segunda-feira, 27 de setembro de 2010

De volta para o futuro
Ombreiras, mangas bufantes, cavas e muita riqueza nos ombros. O foco agora está neles... A Alphorria aposta nestas tendências e já recebeu a coleção verão 2010 da Lez a Lez. A loja também está com lindas peças da Reverso, M.Pollo, Alma Viva, Liverpool, Realist, Long Island, Nectarina, MeiaLoka e Superfície. Tudo isso na Rua do Comércio, 886. Fone 3344-3420.


Elegância feminina Mais uma opção para as tapejarenses antenadas em moda. No dia 11/09 foi inaugurada, no centro de Tapejara, a loja Elegance. Muito bom gosto nas roupas, acessórios e calçados femininos. A loja está localizada na Rua XV de Novembro, no edifício Avenida Center. Um espaço repleto de novidades.


Para eles... A moda masculina primavera/verão pede camisa polo. As listras estão em alta. Na foto ao lado, camisa Convicto, calça e cinto Carmim. Estas e outras marcas você encontra na Novo Homem. Visite a loja e confira promoções especiais. Rua XV de Novembro, Edifício Meridional.




Cores nos pés


Bolsas e calçados bebem da mesma fonte e ganham tonalidades e formas variáveis que deixam um perfume de fundo do mar nas vitrines brasileiras. As cores fortes chamam atenção para os pés nesta estação.


Massagem que rejuvenesce
A massagem facial tem a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo. Também é indicada no tratamento pós-cirúrgico plástico ou reparador. A massagem facial pode ser feita de uma a duas vezes por semana, com duração de uma hora. Além de rejuvenescer, ela alivia a alma e atua na diminuição das marcas de expressões adquiridas ao longo dos anos.
Em Tapejara, você pode agendar sua massagem facial na Cabelo e Cia, com Carmem Janice de Oliveira. Rua XV de Novembro, 03. Fone 3344-2400.


Para todos os gostos...
Os esmaltes estão em alta. A tendência para o verão são as cores fortes: uva, vermelho silvestre, verde oliva, todos os tons de rosa e a francesinha colorida. Vale ser criativo na hora de pintar as unhas. Inovar nas cores que podem ser combinadas ou descombinadas. Mãos e pés merecem um carinho especial nesta estação. Todas as novidades estão com as manicures Rosana e Eliana, na Cabelo e Cia.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eleição 2010 - Continuo Indeciso e Assustado

Falta uma semana e ainda não decidi se voto no Instituto Atucanado ou na Voz do PasTor, embora também simpatize com a Dita Folha Verde. São muito competentes e resolvem tudo para a gente, nem é preciso se preocupar em escolher candidato, ele já vem acondicionado numa embalagem descartável, pré-mastigado, só falta engolir. Se der dor de barriga, azar o seu! Marque uma consulta no SUS, tome Elixir Paregórico ou dê um nó nas tripas.
Entre as pesquisas de opinião (sabe-se lá de quem), os horários políticos na televisão e no rádio, e a badalada urna eletrônica, para o eleitor propriamente dito, sobrou pouca coisa. Quando muito uma bandeirinha, um adesivo muito sem graça ou um cartaz na frente da casa. E ainda é obrigado a levar uma foto para algum computador-mesário dar risada e dizer bem baixinho: bip palhaço, bip bip.
Por que será essa história da foto? No meio de toda parafernália eletrônica uma velha fotinho parece um contra-senso. Um prosaico retrato não tem lugar entre este mundão de chips e conexões, com um resultado justificável. Sei lá! Desconfio até da urna eletrônica. Com a impressionante tecnologia moderna tudo é possível. Ainda mais que uma das coisas que mais floresce, mesmo sem ser plantada, neste rincão, são feixes de aloprados.
Cá entre nós, que eleição insossa! Até a fisionomia dos três postulantes ao Palácio do Planalto é de dar pena. Serra parece que a qualquer momento vai virar o homem-morcego e se jogar de um prédio no pescoço de alguém. Dona Marina, coitadinha, dá vontade de sair correndo e comprar um sanduíche, antes caia morta de fome, nos braços verdes de ecologistas extraterrestres. Dona Dilma, em compensação, transpira bem fornida saúde, protegida por uma couraça de botox mas completamente fora de si quando encara um microfone, sem a ‘asa’ do seu “padim”.
O Brasil atravessa uma crise de lideranças com carisma, conteúdo formal e passado satisfatório. A classe política tanto cometeu erros e abusos que nivelou seus quadros no índice mais raso. O descrédito é total, em todas as camadas da sociedade e em todos os limites do país. O povo faz de conta que acredita e, como foi ensinado, procura locupletar-se sempre que possível. Toma lá, dá cá! Não é a lei do mais forte, é a lei do mais crápula.
E o que se aprende em Brasília, se transmite às capitais dos estados e seus respectivos representantes, que por sua vez, passam aos prefeitos as novas regras do jogo. Numa comparação digna de cuidados, é o mesmo destino das terras mal utilizadas, onde uma fagulha causa uma destruição absurda. Os exemplos são monumentos ao descaso e à irresponsabilidade, e maus ventos parecem até mais fortes.
Uma curiosidade: quantos votos fará aquele candidato (Moraes – Santa Cruz) que estava se lixando para os eleitores? Aliás, lançou um filho para Deputado Estadual. A cara do homem é de pedra!

Colunista: Delmar de Sertão

Grupo Andreetta: Transformando Horizontes em Tapejara

O Grupo Andreetta nasceu em 1971 em Passo Fundo, e hoje com sede em Erechim, além de unidades em Concórdia e Palhoça/SC. A história do grupo cresceu na família Andreetta, e hoje conta com mais de 800 colaboradores diretos e mais de 400 indiretos.
Atua desde a mineração com pedra britada e areia, até concreto, argamassa estabilizada, pré-moldados, construção de barragens e silos graneleiros e pavimentação.
E agora possui mais um motivo para comemorar essa história de empreendedorismo, pois na quinta-feira, (16), foi inaugurada a mais nova unidade de concreto e argamassa estabilizada do Grupo Andreetta, em Tapejara, que conta com caminhões betoneira e pessoal especializado para atender toda a região.
Segundo o presidente, Everton Andreetta o sonho de instalar uma unidade da empresa em Tapejara é antigo, “desde 1995 percebemos o potencial da cidade” – destacou ele.
A inauguração contou com a participação dos fundadores e diretoria do grupo, autoridades locais, regionais e estaduais, empresários, engenheiros, arquitetos, fornecedores e colaboradores da nova filial. Após as bênçãos do Pe. Élio e do Pastor Miguel e pronunciamentos do Everton Andreetta, do prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz e da presidente da Câmara de vereadores, Cledi Hanel houve descerramento da placa de inaugural pelos fundadores Germano, Walter e Walcir. O encerramento das solenidades contou com um grande show de fogos.
O Grupo Andreetta agradece a presença de todos e o carinho da comunidade com a empresa, o empenho na construção e na apresentação da empresa nesta grande noite de festa.
Grupo Andreetta, Transformando Horizontes. Agora em Tapejara, fone 3344 1282, na RS 467, km 01, saída para Ibiaçá.

Tapejara: secretarias recebem novos veículos

Repasse de recursos do MP possibilita aquisição de veículo para Departamento de Meio Ambiente

A entrega de veículos pelo Ministério Público a Prefeitura Municipal foi realizada na segunda-feira, 13/09, no pátio da prefeitura. Presenciaram a solenidade autoridades locais, dentre elas o promotor de Justiça, Marcio Schenatto, o prefeito Seger Menegaz, o vice, Vilmar Merotto e a presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel.
A doação foi realizada através de um repasse de recursos do Ministério Público no total de R$ 54 mil ao Comproma – Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, que congrega diversas secretarias municipais e entidades de Tapejara.
Schenatto destacou que “o Ministério Público é parceiro do município quando se trata de promover o bem da comunidade, não de pessoas ou de partidos, mas da instituição que é a prefeitura Municipal. Foram repassados ao Comproma recursos de termos de ajustamento e de multas ligadas ao meio ambiente, esse veículo irá auxiliar principalmente na fiscalização e vistoria de áreas ambientais, atividades essas realizadas pelo Departamento de Meio Ambiente”, lembrou ainda que através de ações da promotoria foi doado um veiculo para o Conselho Tutelar e que neste ano outros recursos poderá ser repassados.
“Estamos encarando com seriedade as questões ambientais, diversas ações estão sendo realizadas pelo departamento ligado a Secretaria Municipal de Agricultura, inclusive já foi entregue a promotoria um estudo detalhado sobre as APPs Urbanas- Áreas de Preservação Permanentes - que informa que temos 9 nascentes catalogadas na área urbana e precisamos agir de maneira correta. Agradecemos ao Ministério público que tem se empenhado em prol do meio ambiente, já que isso também significa qualidade de vida para a população tapejarense”.
Na oportunidade foi entregue 01 saveiro para a Secretaria Municipal de Habitação que está com diversas obras em andamento, o veículo foi adquirido com verbas do governo do Estado.

Festejos Farrapos

O povo do Rio Grande do Sul se destaca nacional e internacionalmente por reverenciar suas raízes, preservar a cultura e se orgulhar de onde nasceu. O mês de setembro tem grande importância por relembra os fatos da Revolução Farroupilha, marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense.
O Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul surgiu no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista, organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderado por João Carlos Paixão Cortes.
A Semana Farroupilha foi comemorada em Tapejara com diversas atrações tradicionalistas, iniciou no domingo, 11/09, com a Ciranda Cultural de Prendas e Concurso de Peões do CTG Manoel Teixeira.
A abertura oficial foi realizada na manhã de segunda-feira, 13/09, na Praça Central Silvio Ughini, contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades, alunos, professores e os cavalarianos da Rota das Araucárias que trouxeram a Chama Crioula.
O vice-prefeito, Vilmar Merotto, declarou abertas as festividades afirmando que momentos de manifestação de apreço pela cultura gaúcha.
Dentro da programação houveram diversos shows durante a semana na Praça Central, atividades culturais como a Palestra para alunos com o tradicionalista Clóvis Mendes, Oficina de Comidas Típicas com Orlei Caramês, Gravação do programa Momento Gaúcho, com Daniel Bush, Fandango no CTG animado por Porca Veia e no dia 20/09, missa crioula e desfile dos Cavalarianos. Enfim, em uma semana dedicada em todo o Estado, milhares de gaúchos e também os tapejarenses saíram as ruas trajando as vestimentas típicas. O clima foi de união, de clamor cívico e consciência viva, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.
Comemorando o 20 de setembro de 1835, data que deu inicio a maior revolução em terras brasileiras que durou cerca de 10 anos, envolveu sucessivos combates. Segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários, reverenciados até os dias de hoje como heróis de um povo que se destaca pela personalidade hospitaleira e pela coragem em seus ideais, pois “povo que não tem virtudes, acaba por ser escravo”.

Ibiaçá tem novas oportunidades de trabalho



Agrodanieli vai gerar mais de 70 empregos diretos no incubatório

Em Ibiaçá, novas chances de emprego estão aparecendo. Empresas locais estão ampliando seus negócios e novos empreendimentos surgem, como é o caso da Agrodanieli, que irá gerar mais oportunidades de trabalho.
Um incubatório de pintos de um dia que está em fase de construção no município, irá gerar 70 empregos diretos. De acordo com o gerente de vendas da Agrodanieli, Sérgio Artusi, esse projeto será concluído até o final do ano e irá fechar todo o ciclo da Agrodanieli. “Atuamos no recebimento de grãos, na produção de farelo, óleo de soja, abate de frangos e em breve com incubatório de pintos em Ibiaçá, fechando assim toda a cadeia avícola. Esse projeto foi possível com o apoio da prefeitura, que adquiriu a área e fez a terraplanagem”, explica.
A área construída é de 5 mil m² e terá capacidade de produção inicial de 250 mil pintos por semana podendo chegar a 800 mil/ semana.
O prefeito Ulisses Cecchin (PP), lembrou que com a oferta de trabalho, surge a necessidade de mão-de-obra especializada e para isso, também haverá incentivos. “Estamos convictos de que é preciso fortalecer todos os segmentos que gerem oportunidades de trabalho e melhorem as condições de vida dos ibiaçaenses”, destacou.
Para o secretário da Indústria e Comércio de Ibiaçá, Luiz Carlos de Almeida, o investimento garantirá retorno ao município em empregos e tributos.
A empresa conta hoje com mais de 700 colaboradores nas nove unidades, localizadas nos municípios de Tapejara, Água Santa, Vila Lângaro e Sertão e é um importante gerador de emprego, renda e desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul.

Administração presta contas à população

Em 18 meses de gestão já foram investidos R$ 3 milhões em obras e aquisições

A Administração 2009/2012 da Prefeitura Municipal Mato Castelhano realizou na quinta-feira, (16), a prestação de contas dos investimentos realizados nos anos de 2009 e 2010, no Ginásio Municipal de Esportes.
Segundo o prefeito Solano Canevese, “é nosso dever mostrar a população o que temos feito para melhoria das condições de vida, contribuindo para o desenvolvimento do município, este é um momento de comemorar as ações positivas”.
Principais obras e investimentos realizados no ano de 2009:
- Aquisição de dois ônibus escolares, sendo um com a capacidade de 44 estudantes a serem transportados e outro com para 31 lugares. O valor investido nestes dois ônibus foi de R$ 299.450 mil;
- Aquisição de 02 veículos celta e uma ambulância para uso da Secretaria Municipal de Saúde, com um investimento de R$ 172.490 mil;
- Aquisição de 01 trator agrícola e máquinas para produção de feno no valor de R$ 143 mil;
- Construção da Praça Municipal Jerry Antônio Piccoli, onde foram investidos mais de R$ 100 mil;
- Investimentos de R$ 80 mil para calçamento de ruas;
- Construção da Unidade Básica de Saúde da Família, com investimento aproximado de R$ 160 mil.
Investimentos em 2010:
- Aquisição de um terreno para a construção de uma creche municipal, no valor de R$ 60 mil;
- Conquista junto ao governo Federal de recursos para a construção da creche no valor de 620 mil, já empenhados;
- Aquisição de mais 01 trator e equipamentos para a Patrulha Agrícola no valor de R$ 250 mil;
- Aquisição de 02 Kombi, e 02 camionetes Montana, totalizando R$ 164 mil;
- Aquisição de uma Retroescavadeira traçada no valor de R$ 200 mil;
- Para pavimentação no perímetro urbano, já contratados junto a Caixa federal, aguardando período eleitoral, foram conquistados aproximadamente R$ 1 milhao;
Também, já contratado a construção do CRAS, no valor de R$ 130 mil. Todos estes recursos entre 18 meses da atual administração somam mais de R$ 3 milhões.

Acisat apresenta balanço da 6ª Expo Tapejara

Os números evidenciaram a grandiosidade do evento R$ 109 mil de lucro e 53 mil visitantes

A Acisat divulgou em reunião jantar para os seus associados, na terça-feira (21), o balanço da 6ª Expo Tapejara. O evento contou com a presença de diversas autoridades, a mesa foi composta pelo presidente da entidade, Paulo Bortolotto, prefeito Municipal, Seger Menegaz, presidente da Expo Tapejara, Gilberto Borgo e o vice-presidente da feira e secretário Municipal de Indústria e Comércio, Carlos Eduardo de Oliveira.
O contador Marco Zanini, apresentou um balanço financeiro da feira, segundo ele “tínhamos em caixa da última feira R$ 43 mil, os valores arrecadados nesta edição foram: R$ 94 mil com venda de estandes, R$ 72 mil com patrocínios, R$ 60 mil LIC (Lei de Incentivo a Cultura), R$ 235 mil de investimentos da Prefeitura Municipal, R$ 114 mil na venda de ingressos para os shows, num total de R$ 722 mil foram arrecadados, as despesas foram de R$ 612 mil, o lucro total foi de R$ 109 mil”, destacou ainda que os dados estão as disposição na Acisat para todos os associados.
O presidente da feira, realizada de 06 a 09/08, Gilberto Borgo apresentou um estudo detalhado de pesquisas realizadas junto aos expositores e público, “a Plena realizou pesquisa junto aos expositores e os dados levantados nos mostram a grandiosidade da feira, pois para 90% o volume de negócios foi considerado ótimo, no que se refere a divulgação 96% responderam que ótimo e bom, o interesse de voltar para a próxima expo foi manifestado por 93% dos expositores. Também foram feitas algumas sugestões de melhorias, onde, 10,4% solicitaram maior infraestrutura de banheiros, 8% a ampliação da área para shows, 5% colocaram que o valor dos estandes poderiam ser mais acessíveis e 3% melhorias na infraestrutura geral”.
Borgo sugeriu também que fosse criada uma entidade jurídica com fins específicos e focados na realização das próximas feiras, orçamento próprio além de planejamento em longo prazo e o estudo de ampliar a área de exposição e estacionamento.
Após a apresentação desses dados foram entregues ao presidente da Acisat e o prefeito um Relatório completo com avaliação da feira nos diversos aspectos apontados pelas comissões, e alguns expositores deram seu depoimento de experiências durante o evento, foram eles: Luciano Girardi, Casa das Plantas; Hamilton de Moura, Colchões Ortobon; Douglas Zanadréa, gerente da agência do Sicredi de Tapejara; Wanderlei Piva, Augustin e Roberto Felini, Gigio Automóveis.
Conforme destacou o prefeito em seu pronunciamento, “as empresas foram motivadas a realizar um grande evento, prova disso é o grau de satisfação dos expositores, isso aumenta o compromisso na realização da 7ª edição da Expo Tapejara. O fator de destaque foi a valorização do conhecimento através do I Fórum do Agronegócio, com palestrantes de renome nacional o que motiva a busca de novas tecnologias para aplicar no ramo, momentos como este podem ser realizados em mais ocasiões não apenas durante a feira. Trabalharemos na ampliação da área externa e para possibilitar as melhorias necessárias no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto.” – encerrou.
Para Bortolotto, “dos lucros da expo R$ 50 mil serão mantidos em caixa para a próxima feira e o restante, R$ 59 mil, serão investidos nas programações do Natal 2010, devido a um acordo firmado com o poder público”.

Inauguradas obras de Revitalização do Posto São Cristóvão

A solenidade de inauguração das obras de revitalização do Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão com o embelezamento da unidade, jardinagem e bancos foi realizada na sexta-feira, 17/09.
A solenidade contou com a presença do prefeito, Seger Menegaz, presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel, secretário de Saúde, Umberto Bolsonello, presidente do Hospital Santo Antônio, Sirinei Panizzon, os vereadores Ramir Seben e Márcio Bertóglio, funcionários e comunidade local.
Conforme ressaltou Bolsonello, “um das dificuldades na secretaria é o espaço físico, no entanto, estamos trabalhando para prestar bom atendimento a população, organizamos todas as equipes, a demanda tem aumentado, estamos dando atenção aos atendimentos realizados dentro das unidades de PSF, resolvendo os problemas das famílias junto aos postos e a Secretaria de Saúde. Neste ano podemos comemorar a diminuição da lista de espera por cirurgias eletivas, realizamos mais de 150. A equipe do Posto São Cristóvão merece esses investimentos”.
Cledi, em seu discurso, relembrou fatos acerca da construção da unidade de saúde, que se deu graças a verbas do governo Federal, “o sonho de construirmos um posto de saúde no bairro São Cristóvão era antigo, primeiro reunimos as lideranças e buscamos recursos, pois sempre acreditei que a população o bairro merece atenção especial, porque aqui residem famílias trabalhadoras que impulsionam o desenvolvimento e merecem atendimento digno” – enfatizou.
Nessa gestão como vereadora Cledi Hanel ainda está atenta para defender as reivindicações da população e destacou que “conversamos há alguns meses com as lideranças locais sobre a necessidade de obras para revitalização do posto, no que se refere a um local para abrigar das chuvas e demais obras necessárias e buscamos levar uma indicação juntos aos vereadores da base aliada, estamos aqui com orgulho e satisfação, podendo ouvir as reivindicações e por em pratica o papel de um governante, isso é fazer política com qualidade, é importante valorizar um governo que faz o que sua população necessita e posso dizer que todo o executivo trabalha junto o que se reflete em um excelente resultado” – finalizou.
As obras de revitalização foram realizadas, segundo informou Menegaz, com verbas destinadas ao município em virtude do decreto de emergência pelas chuvas no final de 2009, o ex-secretario Estadual de Saúde, Osmar Terra, destinou R$ 240 mil, sendo que R$ 100 mil foram destinados aos HSA para as obras de troca do telhado realizadas na semana que passou e R$ 100 mil foram investidos em unidades de saúde.
“Procuramos atender ao pedido da comunidade com essa obra de revitalização. Já estão sendo feitas obras em todas as unidades de saúde municipais, para proporcionar atendimento melhor a população. O nosso compromisso é oferecer uma saúde resolutiva, que a população procure as unidades de saúde e tenham suas necessidades atendidas, acreditamos que podemos fazer saúde pública com qualidade e em breve estaremos construindo uma nova unidade de saúde no bairro São Paulo, para atendimento daquela comunidade” – destacou o prefeito.
O posto tem disponíveis 24 funcionários, 02 médicos que realizam consultas e pequenos procedimentos, 01 pediatra, equipe de enfermagem, odontologa, fonoaudióloga, 06 fisioterapeutas que atendem a cinco municípios, ao todo são 150 atendimentos diários,
500 consultas por mês, 600 fisioterapias, 600 visitas de agentes de saúde, 904 atendimentos da farmácia, 80 testes da orelhinha e 150 exames laboratoriais.

Personal chef: a arte de bem receber

Profissional dá uma “mãozinha” para quem deseja impressionar na recepção
É inegável: hoje existe uma forte tendência de valorizar a casa, curti-la e ali receber os amigos. E, para isso, a gastronomia passou a ser uma alternativa. Cozinhar para receber os amigos ou mesmo para o prazer pessoal, independentemente de "platéia", está virando uma febre. Mas, e quem não sabe ou não tem tempo? Para estes existe um profissional que resolve os problemas culinários. O personal chef cozinha na casa da pessoa, seja para ocasiões especiais ou para uma simples refeição em família.
O que se pode notar é que o personal chef é levado pela paixão. É o caso da tapejarense Manoela Fortes Teixeira, que descobriu que tinha jeito para gastronomia quando ainda era criança. Na hora de escolher um curso universitário não teve dúvidas em optar por Turismo com habilitação em Gastronomia. Depois de concluir a faculdade, Manoela voltou para Tapejara e trouxe esta inovação na prestação de serviços. “Preparo as refeições na casa dos clientes ou na minha cozinha e finalizo no local em que será servido”, explicou. A personal chef também pode ser contratada para preparar refeições para vários dias, que são congeladas. O cardápio pode ser sugerido por ela ou a gosto do cliente.
Apesar de ser uma novidade, os tapejarenses estão bem receptivos a este trabalho. A chef explica que tem sido contratada com mais frequência para coquetéis, onde ela também apresenta um diferencial. “Procuro trabalhar com ingredientes diferentes ao que as pessoas estão acostumadas. E tenho colhido bons resultados”, frisou. Manoela acredita que a população local está começando a sair do trivial e experimentando coisas novas na área de gastronomia. “Isso é muito bom, porque temos uma infinidade de pratos que podem ser preparados com bons produtos que ainda são pouco consumidos”, finalizou. A chef presta seus serviços em Tapejara, Passo Fundo e região.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Assalto na agência do Correio de Tapejara

A agência do Correio de Tapejara foi assaltada na tarde de ontem, 09/09, por volta das 13h30min. Segundo informações da Brigada Militar, os funcionários informaram que dois indivíduos, sendo um deles baixo, moreno e usando óculos escuros, e o outro alto loiro, com camisa camuflada, entraram no local armados com um revólver e uma pistola, renderam os funcionários e roubaram o dinheiro que havia nos caixas.
Conforme o comandante da BM, Leudimar Machado, os meliantes tentaram ainda abrir o cofre do local, mas não obtiveram êxito. Em seguida os autores fugiram a pé, onde na esquina do estabelecimento, segundo testemunhas, entraram em um veículo C4 Pallas de cor prata com o espelho retrovisor direito e o farol direito quebrado, outro indivíduo os aguardava no veículo.
A Polícia Federal foi chamada para registrar a ocorrência já que na agência também funciona o Banco Postal/Bradesco. O valor roubado não foi divulgado.

Eventos Sociais


Copercicla dá exemplo de Sustentabilidade

Cooperativa de Recicladores já é reconhecida no estado pela iniciativa

A Copercicla Cooperativa de Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília, fundada há 7 anos, foi destaque em Seminário Regional, realizado em Rio Grande, no dia 20/08, com o tema O Saneamento e a Gestão dos Resíduos Sólidos. Evento que contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas.
No seminário foram debatidas questões relacionadas à legislação para a destinação de resíduos sólidos e mostrados alguns exemplos de ações concretas para a gestão de resíduos.
Um dos painéis apresentados foi relacionado a Copercicla, representada na ocasião pelo coordenador de Projetos, João Pelissaro, e devido a importância do trabalho da cooperativa despertou o interesse de muitos municípios e até mesmo do coordenador Regional da Funasa, Gustavo de Mello, que esteve em Tapejara para uma coletiva de impresa e visitar as instalações da cooperativa no interior do município de Santa Cecília do Sul, no dia 2/08.
Conforme destacou Gustavo, a Funasa – Fundação Nacional da Saúde tem tratado o saneamento como uma questão principalmente de saúde publica, “de acordo com as metas do milênio, precisamos até 2015 sanear os problemas com a destinação correta dos resíduos sólidos, conforme o IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada), em seu relatório sobre o custo para destinação do lixo são gastos cerca de 8 bilhões, nós queremos buscar novas formas de reciclar, incentivando iniciativas como a da Copercicla” – enfatizou.
Explicou ainda que a cooperativa esta realizando um trabalho de coleta seletiva na Reserva Indígena do Ligeiro, em Charrua, uma vez por semana, devido ao Ministério da Justiça ter determinado a Funasa um Termo de Ajustamento de Contas, “essa parceria proporcionou a Copercicla estar recebendo nos próximos dias 01 retroescavadeira e 01 peneira rotativa de pré seleção para o lixo orgânico”. O investimento será de aproximadamente R$ 222 mil, sendo R$ 200 mil da Funasa e R$ 22 da Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul.
“No seminário regional, 22 prefeitos se comprometeram a implantar a coleta seletiva, pois temos uma legislação que regulamenta e preconiza que os municípios devem elaborar Planos Municipais de Saneamento Básico, na Portaria 1014 há critérios e procedimentos descritos para a aplicação de recursos para a elaboração e implantação do plano, conforme dispõe a Lei nº 11.445/07. Os gestores públicos precisam estar atentos porque a partir de 2013 os municípios que não elaboraram o plano poderão não ter disponíveis verbas do governo Federal para serem aplicadas nessa área” – alertou Gustavo.
Finalizou a entrevista dizendo que “todos os município precisam ter soluções para a gestão dos resíduos para os próximos 04 anos, mas com horizonte de 20 anos, é importante que a sociedade saiba o que está sendo feito e participe ativamente destas ações”.
A reportagem do NT procurou saber mais sobre o trabalho realizado na Copercicla e fomos visitar a cooperativa na comunidade de Vista Alegre.
Conforme contou João Pelissaro, entusiasmado e coordena o trabalho com otimismo, a cooperativa conta com 62 associados ativos, que trabalham todos os dias, na coleta e separação do lixo. Com relação aos números João destacou que, “48% do resíduo é orgânico, 30% é reciclável e 22% é rejeito (aquilo que não pode ser reaproveitado)”.
O lixo orgânico, restos de alimentos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, entre outros é destinado para a compostagem onde posteriormente se destina para a adubação, “os equipamentos que foram repassados pela Funasa servirão para agregar mais qualidade ao adubo produzido aqui, pois na antiga peneira há a impossibilidade de fazer com que ele fique homogêneo” – explicou o coordenador.
A Copercicla presta serviço para 8 municípios da região realizando a coleta seletiva em 03 deles (Santa Cecília do Sul, Tapejara e Charrua).
O lixo reciclável, vidro, papel, metal e plástico são separados em grandes fardos e comercializados com empresas que fazem o reaproveitamento desses materiais e “o lucro é revertido totalmente em benefícios aos associados que decidem através de assembléias os investimentos que serão feitos” – frisou.
Já o rejeito, que são geralmente fraldas, absorventes, isopor, calçados, roupas, embalagens laminadas como as de salgadinhos, louças de cerâmica, tem outro destino, são prensados e acondicionados ao aterro sanitário, que no caso da cooperativa são valas enormes revestidas com uma lona impermeável que evita que o chorume entre em contato com o meio ambiente, “as valas destinadas ao aterro seguem as normas da Fepam, que regularmente fiscaliza o trabalho, uma vala pode comportar na nossa realizada os resíduos não aproveitáveis por cerca de 7anos, caso o lixo não fosse separado em 7 meses estaria cheia”-explicou.
A cooperativa está em fase de orçamentos de uma parceria firmada com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento, que destinará cerca de R$ 900 mil que serão aplicados em infraestrutura, com a construção de um pavilhão novo que aumentará a capacidade de descarga e armazenamento, 01 esteira de seleção, 02 caminhões, 01 prensa com capacidade para 28 toneladas, 01 empilhadeira, 01 balança rodoviária e a aplicação de R$ 50 mil em cursos de capacitação para os catadores.
Realiza também atividades educativas junto as escolas, para iniciar a conscientização, principalmente da importância de separar o lixo seco do orgânico, “apesar de todas as campanhas e de orientações ainda é pouco o numero de pessoas que separa o lixo em suas casas, ainda as equipes de coleta encontram lixo seco na cestinha de orgânico ou então misturado nas sacolas, isso prejudica bastante o trabalho e mostra também o quanto ainda precisa ser feito para melhorar”.
Há ainda um incentivo concedido aos trabalhadores que voltarem a estudar, pois como informou Pelissaro, “os associados aprovaram em assembleia de dezembro dar aos interessados uma ajuda mensal para os interessados em continuar os estudos já que a grande maioria tem o ensino fundamental incompleto, no entanto, sentimos que nenhum esteja usufruindo deste beneficio e já estamos pensando em outras possibilidades de disponibilizar acesso ao ensino”.

Hospital Santo Antônio inaugura novas alas e cozinha

Com diversas reformas entidade pretende se tornar referência regional em Saúde

O Hospital Santo Antonio entregou na terça-feira, 31/08 as novas alas, Pediátrica e para Dependentes Químicos e a reforma na cozinha da entidade. Estiveram presentes na solenidade, autoridades do município, sócios da instituição, direção, colaboradores, representantes do corpo clínico e pessoas da comunidade.
As reformas fazem parte das adequações do Plano Diretor, quatro leitos destinados ao atendimento de dependentes de Álcool e Drogas fazem parte programa de Estadual de apoio aos hospitais vinculados ao SUS, onde o hospital destina 4(quatro) leitos ao atendimento de dependentes químicos. Para tanto foi montada uma equipe especializada para prestar o atendimento necessário aos pacientes encaminhados pelas secretarias municipais de saúde da região, principalmente os seis municípios atendidos pela entidade. Para esta ala e a unidade Pediátrica foram investidos cerca de R$ 46 mil provenientes de recursos próprios e na reforma da cozinha aproximadamente R$ 68 mil.
Na oportunidade várias autoridades fizeram o uso da palavra destacando a importância da ampliação do hospital para todos, tanto a equipe de médicos e funcionários quanto aqueles que precisam de atendimento.
O médico diretor do corpo técnico, Rogério Valdivia, lembrou que qualquer pessoa está sujeita a precisar dos serviços do hospital, por isso é importante que, num ano eleitoral, todos procurem se informar quais foram os políticos que se empenharam na luta pela ampliação da instituição. A presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel e o vice-prefeito, Gilmar Merotto, também destacaram a importância das autoridades políticas nas campanhas para arrecadar recursos para o Hospital.
Num discurso emocionado, o presidente do HSA, Sirinei Panizzon, disse que pretende ainda realizar muitas inaugurações como forma de prestar contas à população de centavo por centavo que estão sendo investidos. Ele informou, ainda, que todo o dinheiro que foi doado à instituição, por empresas ou pessoas físicas, está na conta bancária, sem nenhuma movimentação. “Tudo que fizemos até agora foi com recursos que conseguimos das esferas Municipal, Estadual e Federal. Tenho certeza que faremos muito mais”, disse.
Na oportunidade foi feito um agradecimento ao presidente dos Boêmios, Fábio Favretto (Bikys), pela doação de R$10 mil, arrecadados num bingo promovido pela entidade. O ganhador do bingo, Ildo Costella, diretor Administrativo do Hospital Santo Antônio, doou 50% do valor do prêmio a entidade. E a coordenadora do Pólo Fátima, Dilva Sasset, representando os moradores da comunidade fez a doação de 125 sacos de cimento. Dentro do projeto de modernização, o HSA será ampliado em aproximadamente 1.572 m², para tanto está em andamento a campanha Eu Ajudo o Hospital Santo Antônio, que já arrecadou, até o mês de agosto, aproximadamente R$ 250 mil, para as obras serão necessários aproximadamente R$ 1 milhão.

Entrevista com o prefeito Menegaz

Investimentos e inaugurações marcarão próximos meses da administração

A reportagem do NT esteve entrevistando o prefeito Municipal de Tapejara, Seger Menegaz (PMDB), para saber sobre futuros investimentos e inaugurações eminentes. Confira:

Viagem para Brasília

A viagem foi realizada no inicio do mês de agosto com intuito de participar da mobilização de todos os prefeitos do Brasil para a votação da Emenda 29 que segundo explicou o prefeito ela requer que o governos Federal disponibilize mais verbas para a Saúde, “atualmente os municípios precisam dispor de 15% do orçamento para a saúde, porém a união não tem uma taxa percentual para investir, o que os prefeitos pressionam que o governos disponibilize 10% em investimentos na saúde, isso significa mais exames, remédios e profissionais, infraestrutura adequada”.
Devido ao período eleitoral a maioria dos deputados está em campanha a proposta não foi votada, “mas continuaremos buscando para que o governo Federal aumente os investimentos nessa área tão importante para a população e para que os municípios possam melhorar a qualidade de vida”.
Também esteve junto ao Ministério da Educação para buscar verbas do FNDE para conclusão da creche do Bairro São Cristóvão que está em fase final as obras, um investimento total de R$ 1.400 milhão, dos quais R$ 350 mil são investimentos do município e também para viabilizar recursos finais para essa grande obra. “Buscamos investimentos para o Pólo da Universidade Aberta para o projeto de manutenção e ampliação e no Ministério da Agricultura para encaminhar projetos para a aquisição de equipamentos”.
“E junto ao Ministério das Cidades onde protocolamos projetos dentro do Programa PAC 2, voltado para a Habitação para construção de 150 casas num plano de remanejamento de família que vivem em áreas de risco, locais ou moradias inadequadas, cadastramos esse numero de famílias aqui no município e encaminhamos projeto para construção dessas casas, na Secretaria Nacional da Habitação e também para liberação de recursos para pavimentação de ruas da cidade” – explicou Menegaz.

Inaugurações

A Praça Lucélia Poletto, inaugurada no domingo, 05/09, o total de investimentos foi de R$ 267 mil, sendo R$ 147 mil do Ministério do Turismo e R$ 120 recursos municipais, “esta obra é importante, pois significa melhoria em áreas de lazer, voltada também para a prática de exercícios físicos com aparelhos para academia ao ar livre, com iluminação e arborização, serão em breve disponibilizados profissionais para orientação da pratica de exercícios” – ponderou o prefeito.
A preocupação da população também é com as condições da Praça Central Silvio Ughini, referente a isso Menegaz destacou que “a Praça Central receberá também atenção especial, já foram realizadas algumas obras de reformas de bancos, troca da areia do parquinho, os brinquedos foram arrumados, mas temos um projeto em longo prazo para a praça que deverá passar por uma remodelação completa, para isso já foi encaminhado projeto em Brasília junto a Ministério do Turismo buscando recursos para essa obra, pois não temos disponível o valor necessário para essa obra, que será de cerca de R$ 1 milhão”.
Em breve também será inaugurada a Casa de Convivência Felicidade, no Bairro São Paulo, construída com recursos próprios, “havia uma verba Federal de R$ 90 mil, mas por problemas iniciais de projeto precisou ser destinada para a nova Casa de Convivência na Vila Treze de Maio e concluímos com investimentos próprios” - disse.
A casa da convivência atenderá 40 idosos do bairro com atividades e contará com profissionais especializados em um ambiente adequado que atenda as necessidades da população que precisa desse serviço.

Pavimentação Urbana


Há aproximadamente um mês equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação está realizando obras de restauração na pavimentação de ruas, conforme explicou o prefeito Menegaz, algumas ruas estão asfaltadas há mais de 20 anos e a deterioração com o tráfego intenso e as chuvas é mais comum, foi necessária a retirada de camadas de asfalto para drenagem e colocação de uma nova camada que garantirá maior durabilidade.
Também estão sendo realizadas obras de alargamento de pista, “pretendemos realizar obras de duplicação no Bairro São Cristóvão nas proximidades do Complexo Albino Sossella até o CTG Manoel Teixeira e pretendemos também buscar recursos para o asfaltamento das ruas do Loteamento Bianchini já que esta é uma reivindicação antiga dos moradores” - finalizou.
Foto: Janine de Oliveira
Legenda:

Semana Farroupilha

Finalizando a entrevista fez um convite para que toda a população participe das atividades programadas para a Semana Farroupilha, “neste ano será novamente montado o acampamento farroupilha na Praça Central haverá a valorização de talentos locais e manifestações culturais tradicionalistas” – encerrou.
Segue a programação:
11/09 – Sábado
09h – Início da Ciranda Cultural de Prendas e Concurso de Peões do CTG Manoel Teixeira – CTG Manoel Teixeira.
14/09 – Terça-feira
09h – Abertura oficial do evento com a chegada da chama crioula trazida pelo Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias – Praça Central.
14h – Roda de Chimarrão; apresentação da Invernada do DTG Tropeiros do Sul de Santa Cecília do Sul.
- Palestra “História do Rio Grande do Sul”.
- Bailinho da 3ª idade com premiação para o casal melhor pilchado.
20h – Divulgação dos resultados e entrega das faixas da Ciranda Cultural de Prendas e Concurso de Peões do CTG Manoel Teixeira – Praça Central.
20h30min – Apresentação da Invernada Mirim do CTG Manoel Teixeira.
21h – Show com Tchê Sarandeio – Praça Central.
15/09 – Quarta-feira
19:30h – Tertúlia Livre: Associação dos Artistas Amadores de Tapejara – Praça Central.
20:00h – Show com Violinista Carlos Ariel – Praça Central.
20:30h – Show com Guri Nativo – Praça Central.
16/09 – Quinta-feira
8h – Palestra para alunos com Clovis Mendes – Centro Cultural.
14h - Palestra para alunos com Clovis Mendes – Centro Cultural.
20h – Apresentação da Invernada Adulta DTG Tropeiros do Sul Santa Cecília do Sul.
21h – Show com Clovis Mendes – Praça Central.
17/09 – Sexta-feira
12h – Almoço típico com Orlei Caramês.
14h – Oficina Comidas Típicas.
20h30min - Jantar Baile com Porca Véia, com apresentações das invernadas – CTG Manoel Teixeira.
18/09 – Sábado
14h – Show com Grupo Guapos de Cristo – Praça Central.
16h – Programa Gravetos do Passado com a Rádio Tapejara – Praça Central.
19/09 – Domingo
14h – Torneio de laço Taça Cidade de Tapejara – Parque de Rodeios Ângelo Eugênio Dametto.
16h – Apresentação de artistas locais; Associação dos Artistas Amadores de Tapejara – Praça Central.
17h – Show com Alma de Taura.
18h30min – Show com Grupo Cordas e Cordeonas – Praça Central.
20h – Apresentação da Invernada Juvenil do CTG Manoel Teixeira – Praça Central.
20h30min – Show com João Kadela – Praça Central.
20/09 – Segunda-feira
08h – Desfile de Cavalarianos.
09h – Missa Crioula – Praça Central.
15h – II Festival Estudantil da Música Gaúcha, Invernada DTG Pai João de Água Santa e gravação do Programa Momento Gaúcho, com Daniel Bush.
- Lançamento do livro do poeta tapejarense Atalíbio Pinto Teixeira.
17h30min – Show de encerramento com o Grupo Manotaço – Praça Central.
* Diariamente será servido almoço e jantar na Praça Central a preços acessíveis além de música ambiente.

Impasse entre Empreiteira e Governo adia RS 480

As obras na RS 428 que liga o município de Água Santa a BR 285 iniciaram em junho deste ano já estão paralisadas há um mês. A reportagem do NT esteve no município e entrevistou o prefeito Antonio de Souza.
Segundo Nico, “fomos surpreendidos no final do mês de junho pela empresa anunciando que estava paralisando as obras, devido a não ter recebido os recursos. No entanto, no dia 20/08, recebemos a informação que iriam retornar as obras, mas com ressalvas esperando a garantia do pagamento do saldo por parte do governo”.
O prefeito destacou também que esteve em Porto Alegre no dia 24/08, na comissão especial das rodovias estaduais, responsável pela fiscalização dos investimentos públicos e segundo informações do Sindicato das Empreiteiras, há garantia de obras que irão ser concluídas até o final do ano e as obras, porém não existe garantia de que a rodovia esteja inserida nas prioridades.
“A comunidade está apreensiva e já houveram pessoas dispostas a realizar um movimento popular para sensibilizar o governo, no entanto o poder Municipal em todas as suas instâncias está mantendo contato com o diretor do Daer, Vicente Brito, para que possamos ver em breve nossas reivindicações alcançadas, o governo se mostrou por diversas vezes sensível as solicitações de Água Santa” – ponderou Nico.
Durante o tempo que as máquinas estiveram realizando o trabalho foram feitas apenas obras de preparação, colocação de base, detonação de pedras no leito da estrada em 1.500m, “estamos preocupados com a deterioração da base já colocada devido a tráfego intenso de caminhões, temos cooperativas, mais de 250 aviários, produtores de leite e isso tudo faz com que exista grande número de caminhões além do transporte escolar, precisamos deixar esta estrada em condições de trafegabilidade, pois estamos impossibilitados de investir recursos do município em uma obra que é de responsabilidade do Estado” explicou o prefeito.
A empresa anunciou que será necessário o deposito de cerca de R$ 1 milhão, “a informação que tivemos junto ao Daer que cerca de 70% desse valor foi pago e já foi autorizado o pagamento do restante, no entanto a empreiteira quer a garantia do pagamento de toda a obra estimada em R$ 7 milhões” - ressaltou.
“Iremos continuar atentos e vigilantes e esperamos que o governo seja sensível as necessidades do município e que essa obra não pare, visto que é essencial para o município ter acesso pavimentado para que as empresas invistam e gerem emprego e renda” – finalizou Nico.

Pátio da Igreja Matriz é reformado

O pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde recebeu nova pavimentação. A calçada que rodeava a igreja estava bastante danificada, com várias pedras soltas, o que poderia causar transtornos aos fiéis que frequentam as missas. De acordo com o Padre Hélio, pároco local, as pedras que foram usadas na obra são uma novidade na construção civil. “Elas se encaixam como um quebra-cabeças”, explicou. Este novo modelo garante uma durabilidade maior que a pavimentação asfáltica e já está sendo adquirido por empresas de Tapejara. “Alguns empresários estiveram nos visitando, aprovaram a nova calçada e vão aderir ao modelo para os pátios de suas empresas”, frisou o pároco. A reforma foi custeada com recursos próprios da Paróquia, provenientes da contribuição dos fiéis e lucro das festas realizadas pela Igreja.

Igreja prepara grande Congresso
Durante o mês de outubro a Paróquia Nossa Senhora da Saúde realizará mini-congressos eucarísticos como forma de preparação para o grande Congresso, que será realizado no dia 21/11, com missa campal e outras atividades na Igreja Matriz. “Se o tempo estiver bom, fecharemos as ruas que contornam a igreja; já se o dia estiver chuvoso faremos as celebrações no ginásio de esportes Jaimir Pinto Ribeiro”, comentou o padre Hélio.
O pároco convida toda população para participar do grande congresso, mas antes marcar presença nos mini-congressos, que serão realizados nos pólos da cidade e do interior. Estes eventos serão marcados por três momentos: acolhida, reflexão sobre o tema da Eucaristia e almoço partilhado (no interior) ou jantar partilhado (na cidade).

Nutricionista: por uma melhor qualidade de vida

No dia 31/08 foi comemorado o Dia do Nutricionista, que é o profissional que atua em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. A sua missão é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. O nutricionista aprende a observar a relação homem-alimento, bem como todas as intercorrências advindas dessa relação, que podem ser de caráter bioquímico, orgânico, até fatores socioeconômicos, religiosos ou filosóficos, e que podem influenciar o consumo alimentar. Para saber mais sobre a profissão o jornal Novo Tempo entrevistou a nutricionista Ana Teresa Lamb, formada em Nutrição pela Unicruz, especialista em Nutrição Dietética pela Univates e pós-graduada em Nutrição Funcional. Ana Teresa atende na CliniVita e no Hospital Santo Antônio.
Novo Tempo – Você escolheu a profissão por vocação ou ambição?
Ana Teresa – Escolhi por vocação. Fiz um teste vocacional no ensino médio e uma das sugestões era Nutrição; daí eu procurei me informar mais sobre a profissão e encontrei muitas afinidades.
N.T. – Como é o reconhecimento da profissão em Tapejara?
A.T. – Logo que me formei, há sete anos, era difícil porque as pessoas não conheciam muito da profissão. Hoje, conquistamos um espaço importante na área da saúde, através do reconhecimento da população e dos outros profissionais da saúde.
N.T. – Você atende mais pacientes que vêem por encaminhamento ou por vontade própria?
A.T. – Por vontade própria e a maioria tem o objetivo de emagrecer com qualidade de vida.
N.T. – Ter qualidade de vida é ser magro?
A.T. – Não necessariamente. Ter qualidade de vida é ter um peso saudável.
N.T. – A obesidade, que atinge uma parcela alta da população, pode ser considerada um dos males do século?
A.T. – Com certeza. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, constatou que o brasileiro está mais gordo, mais sedentário, comendo menos feijão, arroz e hortaliças. Isso tudo resulta na elevação do diabetes e hipertensão, o que preocupa todos os profissionais da saúde.
N.T. – A alimentação básica (feijão, arroz, carne e salada) é o segredo para a qualidade de vida?
A.T. – O brasileiro está seguindo os passos dos americanos, que consomem muito fast food, por isso nos Estados Unidos 60% da população está na faixa de sobrepeso. A busca por alimentos rápidos faz com que as pessoas se alimentem mal. Feijão, arroz, proteína e hortaliças, garantem um prato equilibrado.
N.T. – Quais são os alimentos amigos da saúde?
A.T. – Diria que são aqueles orgânicos, porque estão isentos de agrotóxicos, que contaminam nosso organismo. Um organismo intoxicado diminui a absorção de nutrientes. Também é muito importante consumir alimentos integrais, castanhas, farelos, fibras.
N.T. – Mas como ter certeza que os alimentos são realmente orgânicos?
A.T. – Tem que procurar produtos de boa procedência e, no caso de legumes e verduras, o ideal é que as pessoas tenham uma horta em casa. Isso melhora muito a qualidade de vida.
N.T. – A ração humana e a kinoa tem mesmo eficácia ou trata-se de marketing?
A.T. – Não é marketing, elas são mesmo muito boas para a saúde. Costumo indicar aos meus pacientes.
N.T. – E quais são os alimentos vilões para nossa saúde?
A.T. – Os industrializados, os produtos que possuem gordura trans, os condimentos (maionese, mostarda) e doces. Costumo dizer que o trio açúcar, gordura e álcool, quando em excesso, causam um grande dano em nosso organismo.
N.T. – A obesidade infantil é um fator que preocupa muito. Como evitar que as crianças troquem os alimentos saudáveis pelos industrializados?
A.T. – Os pais devem dar o exemplo. Quando a família tem bons hábitos alimentares é mais fácil criar filhos saudáveis.
N.T. – A maior preocupação das pessoas que procuram um nutricionista é o peso. É possível emagrecer sem remédios, somente com uma alimentação equilibrada.
A.T. – Sim, é possível se a pessoa for fiel ao tratamento. Mas cada paciente tem um diagnóstico, por isso existem casos em que há necessidade de prescrever suplementos naturais que auxiliam no tratamento. Por isso é importante que qualquer dieta seja orientada por um profissional. Quando os pacientes respondem ao questionário que aplicamos é possível fazer muitas observações, como por exemplo, as alergias alimentares que muitas vezes as pessoas nem sabem que tem. O cardápio que montamos é individual, pois o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.

Praça Lucélia Poletto é inaugurada

Foi inaugurada no domingo, dia 05/09 a Praça Lucélia Poletto, no centro de Tapejara. A população presente conferiu a inauguração de uma obra onde foi investido mais de R$260.000,00, com área de lazer, recreação e esporte. A Praça Lucélia Poletto é uma realização da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Obras, Habitação, Educação e Indústria e Comércio.
No palanque de autoridades estiveram presentes o prefeito Seger Luiz Menegaz, acompanhado de outras autoridades municipais. O prefeito realizou a entrega de uma placa em homenagem a Pedro Poletto e esposa, representantes da família de Lucélia Poletto, e Ana Lúcia Poletto fez a leitura de um histórico da vida do homenageado.
A arquiteta Mana Marchiori, responsável pela remodelação do projeto, e o arquiteto Júlio Seidler, responsável pela execução do projeto tiveram seus nomes homenageados em agradecimento aos trabalhos prestados. Participaram da programação de inauguração a Secretaria Municipal de Saúde, Programa Segundo Tempo, Ballet Flávia, Primeira Infância Melhor, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários, Família Poletto, Pietrobon e Cia Ltda, Simonetto Alimentos, Chocolates Cristal, Ervateira Folha de Ouro, Projeto Fazendo Arte e Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Logo após os pronunciamentos das autoridades foi realizado o descerramento da placa inaugural da Praça Lucélia Poletto, apresentações artísticas, show com a Banda de Rock Vó Maria e no anoitecer show de fogos de artifício abrilhantaram o acendimento das luzes da Praça e o encerramento das atividades.
Para Menegaz, “inaugurar mais uma obra vai ao encontro dos objetivos como Poder Público Municipal no que diz respeito ao lazer e bem estar da nossa população, que aproveitará muito de maneira sadia um lugar que é para toda a família”.
Em breve, nos finais de tarde, uma profissional especializada estará em horário defenido guiando atividades de exercício físico na Praça Lucélia Poletto, também uma forma de exercitar o corpo e a mente, ajudando para uma melhor qualidade de vida.

,