quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PH do Planeta: experimento Global para o Ano Internacional da Química

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos participaram do maior experimento de Química do Mundo. O experimento PH do Planeta tem como objetivo analisar o PH das águas de diversas partes do planeta a fim de verificar os índices de acidez, alcalinidade ou neutralidade da mesma. O PH tem importância fundamental para a vida aquática dos seres vivos e através destas análises é possível comparar os valores encontrados em amostras de água potável, não tratada, de diferentes lugares do mundo.
Para o experimento foram analisadas amostras de água do interior do município de Tapejara, das localidades de Linha Calegari, São Braz, São Silvestre e São Domingos e os valores ficaram entre 6,4 e 6,2, numa média de 6,3 para o município, levemente ácido e dentro da normalidade para as águas analisadas.
Para a turma 205, que realizou o experimento, a atividade despertou o interesse à investigação e à iniciação científica. Os professores Lairton Três e Rosdaéli Menegaz orientaram os trabalhos que contou também com a participação da diretora Maristela Baseggio. Os resultados podem ser acompanhados pelo site http://qnint.sbq.org.br/agua/ e a promoção da atividade é da Sociedade Brasileira de Química em comemoração ao Ano Internacional da Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário