terça-feira, 28 de maio de 2013

Amunor: presidente faz reivindicações dos municípios

O prefeito de Tapejara e também presidente da Associação dos Municípios do Nordeste (Amunor) do Rio Grande do Sul, Seger Luiz Menegaz, participou na segunda-feira, dia 20, do encontro regional do programa de Interiorização 2013 da Famurs. O evento reuniu prefeitos de 92 cidades das Associações do Nordeste (Amunor), Alto Uruguai (Amau) e Zona da Produção (Amzop) em Erechim e aproveitou para destacar algumas reivindicações dos municípios integrantes da associação.

Entre as reivindicações está os asfaltamentos das rodovias que ligam tais municípios, principalmente o melhoramento na RS 463 que liga Tapejara a Coxilha e RS 467, que liga Tapejara a Ibiaçá. Na área da Educação, Menegaz disse que a Amunor não medirá esforços para assegurar recursos para o transporte escolar, professores e condições físicas de prédios escolares, mas também lembrou que está preocupado com a possibilidade do fechamento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Sananduva. O presidente ainda solicitou a atenção especial para a inclusão da região em programas e a liberação de recursos para os municípios na área da saúde e agricultura, como para o aparelhamento dos hospitais regionais e programas para a permanência do homem no campo. A questão indígena também foi levantada pelo presidente, informando que a Amunor tomou posição no sentido de defender os municípios e produtores, visando preservar a ordem, a segurança, e principalmente o direito à propriedade, para que todos possam usufruir e produzir em suas terras, evitando grandes reflexos negativos na economia local.

De acordo com o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, o objetivo da Interiorização é ampliar o conhecimento técnico dos gestores, aproximar a federação das administrações e estimular a participação das prefeituras nos temas relacionados ao municipalismo. "Também temos o propósito de conhecer melhor as demandas dos municípios. É uma oportunidade de ouvirmos aquilo que os prefeitos têm a dizer", acrescentou Vanazzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário