quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dia do Médico: Dr. Johnny dedica 46 anos à saúde da população

O dia 18 de outubro foi escolhido como "Dia dos Médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia.
Um dos pioneiros na área da saúde em Tapejara, o médico Dr. Johnny Dorval Zoppas atua diariamente nas áreas de clínica e cirurgia geral. Dentre os profissionais em atividade, ele foi o primeiro a chegar em Tapejara, “de onde não saio mais”, frisou. Dr. Johnny está no município desde janeiro de 1964. Recém formado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foi convidado pelo Dr. Tabbal a iniciar a carreira na cidade, substituindo o médico Celso Domingues. Nestes 46 anos cuidando da saúde da população, ele também foi vereador por duas legislaturas, tendo registrado a maior votação individual da história da cidade: 1.131 votos quando eram somados pouco mais de 7 mil eleitores. Foi vice-prefeito e presidente do Clube Comercial, durante 10 anos.
Dr. Johnny é testemunha do desenvolvimento de Tapejara e sente-se satisfeito com o rumo da área da saúde. “No começo era muito difícil. Encontramos algumas resistências com relação à prevenção na forma de vacinas, mas logo conseguimos a compreensão da população”, disse. Na época, o médico realizava todos os procedimentos, desde uma simples consulta até cirurgias. “Foi uma experiência muito boa, passei por praticamente todas as áreas da medicina e tomei gosto mesmo pela cirurgia”, enfatizou.
Nos últimos anos, Tapejara despontou como uma referência na saúde para os municípios da região, “e isso acaba favorecendo também o crescimento de outros setores, como o comércio, pois as pessoas que vêm para consultas ou internações acabam consumindo produtos locais”, acrescenta o médico.
Hoje o município conta com mais de 20 médicos que atuam em diversas especialidades, e outros vindos de centros maiores, que atendem periodicamente na cidade. As diversas ações realizadas no sentido de ampliar o atendimento na área de saúde, entre elas a ampliação do Hospital Santo Antônio, contribuem para tornar o município um pólo neste setor. Segundo o médico Dr. Johnny, o próximo passo importante a ser dado é a implantação de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para atender pacientes da cidade e região. “Hoje o acesso a Passo Fundo está muito fácil, mas podemos diminuir ainda mais o número de pacientes que são encaminhados para lá”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário