscoa Solidária, que inicia nesta semana. Este projeto será desenvolvido com os estudantes da Educação Infantil até a 4a série do Ensino Fundamental, quando os alunos e seus familiares serão convidados a fazer doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhados para organizações que desenvolvem trabalhosa sociais no município.
Foto: Divulgação
Legenda: Formiga foi personagem escolhida para chamar atenção das crianças para o projeto

Deus e o diabo: juntos?

Como todo ano de eleição um assunto vem à tona: a reforma eleitoral e a política. Sou favorável que ambas sejam aprovadas e entrem em vigor urgente, mas só agora provocar o debate é tarde. Os que votariam à reforma serão os votados, logo novamente não sai. No meu entender duas coisas deveriam, fazer parte das reformas e acabar de forma definitiva: o segundo turno e a possibilidade de coligações.
O segundo turno por que precisamos escolher entre dois. Não é eleição é plebiscito. Perdemos o poder de escolha. Ou se vota no A ou no B. Considerando ser ignorância política votar em branco ou nulo. Bom é poder escolher entre vários e não só Deus ou diabo.
Também deveriam acabar as coligações. Com o fim delas não precisariam as minorias se coligar com as maiorias. Antes era assim: oposição era oposição, governo era governo, socialistas, comunistas, progressistas e todos os demais “istas” tinham identidade. E o eleitor se identificava e votava em um deles!
Em 1989, por exemplo, para Presidente da república eram vinte e dois candidatos. Sim, para quem não lembra – e ninguém lembra: Collor – PRN, Lula– PT; Brizola – PDT; Mário Covas – PSDB; Maluf – PDS; Guilherme Afif Domingos – PL; Ulysses Guimarães – PMDB; Roberto Freire – PCB; Aureliano Chaves – PFL; Ronaldo Caiado – PSD; Affonso Camargo – PTB; Enéas – PRONA; José Alcides Marronzinho – PSP; Paulo Gontijo – PP; Zamir José Teixeira – PCN; Lívia Maria de Abreu – PN; Eudes Mattar – PLP; Fernando Gabeira – PV; Celso Brant – PMN; Antônio Pedreira – PPB; Manuel Horta – PDC do B e Armando Corrêa – PMB, que foi “trocado” por Sílvio Santos, o que não foi aprovado pelo TSE.
Cadê os outros três partidos?
Concordo com o Senador Pedro Simon: “sem coragem para depois viver de favores”.

No primeiro turno o eleitor pode escolher entre Lula, Brizola, Covas, Maluf e Ulisses, ou seja, PT, PDT, PSDB, PP e PMDB. Em 2.010 a escolha, em razão das coligações, já no primeiro turno será entre Dilma e Serra. Cadê os outros três partidos? Concordo com o Senador Pedro Simon: “sem coragem para depois viver de favores”.
Então vamos acabar com as coligações! Quem quer ganhar a carreira que largue seu próprio cavalo e o eleitor tem o direito de torcer por um pangaré ou puro sangue. Do jeito que está, ambos pangaré e puro sangue, estão na mesma raia.
O fim das coligações ainda evitaria perguntas no mínimo interessantes, para não dizer polêmicas como a do Editor Rodinei, que na última eleição questionou “Se confirmada a coligação de PMDB e PDT no estado, alguém imagina como será a campanha conjunta destes partidos em Tapejara?”
Claro que entendo que o fim das coligações não é apenas por isso. A verdadeira razão é que a busca pelo poder estão forçando a união de Deus e diabo. O que antes era considerado o pior dos partidos políticos agora é aliado na luta, a qualquer preço, pelo poder.
Deus e diabo juntos? Isso nunca foi sensato. Ou será que a Bíblia está errada e desta vez vai dar certo?
Cláudio A. Biasi
Advogado – OAB-RS 35.406
Comentários, críticas e sugestões para biasi@cabiasi.com.br