quinta-feira, 25 de março de 2010

22 de março: Dia Mundial da Água

ONU alerta para necessidade de tratamento de esgoto e consumo racional

O Dia Mundial da Água, 22/03, instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas. Serve para chamar a atenção para a necessidade de preservação deste recurso natural essencial a vida.
Na segunda-feira, a ONU divulgou um comunicado sobre a situação da água no mundo, segundo o documento a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola. O texto afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos. Para tanto, diz o documento, a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.
"A qualidade da água se tornou uma questão global", diz o comunicado, lembrando os milhões de toneladas de esgoto e dejetos industriais e agrícolas que são despejados diariamente nos rios. Em consequência dessa prática, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de 05 anos.
Além da questão humana, o relatório fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias.
Situação do País e de Tapejara
No Brasil o consumo é de 1.340 m³ per capita ao ano, o norte-americano é de 2.500. Já em Tapejara segundo o chefe da Corsan, Valdir Defaveri, “são consumidos mensalmente, 102 mil m³, diários são 3,4 mil. Em 6.800 economias e 4.600 ligações, a água que abastece Tapejara é captada de 7 poços artesianos e uma fonte superficial na Linha Dalzotto”.
A grande preocupação das autoridades, ambientalistas e cientistas é com o lançamento de esgoto não tratado em rios. No Brasil apenas 48% do esgoto doméstico é tratado de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). A situação de Tapejara é ainda mais preocupante, segundo informações da Corsan, em 2011 provavelmente será assinado contrato com o poder público para iniciar o tratamento de esgoto doméstico.
Convém destacar que no final do ano passado, durante a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, o governo lançou o Compromisso pelo Saneamento Básico, que prevê o aumento de 80% do volume de esgotos tratados no País até 2020, e de 45% no total da população atendida com coleta de esgoto.
Conforme divulgado pela ONU mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a fontes confiáveis de água no mundo. Em 2025, boa parte do planeta estará em situação de stress hídrico, ou seja: a água disponível não será suficiente para os diferentes usos que o homem faz do recurso, como a agricultura, que é, de longe, a atividade que mais consome água, até lá, 3 bilhões de pessoas sofrerão com escassez de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário