sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cotapel – 25 Anos de História

A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda, Cotapel, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara resolveram construir sua própria cooperativa.
Localizada em Tapejara, norte do RS, a cooperativa iniciou suas atividades com 86 associados e 6 funcionários, nas antigas instalações da Coopasso, pagando aluguel do local, sendo que no ano de 1988 adquiriu as instalações.
Em 1989 foi concluída a construção de um armazém para depósito de insumos, iniciada a construção do moinho de trigo e adquirindo um secador de cereais com capacidade para 400 ton./hora. No mesmo ano, o número de associados aumentou para 320 e no ano seguinte para 380.
Nos anos seguintes foi concluída a obra para a fábrica de rações e concentrados, construído ainda um armazém para sementes e empacotamento e iniciadas as obras de um silo metálico armazenador de cereais, sendo concluído em outubro de 1994.
Em 1985 efetuou-se a construção de um prédio comercial para escritório, que abriga a administração, atendimento de associados e clientes, contabilidade e departamento técnico. Em 2001 iniciou a construção da unidade de Vila Lângaro, concluída em 2003.
Hoje, a Cotapel conta com aproximadamente 500 associados ativos, abrangendo vários municípios da região.
Presidentes
Passaram pela Cotapel, desde a sua fundação, os seguintes presidentes: Luiz Gaiardo, Wilson Zanatta, Elso Scariot e Wilson Arcari.
Atualmente a atual presidência é ocupada por Miguel Alécio Rovani, com o mandato de 2007 a 2011.
No dia 23 de outubro acontecerá no Centro Comunitário Paroquial de Tapejara o almoço comemorativo aos 25 anos da cooperativa
Fotos: Divulgação
Legenda: Nova Unidade/Unidade em Tapejara na Av. Sete de Setembro/ Unidade em Vila Lângaro

Atendendo à reportagem do NT o presidente Miguel concedeu a seguinte entrevista:
NT - Como o Sr. avalia esta bela história dos 25 Anos da Cotapel?
Miguel – Muito positiva, nos seus 25 anos de história, que iniciou em 23/10/85. No começo com um pequeno grupo de agricultores, 86, cresceu juntamente com seus associados e colaboradores. Atualmente conta com aproximadamente 500 associados, sendo reconhecida na região como uma cooperativa que se destaca pela ótima situação financeira, comercialização de produtos agrícolas e prestação de serviço. Bem como a integração de seu quadro social.
NT - Quais os principais projetos da cooperativa para os próximos anos?
Miguel – Além da ampliação do escritório, a curto prazo teremos a construção da nova unidade de grãos, projeto este em andamento, com início das obras previsto para 2010. A médio prazo temos o projeto de construção da nova fábrica de rações.
NT - Como é a relação de parceria com os associados da Cotapel?
Miguel – A relação e parceria com associados e clientes é muito boa. Procuramos cada vez mais dar um bom atendimento, com assistência técnica, acompanhamento, informações, orientações de mercado, para que nosso associado e cliente, juntamente com suas famílias, possa usufruir dos benefícios que a cooperativa oferece.
NT - Sua mensagem para a comunidade regional sobre este marco histórico da cooperativa.
Miguel – Que o associado e cliente depositem sua confiança na cooperativa, pois são 25 anos de história e conquistas, crescimentos e resultados, objetivando manter o espírito de união e bem estar das famílias. Parabéns e obrigado a todos que colaboraram para que pudéssemos, hoje, escrever esta bela história dos 25 Anos da Cotapel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário