quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ibiaçá comemora 46 anos e realiza 10ª ExpoIbiaçá

No dia 22 de novembro o município de Ibiaçá comemora 46 anos de emancipação. Neste ano a programação de comemoração será conjunta à realização da 10ª ExpoIbiaçá (18 a 20 de novembro).
A colonização de Ibiaçá teve início na segunda década do século XX. Inicialmente se chamada Nova Fiume, para recordar um local semelhante a este que existia na Itália, de onde foram originários os ancestrais dos imigrantes, e que pelas características topográficas se parecia muito com esta Vila.
Vila Nova Fiume, passou a ser o 12° Distrito de Lagoa Vermelha e seu nome foi alterado, passando a chamar-se Ibiaçá, que significa Fonte de Água Cristalina, na língua indígena.
A partir de 1921, a Vila começou a receber novos moradores que trouxeram o desenvolvimento com a primeira serraria, que trabalhava no aproveitamento dos pinheiros para a construção de novas casas. Logo foram implantados a primeira casa de negócios, o primeiro hotel, a primeira ferraria e um moinho.
A emancipação político-administrativa de Ibiaçá foi em 22 de novembro de 1965. Conta hoje com cerca de 5 mil habitantes tendo na agricultura sua principal base econômica.

Prefeito Ulisses Cecchin convida população para participar da Feira

Novo Tempo - Como o Sr. analisa a realização da ExpoIbiaçá?
Ulisses Cecchin - A ExpoIbiaçá, hoje em sua 10ª edição, mostra para o Estado, todo o potencial econômico e produtivo do Município, nos mais variados segmentos expondo aos visitantes o grande espírito empreendedor do povo ibiaçaense, do agronegócio, da indústria, da agroindústria, do comércio, do artesanato e da prestação de serviços.
NT - Qual a parceria do Poder Público com a Associação?
U.C - Desde muito tempo, quando se iniciou a feira em nosso Município, o Poder Público vem contribuindo para seu desenvolvimento. Nessa gestão ficamos bem mais próximos da Acisai e de suas necessidades. Assim como na edição anterior, neste ano também os recursos financeiros despendidos pelo Município são significativos contribuindo com a qualidade da ExpoIbiaçá.
NT - Quais são as principais obras e investimentos da Administração?
U.C - Quanto às obras e investimentos estamos focados, prioritariamente, em ações que proporcionem uma melhor qualidade de vida e oportunidades aos nossos munícipes e que também possam resgatar a imagem de nossa cidade perante à comunidade local e regional. Destacamos, especialmente, os empreendimentos que geraram empregos e renda, com investimentos no segmento empresarial, a construção e melhorias das ruas de nossa cidade e a construção da Escola de Educação Infantil, bem como a aquisição de equipamentos e máquinas visando à melhoria da nossa frota, para melhor atender as aspirações da população ibiaçaense. Os investimentos nesses quase três anos de gestão, superam a casa de 5 milhões de reais.
NT - O que se projeta para o próximo ano em termos de novas realizações?
U.C - Está previsto a pavimentação asfáltica no entorno da Praça Pe. Narciso Zanatta, integrando o amplo projeto de revitalização da mesma. O projeto de pavimentação participativa com a pavimentação em paralelepípedos de mais ruas. O início da execução do projeto de intervenção urbana no Bairro Vila Nova, a construção de moradias populares, e ainda, a melhoria de acessos às propriedades rurais.
NT - Seu comentário sobre os 46 anos de Ibiaçá e seu histórico de Romarias.
U.C - Fazer parte dessa comunidade e da história de Ibiaçá é motivo de orgulho, pois o meu convívio é desde sua emancipação e o fiz participando, ativamente, visando o seu desenvolvimento e o seu progresso. Sempre participei de Associações, Clubes, Instituições e Comissões discutindo os destinos e as ações para melhor atender os ibiaçaenses, porque é assim que se constroi uma comunidade forte. Como cidadão, me empenhei todos os dias na construção e manutenção de um município maior.
NT - Sua mensagem à população neste marco histórico para Ibiaçá.
U.C - Quero neste momento de alegria, de confraternização, de colheita de resultados, parabenizar toda a comunidade ibiaçaense pelos 46 anos de emancipação político administrativa e agradecer a todos aqueles que contribuíram para o crescimento desta sociedade, independente do segmento que atuou, da quantidade e da qualidade com que o fez. Grandes obras podem ser feitas de pequenas coisas, de pequenos gestos, mas sempre iniciam do anseio e dos sonhos de cada um de nós.

Presidente da Câmara fala sobre os trabalhos e a ExpoIbiaçá

Novo Tempo - Como o Sr. avalia os trabalhos do Poder Legislativo em 2011?
Hilário Durigon - Na condição de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, analiso o desempenho do Legislativo Municipal neste ano, como bom, pela harmonia que temos entre esta edilidade, especialmente na apreciação e votação dos projetos encaminhados pelo Executivo, sendo a maioria aprovados por unanimidade, demonstrando com isso o bom entendimento dos Administradores. Aproveitando esta oportunidade, quero na condição de Presidente agradecer a todos os vereadores ibiaçaenses por estas atitudes em prol do desenvolvimento do nosso município.
NT - Quais os principais Projetos aprovados pela Casa no decorrer de 2011?
H.D - Destacamos, entre os principais projetos aprovados neste exercício, os de pavimentação asfáltica e de calçamentos na ruas da cidade, auxílios e parcerias com as comunidades do interior do município, através das Associações. Foram aprovados também projetos importantíssimos nas áreas da Saúde e Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Como exemplo citamos a continuidade do convênio com a Apae de Tapejara, aquisições de veículos e contratação de profissionais na área da Saúde, dentre outros. E mais os projetos destacados no PPA, LDO e Lei Orçamentária para 2011.
NT - A Câmara é parceira na realização da ExpoIbiaçá. Qual a expectativa para o evento?
H.D - A Câmara é parceira e apoia todas as iniciativas para o bom andamento da 10ª edição da ExpoIbiaçá. Temos a expectativa de um evento de pleno êxito em toda a sua programação. Esperamos, juntamente com as visitas já confirmadas de autoridades municipais, estaduais e federais, poder contar com a presença dos visitantes de toda a região, onde bons negócios e oportunidades o esperam. Em nome do Poder Legislativo, estendo os agradecimentos a todos os envolvidos com a programação da 10ª Expoibiaçá, que não mediram esforços para o êxito do evento
NT - Sua mensagem aos munícipes pelos 46 anos de Ibiaçá.
H.D - Deixamos uma mensagem de esperança, de sucesso a todos, não só na 10ª ExpoIbiaçá, mas no desenvolvimento do nosso município, já que notamos o pleno crescimento do mesmo, esperando sempre contar com o apoio da população ibiaçaense em todos os atos que venham elevar o nome de Ibiaçá. Há grandes sonhos da Administração Pública em trabalhar para que os sonhos da população sejam realizados num futuro bem próximo. Por fim parabenizamos a todos os munícipes pela passagem do 46° aniversário de emancipação político-administrativa de Ibiaçá.


Presidente da Acisai relata a organização da 10ª edição



Novo Tempo - Sua avaliação sobre o desafio da realização da feira.
Amauri Schmidt - Um aprendizado. A vida me colocou frente a frente com novos desafios, onde tive que encarar e abdicar de muitas coisas por este desafio nos últimos meses. Mas sei que está valendo a pena, vejo nos olhos do povo de Ibiaçá o orgulho do evento e do nosso município.
NT - Como foram os trabalhos de organização da ExpoIbiaçá?
A. S - Começaram no mês de março, com as contratações dos shows e captação de patrocinadores, mas nos últimos 90 dias os trabalhos foram intensos, pois não sou um especialista e nem um promotor de evento. Então foi na base da pesquisa e opinião de colegas, afinal já estamos na 10ª edição do evento.
NT - O empresariado local se envolveu de maneira positiva com a feira?
A.S - A Acisai hoje conta com 70 empresas associadas, onde 35 (50%) estarão expondo no evento, e mais 15 empresas do município não associadas, portanto serão mais de 50 expositores de Ibiaçá, isso nos deixa orgulhoso do comprometimento da sociedade com o evento nos passando a segurança e a aprovação do nosso trabalho.
NT - A parceria com a Prefeitura serviu de alicerce na promoção do evento?
A. S - É o nosso principal incentivador, não somente financeiro, mas em todos os momentos como na divulgação do evento, fizemos uma boa parceria, afinal é o nome de Ibiaçá que carregamos. Estamos gratos pelo apoio, a Acisai já organiza o evento pela 10ª edição e este apoio vem aumentando nos últimos anos. Nos orgulhamos de organizar 100% do evento e termos parceiros tão dedicados como a Prefeitura Municipal.
NT - Seu convite para toda a grande região para que prestigie a feira, que terá também grande show nacional.
A.S - Convido toda a população regional a visitar o nosso município, conhecer as potencialidades de Ibiaçá e região, passar um fim de semana diferente, visitando a cidade e, às noites, conferindo as nossas atrações musicais, em especial na noite de sábado com um show de Milionário & José Rico, ao vivo no palco. Venham para Ibiaçá estamos esperando não só de braços, mas também de coração aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário