quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ibiaçá comemora 46 anos e realiza 10ª ExpoIbiaçá

No dia 22 de novembro o município de Ibiaçá comemora 46 anos de emancipação. Neste ano a programação de comemoração será conjunta à realização da 10ª ExpoIbiaçá (18 a 20 de novembro).
A colonização de Ibiaçá teve início na segunda década do século XX. Inicialmente se chamada Nova Fiume, para recordar um local semelhante a este que existia na Itália, de onde foram originários os ancestrais dos imigrantes, e que pelas características topográficas se parecia muito com esta Vila.
Vila Nova Fiume, passou a ser o 12° Distrito de Lagoa Vermelha e seu nome foi alterado, passando a chamar-se Ibiaçá, que significa Fonte de Água Cristalina, na língua indígena.
A partir de 1921, a Vila começou a receber novos moradores que trouxeram o desenvolvimento com a primeira serraria, que trabalhava no aproveitamento dos pinheiros para a construção de novas casas. Logo foram implantados a primeira casa de negócios, o primeiro hotel, a primeira ferraria e um moinho.
A emancipação político-administrativa de Ibiaçá foi em 22 de novembro de 1965. Conta hoje com cerca de 5 mil habitantes tendo na agricultura sua principal base econômica.

Prefeito Ulisses Cecchin convida população para participar da Feira

Novo Tempo - Como o Sr. analisa a realização da ExpoIbiaçá?
Ulisses Cecchin - A ExpoIbiaçá, hoje em sua 10ª edição, mostra para o Estado, todo o potencial econômico e produtivo do Município, nos mais variados segmentos expondo aos visitantes o grande espírito empreendedor do povo ibiaçaense, do agronegócio, da indústria, da agroindústria, do comércio, do artesanato e da prestação de serviços.
NT - Qual a parceria do Poder Público com a Associação?
U.C - Desde muito tempo, quando se iniciou a feira em nosso Município, o Poder Público vem contribuindo para seu desenvolvimento. Nessa gestão ficamos bem mais próximos da Acisai e de suas necessidades. Assim como na edição anterior, neste ano também os recursos financeiros despendidos pelo Município são significativos contribuindo com a qualidade da ExpoIbiaçá.
NT - Quais são as principais obras e investimentos da Administração?
U.C - Quanto às obras e investimentos estamos focados, prioritariamente, em ações que proporcionem uma melhor qualidade de vida e oportunidades aos nossos munícipes e que também possam resgatar a imagem de nossa cidade perante à comunidade local e regional. Destacamos, especialmente, os empreendimentos que geraram empregos e renda, com investimentos no segmento empresarial, a construção e melhorias das ruas de nossa cidade e a construção da Escola de Educação Infantil, bem como a aquisição de equipamentos e máquinas visando à melhoria da nossa frota, para melhor atender as aspirações da população ibiaçaense. Os investimentos nesses quase três anos de gestão, superam a casa de 5 milhões de reais.
NT - O que se projeta para o próximo ano em termos de novas realizações?
U.C - Está previsto a pavimentação asfáltica no entorno da Praça Pe. Narciso Zanatta, integrando o amplo projeto de revitalização da mesma. O projeto de pavimentação participativa com a pavimentação em paralelepípedos de mais ruas. O início da execução do projeto de intervenção urbana no Bairro Vila Nova, a construção de moradias populares, e ainda, a melhoria de acessos às propriedades rurais.
NT - Seu comentário sobre os 46 anos de Ibiaçá e seu histórico de Romarias.
U.C - Fazer parte dessa comunidade e da história de Ibiaçá é motivo de orgulho, pois o meu convívio é desde sua emancipação e o fiz participando, ativamente, visando o seu desenvolvimento e o seu progresso. Sempre participei de Associações, Clubes, Instituições e Comissões discutindo os destinos e as ações para melhor atender os ibiaçaenses, porque é assim que se constroi uma comunidade forte. Como cidadão, me empenhei todos os dias na construção e manutenção de um município maior.
NT - Sua mensagem à população neste marco histórico para Ibiaçá.
U.C - Quero neste momento de alegria, de confraternização, de colheita de resultados, parabenizar toda a comunidade ibiaçaense pelos 46 anos de emancipação político administrativa e agradecer a todos aqueles que contribuíram para o crescimento desta sociedade, independente do segmento que atuou, da quantidade e da qualidade com que o fez. Grandes obras podem ser feitas de pequenas coisas, de pequenos gestos, mas sempre iniciam do anseio e dos sonhos de cada um de nós.

Presidente da Câmara fala sobre os trabalhos e a ExpoIbiaçá

Novo Tempo - Como o Sr. avalia os trabalhos do Poder Legislativo em 2011?
Hilário Durigon - Na condição de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, analiso o desempenho do Legislativo Municipal neste ano, como bom, pela harmonia que temos entre esta edilidade, especialmente na apreciação e votação dos projetos encaminhados pelo Executivo, sendo a maioria aprovados por unanimidade, demonstrando com isso o bom entendimento dos Administradores. Aproveitando esta oportunidade, quero na condição de Presidente agradecer a todos os vereadores ibiaçaenses por estas atitudes em prol do desenvolvimento do nosso município.
NT - Quais os principais Projetos aprovados pela Casa no decorrer de 2011?
H.D - Destacamos, entre os principais projetos aprovados neste exercício, os de pavimentação asfáltica e de calçamentos na ruas da cidade, auxílios e parcerias com as comunidades do interior do município, através das Associações. Foram aprovados também projetos importantíssimos nas áreas da Saúde e Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Como exemplo citamos a continuidade do convênio com a Apae de Tapejara, aquisições de veículos e contratação de profissionais na área da Saúde, dentre outros. E mais os projetos destacados no PPA, LDO e Lei Orçamentária para 2011.
NT - A Câmara é parceira na realização da ExpoIbiaçá. Qual a expectativa para o evento?
H.D - A Câmara é parceira e apoia todas as iniciativas para o bom andamento da 10ª edição da ExpoIbiaçá. Temos a expectativa de um evento de pleno êxito em toda a sua programação. Esperamos, juntamente com as visitas já confirmadas de autoridades municipais, estaduais e federais, poder contar com a presença dos visitantes de toda a região, onde bons negócios e oportunidades o esperam. Em nome do Poder Legislativo, estendo os agradecimentos a todos os envolvidos com a programação da 10ª Expoibiaçá, que não mediram esforços para o êxito do evento
NT - Sua mensagem aos munícipes pelos 46 anos de Ibiaçá.
H.D - Deixamos uma mensagem de esperança, de sucesso a todos, não só na 10ª ExpoIbiaçá, mas no desenvolvimento do nosso município, já que notamos o pleno crescimento do mesmo, esperando sempre contar com o apoio da população ibiaçaense em todos os atos que venham elevar o nome de Ibiaçá. Há grandes sonhos da Administração Pública em trabalhar para que os sonhos da população sejam realizados num futuro bem próximo. Por fim parabenizamos a todos os munícipes pela passagem do 46° aniversário de emancipação político-administrativa de Ibiaçá.


Presidente da Acisai relata a organização da 10ª edição



Novo Tempo - Sua avaliação sobre o desafio da realização da feira.
Amauri Schmidt - Um aprendizado. A vida me colocou frente a frente com novos desafios, onde tive que encarar e abdicar de muitas coisas por este desafio nos últimos meses. Mas sei que está valendo a pena, vejo nos olhos do povo de Ibiaçá o orgulho do evento e do nosso município.
NT - Como foram os trabalhos de organização da ExpoIbiaçá?
A. S - Começaram no mês de março, com as contratações dos shows e captação de patrocinadores, mas nos últimos 90 dias os trabalhos foram intensos, pois não sou um especialista e nem um promotor de evento. Então foi na base da pesquisa e opinião de colegas, afinal já estamos na 10ª edição do evento.
NT - O empresariado local se envolveu de maneira positiva com a feira?
A.S - A Acisai hoje conta com 70 empresas associadas, onde 35 (50%) estarão expondo no evento, e mais 15 empresas do município não associadas, portanto serão mais de 50 expositores de Ibiaçá, isso nos deixa orgulhoso do comprometimento da sociedade com o evento nos passando a segurança e a aprovação do nosso trabalho.
NT - A parceria com a Prefeitura serviu de alicerce na promoção do evento?
A. S - É o nosso principal incentivador, não somente financeiro, mas em todos os momentos como na divulgação do evento, fizemos uma boa parceria, afinal é o nome de Ibiaçá que carregamos. Estamos gratos pelo apoio, a Acisai já organiza o evento pela 10ª edição e este apoio vem aumentando nos últimos anos. Nos orgulhamos de organizar 100% do evento e termos parceiros tão dedicados como a Prefeitura Municipal.
NT - Seu convite para toda a grande região para que prestigie a feira, que terá também grande show nacional.
A.S - Convido toda a população regional a visitar o nosso município, conhecer as potencialidades de Ibiaçá e região, passar um fim de semana diferente, visitando a cidade e, às noites, conferindo as nossas atrações musicais, em especial na noite de sábado com um show de Milionário & José Rico, ao vivo no palco. Venham para Ibiaçá estamos esperando não só de braços, mas também de coração aberto.

Caixa de Tapejara comemora 30 anos com novas instalações

Caixa Federal agência de Tapejara comemora 30 anos com inauguração de nova sede. A solenidade foi realizada na quarta-feira (16), nas dependências das novas instalações na Rua do Comércio, 770.
Estiveram presentes autoridades regionais, representantes da Caixa no Estado, prefeitos, vereadores, secretários municipais da região, com destaque para o superintendente do Norte Gaúcho, Ruben Valter Grams, prefeito de Tapejara, Seger Menegaz (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel (PSB), vice-prefeito de Ibiaçá, Claudiomiro Fracasso (PT), prefeito de Charrua, Luiz Carlos Franklin da Silva (PP), o gerente da Caixa, Luiz Fernando Lindner, ex-gerentes, funcionários e representantes de entidades.
Durante o seu pronunciamento, Lindner agradeceu a todos aqueles que contribuíram nos 30 anos da agência, inaugurada em outubro de 1982, “a Caixa além de ser uma instituição financeira participa da comunidade melhorando a vida da população. Somente neste ano foram assinados 500 financiamentos habitacionais, num total de R$ 25 milhões disponibilizados, entre financiamentos, benefícios e transações foram R$ 60 milhões. Isso representa crescimento da região. Essa nova instalação servirá para atender melhor nossos clientes e nos nossos serviços tanto voltados para o social quanto para o comercial” – explicou o gerente que também comemorou o fato de ser o primeiro a chefiar a Caixa natural de Tapejara.
Para Cledi, a Caixa é o banco mais próximo da população, tanto no que se refere à habitação quanto para investimentos em negócios, “o crescimento no atendimento é louvável e a nova sede trará conforto aos que utilizam os serviços desta instituição”- frisou.
Segundo Menegaz, a Caixa tem sido a grande parceira no crescimento do município, “essa solenidade evidencia o comprometimento da Caixa com a região. Tem sido importante parceira no desenvolvimento de Tapejara, comprovada por números e estatísticas recentemente divulgados. Temos o registro junto e Prefeitura Municipal de 1.200 novos registros no Cadastro Geral do Comércio, isso comprova a capacidade empreendedora da comunidade tapejarense que gera oportunidades. Há dois exemplos de projetos que é o Loteamento Real II e o Condomínio Residencial Ana Paula, no Bairro São Paulo, que contará com R$ 17 milhões em investimentos que aquecem a economia de Tapejara. A Caixa tem sido ferramenta importante no desenvolvimento habitacional. Aqui nós realizamos sonhos” – disse o prefeito.
Grams ressaltou que “cada contrato assinado, seja ele habitacional ou comercial, significa desenvolvimento para Tapejara que se destaca na região da Superintendência Norte que abrange 215 municípios, pela pujança. A Caixa faz parte disso ao disponibilizar os seus serviços para a população”- considerou.
Na solenidade houve ainda homenagem aos ex-gerentes e descerramento da placa inaugural pelas autoridades presentes.

Secretário Simoni visita Hospital Santo Antônio

Lideranças reivindicam liberação de recursos para HSA e acompanham assinatura de repasse de R$ 80 mil para Água Santa

O secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, esteve realizando roteiro de visitas para inaugurações e assinaturas de convênios em sete municípios gaúchos, dentre eles Tapejara e Marau, na região de abrangência do Novo Tempo.
Em Tapejara, a recepção ao secretário, foi no salão do Hospital Santo Antônio, na quinta-feira (10). A solenidade contou com a presença dos deputados Estaduais, Gilmar Sossella e Diógenes Basegio, ambos do PDT, prefeito de Tapejara, Seger Menegaz (PMDB), prefeito de Água Santa, Antônio de Souza (PMDB), presidente do HSA, Sirinei Panizzon, diretor do Corpo Técnico do Hospital, Dr. Rogério Valdívia, membros da diretoria, secretários municipais e vereadores.
O administrador do HSA, Ildo Costela, fez uma breve apresentação sobre aspectos das obras de reformas e prestação de contas da entidade, “no ano passado teve inicio a campanha Eu ajudo o Hospital Santo Antônio, com o objetivo de solicitar a comunidade auxilio financeiro para que fosse possível a realização de obras de reformas e ampliação. Serão mais 1. 5 mil m² de área construída que servirá para uma nova área de urgência e emergência, centro de exames e diagnostico e aumento do numero de quartos voltados para a internação. Calculamos que será necessário R$ 2.1 milhão para concluir a obra, e já foram investidos R$ 770 mil” – informou.
Costela também destacou que a obra está sendo feita com recursos públicos, verbas e emendas encaminhadas, e doações da comunidade através da campanha.
Em 2010 o deputado Sossella, encaminhou emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, para aquisição de novo elevador. Na oportunidade Panizzon aproveitou para solicitar a Simoni a viabilização dão repasse, “no ano passado assinamos a solicitação, é importante para o hospital que esse elevador possa ser em breve instalado, pois atendemos a seis municípios da região, o que representa mais de 40 mil pessoas que necessitam de atendimento” – destacou.
Recentemente o deputado Basegio também encaminhou emenda no valor de R$ 150 mil, para aquisição de um aparelho de mamografia novo, “sou médico, sei o quanto é importante que disponibilizar aparelhos modernos para diagnósticos precisos” – disse o deputado líder da bancada do PDT na Assembleia.
Panizzon, no uso da palavra, agradeceu aos recursos estaduais como os R$ 110 mil, utilizados na compra de um aparelho novo de raio X, R$ 500 mil através da Secretaria Estadual de Saúde, empenhados na ampliação. “Sabemos que muitos hospitais filantrópicos passam por condições precárias, nos agradecemos a atenção do governo para com Tapejara, porém continuaremos reivindicando para o HSA, como é o caso da emenda parlamentar dos deputados Sossella e Basegio, que representarão qualidade no atendimento” – relatou.
Nico aproveitou o momento para agradecer ao secretário a recente conquista do município que foi o anúncio de recursos da Secretaria para a aquisição de um veículo no valor de R$ 80 mil que será utilizada na saúde para transporte de pacientes. Durante a visita o documento de liberação da verba foi assinado pelo prefeito Nico e o secretário Simoni.
Sossella declarou que a Secretaria da Saúde neste ano foi a que liberou o maior percentual de recursos no Estado, cerca de 29%, “Simoni que tem feito um excelente trabalho se comprometeu a aumentar gradualmente esse valor em 1% ao ano. Os investimentos no HSA representa o fortalecimento da região e de hospitais microrregionais como o de Tapejara”.
Para Basegio o HSA é um exemplo de gestão em saúde, “A nossa região está bem representada politicamente junto a Assembleia Legislativa, mas as iniciativas de Tapejara no que se refere ao hospital é o que vem garantido à vinda de recursos”.
Menegaz fez uma breve explanação sobre os investimentos em saúde que estão sendo feitos na saúde em Tapejara, “estamos com as obras do novo Posto de Saúde do Bairro São Paulo que contará com mais uma equipe de saúde da família, e pretendemos iniciar as obras do posto do centro. Todas as ações já têm dado resultado como a diminuição das internações infantis, devido ao trabalho de prevenção realizado pelas agentes de saúde e do PIM – Primeira Infância Melhor” pontuou.
Na opinião de Simoni, o SUS – Sistema Único de Saúde é um exemplo para o mundo, “muito tem sido feito para melhorar e ampliar esse serviço, com o aumento de Equipes de Saúde da Família, aumento no repasse de recursos cerca de 63%. Procuramos investir mais de R$ 40 milhões em saúde mental para mais de 380 municípios do Estado, pois o governo Federal encaminha verbas apenas aqueles que tenham mais de 16 mil habitantes. E em breve iniciará em Passo Fundo o sistema de prontuário eletrônico, que deverá ser implantado em breve em toda a região de cobertura da 6ª Coordenadoria de Saúde” – anunciou.

Sindicato realiza reunião para informar sobre programas habitacionais

Reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara sobre Habitação Rural reuniu mais de 10 pessoas na tarde de sexta-feira (11). O evento realizado na sala de reuniões da entidade foi realizado com o objetivo de repassar informações aos interessados em iniciar processo de construção de casas novas ou de reformas.
Conforme a presidente do Sindicato, Jussara de Mello, cada vez mais os agricultores tem se interessado pelo programa, “ajudamos a construir mais de 300 casas, isso significa garantir que o produtor permaneça na sua propriedade. Essa reunião servirá para repassar informações importantes sobre como funciona o Minha Casa Minha Vida, quem se enquadra nos diversos tipos de financiamento” – explicou.
O Sindicato auxilia com a documentação, disponibiliza profissionais para auxiliar em todo o processo até que as casas estejam prontas. “Daqui sairá mais um grupo que em breve estará assinando os contratos com a Caixa Federal, para realizar seu sonho. Um aspecto que tenho observado é que os jovens estão nos procurando para ter o seu lar, isso indica que estamos garantindo que as próximas gerações continuem na propriedade” comemora Jussara.

Grupo Bianchini lição de arte e responsabilidade social

Tholl prendeu a atenção e emocionou 4.100 pessoas durante uma hora e meia de show

Sábado (05) de muita arte e emoção para um público de 4.100 mil pessoas esteve no ginásio Jaimir Pinto Ribeiro para conferir a apresentação do grupo pelotense Tholl.
A promoção da Bianchini Center Modas além de trazer cultura a Tapejara teve cunho social. O Diretor executivo do Grupo Bianchini, Cláudio Bianchini, realizou a entrega de um cheque no valor de R$ 4.100 mil para a Apae, representada pelo presidente Ildo Lamb, “esse valor é R$ 1 de cada uma das pessoas que estão presentes nesse evento. Nós da família Bianchini estamos cientes da importância de ajudar instituições como a Apae que auxiliam a comunidade” – destacou.
Por cerca de uma hora e meia o grupo de artistas demonstraram através de uma mistura de cor, acrobacias e talento através do espetáculo intitulado Imagem e Sonho, o porquê é consagrado nacionalmente, prendendo a atenção do público e aplaudido em pé no final da apresentação.
O Grupo Bianchini que em 2010 na inauguração de sua nova loja trouxe a Tapejara a banda Papas da Língua, neste ano o Tholl, pretende surpreender a comunidade em 2012 com outra grade atração, incentivando assim a cultura em toda a região.

PH do Planeta: experimento Global para o Ano Internacional da Química

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos participaram do maior experimento de Química do Mundo. O experimento PH do Planeta tem como objetivo analisar o PH das águas de diversas partes do planeta a fim de verificar os índices de acidez, alcalinidade ou neutralidade da mesma. O PH tem importância fundamental para a vida aquática dos seres vivos e através destas análises é possível comparar os valores encontrados em amostras de água potável, não tratada, de diferentes lugares do mundo.
Para o experimento foram analisadas amostras de água do interior do município de Tapejara, das localidades de Linha Calegari, São Braz, São Silvestre e São Domingos e os valores ficaram entre 6,4 e 6,2, numa média de 6,3 para o município, levemente ácido e dentro da normalidade para as águas analisadas.
Para a turma 205, que realizou o experimento, a atividade despertou o interesse à investigação e à iniciação científica. Os professores Lairton Três e Rosdaéli Menegaz orientaram os trabalhos que contou também com a participação da diretora Maristela Baseggio. Os resultados podem ser acompanhados pelo site http://qnint.sbq.org.br/agua/ e a promoção da atividade é da Sociedade Brasileira de Química em comemoração ao Ano Internacional da Química.

Microrregião de Tapejara inaugura Junta Comercial

Na quarta-feira (9) foi inaugurado o Escritório Regional da Junta Comercial que atenderá a microrregião de Tapejara. Serão atendidos os municípios de Tapejara, Charrua, Água Santa, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro. A intenção é auxiliar as empresas e escritórios de contabilidade no assessoramento e agilidade de seu trabalho.
Também serão oferecidos serviços de envio de documentações e papéis oficiais para abertura, alterações, escrituração de livros e fornecimento de certidões junto a Jucergs, evitando assim, desperdícios de tempo e recursos bem como deslocamento para outra cidade para o envio de tais documentos. “Agora nós não dependeremos mais da agência de Passo Fundo. Vai facilitar muito o trabalho dos tapejarenses e da comunidade regional “, destacou o prefeito Seger Menegaz.
O escritório está localizado na Avenida Sete de Setembro, 924, no Edifício Avenida Center, sala 204. A instalação foi possibilitada de acordo com o convênio 012/2010 celebrado entre o estado do Rio Grande do Sul por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais – SEDAI, com a interveniência da Junta Comercial do RS – JUCERGS e o município de Tapejara

Lions Tapejara recebe visita de Governador do LD-7

O Lions Clube Tapejara recebeu a visita do governador do Distrito LD7 na terça-feira (08), Élvio Casassola e sua esposa Célia foram recepcionados com um jantar na sede do clube.
Autoridades locais e membros da entidade estiveram presentes no evento que contou com a instrução leonística, momento em que o governador fala sobre assuntos relacionados a companheirismo e voluntariado.
“Apesar de nosso tempo ser cada dia mais escasso, quando temos o espírito de servir a comunidade, priorizamos o Lions. É uma atividade de grande retorno pessoal poder ajudar a comunidade, no mantermos ativos e levando adiante o nosso lema” – explanou Casassola.
O distrito conta com a abrangência de 56 cidades da região onde os clubes de Tapejara, Lions e Lions Mulher contam com grande admiração, “o clube de Tapejara conta com grade prestígio junto aos demais, temos aqui o casal de ex-governadores, Celso e Maria Basso. Além de ser ativo na sociedade, desenvolvendo diversos projetos e ações importantes” – frisou.
Para o presidente da entidade, Gilberto Tomelero, o voluntariado é o dever de todos, “precisamos encontrar formas de ajudar a sociedade e ser melhor. O Lions Tapejara oferece essa oportunidade de servir e fazer um laço de companheirismo com os membros” – disse.

Aral investirá R$ 8 milhões na construção da nova unidade de produção em Vila Lângaro

A Aral Cabinas iniciou suas atividades em Tapejara no ano de 2000. Atualmente possui dois estabelecimentos, onde trabalha em um com a fabricação de cabinas e em outro com venda de implementos agrícolas, mecânica e peças de reposição.
Conta com filiais em Sananduva e Campos Novos/SC, com comércio de implementos agrícolas e peças de reposição e em São José do Ouro, que além da venda de implementos agrícolas, peças e mecânica, atua na fabricação de peças em fibra de vidro e plástico e principalmente na industrialização de pulverizadores.
A empresa é administrada por Jean Carlos Saccon, formado em Administração pela Universidade de Passo Fundo, que apostando no crescimento do segmento agora investirá em Vila Lângaro, através da aquisição de uma área de 121 mil m², junto ao trevo de acesso a AM 9010, na comunidade de Linha Schleder, onde será construído um pavilhão de 2.100 m² e para a instalação da unidade de corte a laser e dobra de tubo, com fabricação imediata.
A Administração Pública através da Secretaria de Obras e Viação fez a terraplenagem do terreno, a segunda etapa será a construção de mais dois pavilhões de 2.100 m² cada, para industrialização de frame e conjuntos soldados. Com investimentos de R$ 8 milhões. A empresa pretende até 2014 estar atuando em sua totalidade de produção.
Futuramente pretende construir residências para os empregados que desejarem se transferir para município.
Conforme, Simone Paloski Saccon, a Aral é uma empresa que está em constante busca de inovação e criatividade, “é uma empresa comprometida com o futuro através dos seus valores como confiabilidade, qualidade, participação, simplicidade, e eficiência” – destacou.

PC prende traficantes que traziam cocaína para Tapejara

A delegada Anaí Mariani tem se empenhado nas investigações do tráfico de drogas em Tapejara e já efetuou diversas prisões desde que assumiu a DP. Além de combater o tráfico formiga, que é o mais frequente, onde são comercializadas pequenas quantidades de drogas, as investigações também tomam outras proporções. “Precisamos prender os traficantes que fornecem estas drogas para Tapejara. Sabemos que eles vêm de Passo Fundo e Erechim”, informou.
Com as informações provenientes de investigações, uma operação realizada pela DP de Tapejara com apoio da Defrec e 1ª DP de Passo Fundo, prendeu na terça-feira (8) três traficantes, dois homens e uma mulher: FPS (25), AGA (42) e DMA (23). Os homens foram detidos, nas proximidades da rodoviária, quando chegavam à cidade para entregar cocaína. A mulher foi presa na casa dos traficantes, pela polícia de Passo Fundo, em cumprimento a um mandado de prisão. No local foram apreendidas drogas, dois revólveres com numeração raspada, cheques provenientes de furto e dinheiro trocado (o que configura comercialização).
O trio de detidos era proprietário de uma frutaria na Vila Petrópolis, que funcionava como fachada para o tráfico. De acordo com a delegada, a negociação era feita no estabelecimento, mas a entrega da droga era realizada na casa.
Com esta prisão a polícia deverá chegar a outros traficantes. “As investigações são minuciosas, mas trabalhamos para combater o tráfico em Tapejara”, disse a delegada Anaí.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comitiva divulga 10ª ExpoIbiaçá em Porto Alegre

Representantes da 10ª ExpoIbiaçá estiveram na capital gaúcha nos dias 20 e 21 de outubro para divulgar o evento que acontecerá de 18 a 20 de novembro em Ibiaçá. Integraram a comitiva o presidente da feira, Amauri Schimidt, o prefeito Ulisses Cecchin, a secretária de Educação Evandra Rossi, a rainha do município Betina Rech e a princesa Luana Zaparoli.
Na quinta-feira (20), o convite para a Expo foi feito ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Vilaverde (PT). Os deputados (a), Silvana Covatti (PP), Gilmar Sossella (PDT), Altemir Torteli (PT), Edgar Pretto (PT), Luciano Azevedo (PPS), Gilberto Capoani (PMDB) e Ronaldo Santini (PTB) receberam os representantes da ExpoIbiaçá em seus gabinetes.
Cecchin e Schimidt concederam entrevista à TV Assembléia e Rádio Assembléia. A comitiva também divulgou o evento nos jornais Correio do Povo, Rádio Guaíba, Zero Hora e Rádio Gaúcha.
Em audiência no Palácio Piratini, na sexta-feira (21), o convite oficial foi entregue pelo prefeito Ulisses Cecchin ao governador Tarso Genro. A assessoria do Governo, confirmou na semana passada, a presença do governador, no sábado, dia 19 de novembro, na ExpoIbiaçá.
A abertura oficial da ExpoIbiaçá com a presença de autoridades será na sexta-feira, dia 18, às 19horas no altar campal em frente ao Santuário Nossa Senhora Consoladora. A organização estima que 40 mil pessoas visitem o evento que encerra no dia 20 de novembro e integra as comemorações dos 46 anos de Ibiaçá.

Transa FC é campeão do Super Campeonato

Terminou o Super Campeonato e o Transa FC sagrou-se campeão.
A decisão aconteceu no domingo (30), no estádio Dr. Celso Domingues. Dia perfeito para a prática do futebol. Sol e temperatura amena. As duas melhores equipes, Transa FC e Rota Agrícola/Atlântico, fizeram a grande final recheada de muita expectativa. No Campeonato Citadino, o Transa eliminou a Rota Agrícola/Atlântico nos pênaltis, em Linha Calegari, na fase semifinal. Na sequência venceu o Atlético e ficou com o título.
O Rota Agrícola estava invicto, tanto no Citadino como no Super Campeonato e tinha que dar uma resposta em cima da inesperada eliminação em seus domínios, no campeonato da cidade.
Bola rolando e ninguém se arriscando muitos. As primeiras chances foram aparecendo e para o Transa, que com Marcos Paulo, teve duas oportunidades, principalmente na segunda tentativa onde quase saiu o gol. Marcos Paulo só não fez graças à boa defesa do goleiro Felipe.
O Rota/Atlântico respondia com chutes de fora da área. Primeiro foi com Kuni que passou muito perto do ângulo esquerdo do goleiro Vagner e depois com Paulo Roberto, que acertou o travessão.
No segundo tempo não foi diferente. Muita preocupação e respeito entre as equipes. Ninguém queria levar o gol. A impressão era essa. Não levar gol, depois se possível fazer, tudo bem.
Do jeito que tava não tinha outra saída a não ser ir para os pênaltis e foi o que aconteceu. 0 a 0 no tempo normal.
Já na terceira cobrança o Transa ficou com uma larga vantagem de 3 a 1. Vagner defendeu duas vezes. Mas aí começou a brilhar a estrela do goleiro Felipe que também defendeu duas vezes. 3 a 3 na primeira série.
Converteram para o Transa: Cássio, Chiquinho e Guinho. Erraram Cristóvão e Ânderson Coxão. Para Rota/Atlântico converteram Kuni, Ângelo e André Cerezoli. Erraram Diordani e Gustavo.
Na série de cobranças intercaladas, na terceira batida o Transa garantiu o título. Niti, Marcos Paulo e Lucas Manfron fizeram. Adriano Pato, Paulo Bedendo converteram e Êdi bateu para mais uma defesa do goleiro Vagner.
Impressionante a marca da jovem equipe do Transa FC, que desde 1999 começou a empilhar títulos e não parou mais.
Só neste ano levantou o caneco no Citadino e agora no super Campeonato.
O Transa FC: Vagner, Preto (Mukito), Cássio, Lucas Manfron e Niti. Cesar (Ânderson), Frumi, Chiquinho e Cristóvão. Marcos Paulo e Guinho. Técnico Rudi Piffer.
Rota Agrícola/Atlântico: Felipe, Henriqu (Ângelo), Oderdan, Adriano Pato e André Cerezoli. João Pedro, Gustavo, Diordani e Kuni. Evair (Êdi) e Paulo Roberto. Técnico Ernani Artuzzo.
Arbitragem: Lúcio Agnes com Valdemar Bandeira e Maurício Mariano.
Cartões amarelos: Transa - Preto, Cássio, Frumi, Ânderson e Guinho e vermelho para Mukito.
Rota Agrícola/Atlântico: Cartões Amarelos: João Pedro, Gustavo e Vermelho para João Pedro.
O público compareceu em bom número no estádio.
O terceiro lugar ficou com o Canarinho de São silvestre e o quarto lugar com Juventude de Vila Campos.
Treinador destaque Rudi Piffer do Transa FC.
Goleadores: Marcos Paulo do Transa FC, Paulo Bedendo do Rota Agrícola/Atlântico e Jacir Miotto do Canarinho de São Silvestre.
Melhor goleiro. Vagner Bugone do Transa FC
Revelação: Cesar Sbardelotto do Transa FC e craque do campeonato Lucas Manfron, também do Transa FC. Manfron foi eleito o craque Rádio Tapejara/Ótica Aliance. A equipe esportiva da Rádio Tapejara transmitiu 17 jogos nas três competições. Citadino, Entre Comunidades e Super Campeonato.

Comentário Esportivo - Gilmar Berton

Empresa Cramaro Itália deve se instalar em Tapejara

A empresa Cramaro Itália deve se instalar em Tapejara e iniciar sua produção ainda no início de 2012. A declaração foi do diretor-sócio da empresa, Matteo Gianazza, que esteve no município nos últimos dias avaliando a estrutura da cidade e que visitou o prefeito Seger Menegaz na manhã de segunda-feira (31). Também estavam presentes na visita, Luciano Variza e Marcelo Variza, além do secretário de Indústria e Comércio, Murilo Bée.
De acordo com Gianazza a Cramaro Itália nasceu em 1995 como indústria de cobertura automática e manual para caminhões. Hoje ela está instalada em toda a Europa, Índia e China. Para sua vinda ao Brasil e a Tapejara foi verificado o potencial econômico do local e ainda por haver um já sócio no município. Além disso, explicou que a viabilidade logística da cidade também auxiliou na decisão, já que Tapejara está no centro do RS tendo proximidade com as maiores indústrias do setor, que serão, portanto, os futuros clientes da empresa. “De Tapejara pretendemos partir para o mercado nacional também tendo em vista o ponto logístico e industrial do município”, salientou.
A intenção é começar a produção em início de 2012 com um sistema basilar, parecido ao que foi lançado na Itália, tendo uma estrutura fixa em Tapejara. Os empresários já estão localizando um terreno para a construção de um pavilhão que atenda as necessidades atuais e futuras da empresa. A intenção é produzir todos os setores da Cramaro Itália no Brasil, ou seja, ter o catálogo completo das possibilidades industriais para o setor de transportes e outros.
O empresário italiano agradeceu a todos aqueles que os escutaram e disponibilizaram de seu tempo para recebê-los, não somente em Tapejara, mas também em Porto Alegre e Caxias do Sul. “Eu me sinto lisonjeado em poder trabalhar no Brasil, onde as ideias são propensas a um futuro promissor visto a grande tendência do mercado e a boa situação econômica do país!, declarou.
Menegaz entregou um oficio ao diretor sócio, ressaltando que era uma satisfação muito grande receber os empresários italianos. Para a administração municipal é um orgulho poder contar com a instalação desta empresa no município, “na qual acreditamos ter um mercado promissor, bem como sabemos das boas intenções e da potencialidade da mesma”. O prefeito se colocou a disposição para realizar um protocolo de intenções com o objetivo de futuras instalações da empresa no município.

Vestibulares: inicia período de inscrições nas Universidades da região

Todo ano, em época de vestibular, os jovens e candidatos aos bancos das universidades se fazem a mesma pergunta: e agora, qual profissão escolher? Muitos já têm uma ideia muito clara e mais ou menos realista sobre a profissão que pretendem seguir. Outros ainda em duvida buscam apoio com testes vocacionais e optam por aquilo que lhes parece ideal.
A escolha da instituição também é outro ponto a ser levada em conta, a maior disputa é por vagas em universidades federais. Na região de cobertura do NT, algumas têm reconhecimento do Ministério da Educação. Para se ter uma ideia, o MEC conta com mais de 2,5 mil instituições de ensino superior credenciadas. Tamanha diversidade dificulta a peregrinação dos estudantes em busca de uma formação. Outros, de menor poder aquisitivo, elegem o valor das mensalidades como o aspecto mais importante. Muitos ainda enumeram questões como qualidade de ensino, conceito nas avaliações do governo, corpo docente, infraestrutura e tradição de ensino. Confira um apanhado geral das universidades da região:

URI Campus de Erechim

As inscrições vão até o dia 28 de novembro, pela internet: www.urivestibular.com.br. A prova única acontecerá no dia 03 de dezembro, das 14h às 18h.
No Campus de Erechim serão oferecidos 26 cursos, totalizando 1080 vagas: Administração/Linha de Formação Específica em Administração (60); Administração/Linha de Formação Específica em Comércio Internacional (40); Agronomia (40); Ciência da Computação (50); Ciências Biológicas/bacharelado (30); Ciências Biológicas/licenciatura (40); Ciências Contábeis (60); Direito (60 diurno e 60 noturno); Educação Física/licenciatura (30); Educação Física/bacharelado (30); Enfermagem (40); Engenharia Agrícola (30); Engenharia Civil (50); Engenharia de Alimentos (30); Engenharia Mecânica (50); Farmácia (40); Fisioterapia (40); Letras/Língua Portuguesa (30); Letras/Inglês (30); Matemática (30); Nutrição (40); Odontologia (40); Pedagogia (30); Psicologia (40); Química/licenciatura (30) e Química Industrial (30).

UPF – Universidade de Passo Fundo

Inscrições abertas até 21 de novembro pelo site http://vestibular.upf.br, na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi. Para 58 cursos de graduação. A data da prova é 26 de novembro, em toda a estrutura multicampi (Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Sarandi).
O investimento é de R$ 25 para os treineiros e cursos do Grupo 1, e R$ 50 para os cursos do Grupo 2. Como nos processos seletivos anteriores, os cursos são divididos. No Grupo 1, os candidatos fazem somente a prova de Redação e no Grupo 2, além da Redação, respondem provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.
Todos os cursos estarem habilitados a oferecerem bolsas parciais e integrais pelo ProUni, estão sendo disponibilizados outros benefícios: a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para o curso de Enfermagem e a Bolsa FUPF, que oferece gratuidade de 50% para 17 cursos de graduação. A UPF também está credenciada a oferecer o Fies, recentemente remodelado e possibilitando ingresso contínuo permanente, com juros de 3,4% ao ano. Além deste financiamento, a instituição mantém convênios com prefeituras municipais.
A lista completa de cursos oferecidos e todos os detalhes do Vestibular de Verão da UPF podem ser conferidos no site vestibular.upf.br ou pelo Disque-Vestibular: 0800 701 8220.

FAT – Faculdade Anglicana de Tapejara

O processo seletivo da FAT 2012 é inovador e adaptado às suas necessidades e possibilidades, o candidato poderá agendar o dia e o horário de realização da prova. As provas poderão ser realizadas entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro, de segunda a sexta-feira, nos três turnos ou no sábado, manhã ou tarde.
Nesta edição estão sendo oferecidos três cursos: Administração e os novos Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, todos à noite, sendo os dois primeiros com duração de 8 semestres.
Informações e inscrições: (54) 3344-1153 ou www.fatrs.com.br.

Ideau – Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai

As inscrições para o Vestibular de Verão da Faculdade Ideau estão abertas até 30 de novembro. São oferecidas vagas para os cursos de Administração (50), Agronomia (50), Ciências Contábeis (50), Educação Física (40), Medicina Veterinária (50), Pedagogia (35), Turismo (35), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35) e Tecnologia em Design de Moda (35). Os candidatos podem fazer sua inscrição através do site: www.ideau.com.br. O valor da inscrição é R$ 30 reais.
Outras informações: vestibular@ideau.com.br ou pelo fone: (54) 3341.6600. A prova do Vestibular de Verão da Faculdade Ideau é única e acontecerá na sexta-feira, 02 de dezembro de 2011, às 19h30min.
O processo seletivo conta ainda com o Projeto Recomeçar para candidatos acima de 25 anos que realizam apenas a prova de Redação. A Instituição é credenciada no Prouni, Fies e oferece também bolsa própria chamada Bolsideau. O edital para inscrição para as Bolsas IDEAU é sempre lançado no início do semestre.

Dê olho nos prazos de inscrição

URI – 28 de novembro
UPF – 21 de novembro
FAT – 28 de novembro
IDEAU – 30 de novembro

Datas das provas

URI – 26 de novembro
UPF – 26 de novembro
FAT – 28 de novembro a 03 de dezembro
IDEAU – 02 de dezembro

Rotary Club de Tapejara lança Banco Oncológico

Alusivo ainda as atividades do Outubro Rosa, o Rotary Club, promoveu na quinta-feira (27), palestra com o tema Família e a Pós-modernidade, com o Dr. Cezar Augusto Detoni.
O evento no Centro Cultural contou com a participação de autoridades locais e de artistas locais: Grupo Alma de Taura; Alana, Ana Carla e Valéria; e Lucia Scariot. Todos cantaram, tocaram e encantaram o público presente.
Na oportunidade foi lançado o Banco de Perucas Oncológicas, que contou com a presença de Marino Bordin e sua esposa Clemes, representantes do Rotary Club Sananduva, que destacaram a importância da existência do banco, incentivando o grupo de Tapejara a ter muitas peças.
Conforme a presidente da entidade, Carla Mangoni, a renda arrecada nos próximos eventos promovidos pelo Rotary Club Tapejara, será destinada a aquisição de perucas. “O clube está aceitando doações, quem desejar fazer as doações pode entrar em contato com os integrantes da entidade. O funcionamento do Banco acontecerá da mesma maneira como é feito com os materiais ortopédicos, empréstimo em forma de comodato” - destacou.

Primeiro as Damas: peça teatral será apresentada em novembro

Domingo, dia 13, no Centro Cultural, às 20h30 com os atores Cris Pereira e Lucas Krug

Com mais de 7 milhões de acessos no you tube, 500 apresentações e um público de 400 mil expectadores estarão em Tapejara, no domingo (13), com os atores Cris Pereira e Lucas Krug.
Conforme o diretor e Produtor do espetáculo Eduardo Holmes, a peça conta com criações engraçadas de personagens do cotidiano, satirizando situações com irreverência.
No palco os atores dão vida ao locutor de rádio Rodsom dos Anjos, Claudiovaldo Nogueira (flanelinha e empresário dos guardadores de carro), Jorge da Borracharia, o Nerd Frederico Alberto, Seu Cuca, idoso ranzinza e Gaudério Fagundes cantor e compositor de paródias e causos. Utilizando as técnicas do Stand-up Comedy onde o ator necessita estar atento a recepção do publico e ter capacidade de improviso.
Ingressos antecipados no Auto Posto Scariot e Lojas Volpato. Informações (54) 3344-1038.

Amostra Científico Cultural do IABRBT alia teoria e prática

Escola também abriu amostra para a visitação de alunos de escolas públicas
Durante um ano alunos de 5ª série ao 1º ano do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco se dedicaram a pesquisar sobre tema de livre escola para expor fora das paredes da suas salas de aula durante a Amostra Científico Cultural realizada na sexta-feira (21), no ginásio da escola.
Para a coordenadora Pedagógica, Fernanda Scharff, a atividade foi uma construção dos professores e alunos da escola, “o projeto foi desenvolvido dentro do tema deste ano, Diversidade Cultural, os professores ainda em fevereiro formataram a metodologia que foi bem aceita pelos alunos que se desafiaram a pesquisar assuntos de seu interesse. A amostra motivou os alunos que se empenharam em mostrar os seus trabalhos” – disse.
Ao todo foram apresentados 18 trabalhos que envolviam experiências científicas, aspectos culturais, amostra literária e xadrez gigante coordenado pelos alunos do ensino médio, com o auxilio do professor de xadrez, Roger Ghidini e da professora de artes, Mariângela Posser, “as peças foram confeccionadas pelos alunos do 1º ano do ensino médio com material reciclável e serão utilizadas na escola pelos demais alunos” – informou Fernanda.
Segundo a orientadora Educacional da instituição, Juliane Simonetto, “os alunos se dividiram em grupos, buscaram um tema durante as aulas e foram acompanhados pelos professores das disciplinas escolhidas. Essa atividade faz parte de uma grande pesquisa que eles realizaram” – contou.
Durante a amostra também houve a visitação de alunos das escolas públicas de Tapejara e comunidade. Estima-se que 500 pessoas visitaram a feita nos três turnos.