sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nutricionista: por uma melhor qualidade de vida

No dia 31/08 foi comemorado o Dia do Nutricionista, que é o profissional que atua em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. A sua missão é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. O nutricionista aprende a observar a relação homem-alimento, bem como todas as intercorrências advindas dessa relação, que podem ser de caráter bioquímico, orgânico, até fatores socioeconômicos, religiosos ou filosóficos, e que podem influenciar o consumo alimentar. Para saber mais sobre a profissão o jornal Novo Tempo entrevistou a nutricionista Ana Teresa Lamb, formada em Nutrição pela Unicruz, especialista em Nutrição Dietética pela Univates e pós-graduada em Nutrição Funcional. Ana Teresa atende na CliniVita e no Hospital Santo Antônio.
Novo Tempo – Você escolheu a profissão por vocação ou ambição?
Ana Teresa – Escolhi por vocação. Fiz um teste vocacional no ensino médio e uma das sugestões era Nutrição; daí eu procurei me informar mais sobre a profissão e encontrei muitas afinidades.
N.T. – Como é o reconhecimento da profissão em Tapejara?
A.T. – Logo que me formei, há sete anos, era difícil porque as pessoas não conheciam muito da profissão. Hoje, conquistamos um espaço importante na área da saúde, através do reconhecimento da população e dos outros profissionais da saúde.
N.T. – Você atende mais pacientes que vêem por encaminhamento ou por vontade própria?
A.T. – Por vontade própria e a maioria tem o objetivo de emagrecer com qualidade de vida.
N.T. – Ter qualidade de vida é ser magro?
A.T. – Não necessariamente. Ter qualidade de vida é ter um peso saudável.
N.T. – A obesidade, que atinge uma parcela alta da população, pode ser considerada um dos males do século?
A.T. – Com certeza. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, constatou que o brasileiro está mais gordo, mais sedentário, comendo menos feijão, arroz e hortaliças. Isso tudo resulta na elevação do diabetes e hipertensão, o que preocupa todos os profissionais da saúde.
N.T. – A alimentação básica (feijão, arroz, carne e salada) é o segredo para a qualidade de vida?
A.T. – O brasileiro está seguindo os passos dos americanos, que consomem muito fast food, por isso nos Estados Unidos 60% da população está na faixa de sobrepeso. A busca por alimentos rápidos faz com que as pessoas se alimentem mal. Feijão, arroz, proteína e hortaliças, garantem um prato equilibrado.
N.T. – Quais são os alimentos amigos da saúde?
A.T. – Diria que são aqueles orgânicos, porque estão isentos de agrotóxicos, que contaminam nosso organismo. Um organismo intoxicado diminui a absorção de nutrientes. Também é muito importante consumir alimentos integrais, castanhas, farelos, fibras.
N.T. – Mas como ter certeza que os alimentos são realmente orgânicos?
A.T. – Tem que procurar produtos de boa procedência e, no caso de legumes e verduras, o ideal é que as pessoas tenham uma horta em casa. Isso melhora muito a qualidade de vida.
N.T. – A ração humana e a kinoa tem mesmo eficácia ou trata-se de marketing?
A.T. – Não é marketing, elas são mesmo muito boas para a saúde. Costumo indicar aos meus pacientes.
N.T. – E quais são os alimentos vilões para nossa saúde?
A.T. – Os industrializados, os produtos que possuem gordura trans, os condimentos (maionese, mostarda) e doces. Costumo dizer que o trio açúcar, gordura e álcool, quando em excesso, causam um grande dano em nosso organismo.
N.T. – A obesidade infantil é um fator que preocupa muito. Como evitar que as crianças troquem os alimentos saudáveis pelos industrializados?
A.T. – Os pais devem dar o exemplo. Quando a família tem bons hábitos alimentares é mais fácil criar filhos saudáveis.
N.T. – A maior preocupação das pessoas que procuram um nutricionista é o peso. É possível emagrecer sem remédios, somente com uma alimentação equilibrada.
A.T. – Sim, é possível se a pessoa for fiel ao tratamento. Mas cada paciente tem um diagnóstico, por isso existem casos em que há necessidade de prescrever suplementos naturais que auxiliam no tratamento. Por isso é importante que qualquer dieta seja orientada por um profissional. Quando os pacientes respondem ao questionário que aplicamos é possível fazer muitas observações, como por exemplo, as alergias alimentares que muitas vezes as pessoas nem sabem que tem. O cardápio que montamos é individual, pois o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário