sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conheça a novidade: tratamento com luz intensa pulsada

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é um equipamento com tecnologia Israelense, desenvolvido para tratamento estético e que começou a ser utilizado no Brasil em 2003. O sistema da luz pulsada são fontes de luz não laser,que apresentam diferentes comprimentos de onda(luz) e agem seletivamente na estimulação do colágeno e sobre pigmentos-melanina(pele e pêlos) e hemoglobina(vasos). São usados filtros diferentes para cada finalidade e o resultado, que é gradual, pode ser notado logo na primeira sessão. Porém são necessárias em média 6-8 sessões, para obter um resultado satisfatório. Os pêlos mais escuros tem resultado mais rápido do que pêlos mais claros, e o tratamento pode ser feito em homens e mulheres. A melhor época de utilizar a LIP é no outono-inverno, quando as temperaturas são baixas e a exposição solar é menor. O tratamento pode ser feito em todas as regiões do corpo, é bem tolerado e não requer afastamento das atividades diárias.

Indicações para o uso da LIP são:

· Remoção de Pêlos: Os pêlos não crescem continuamente, havendo alternância de fases de crescimento e repouso, que constituem o ciclo do pêlo. O pêlo apresenta 3 fases: anágena, catágena e telógena. A fase anágena é o alvo do aparelho de LIP, única fase do ciclo do pêlo na qual o aparelho de luz é eficaz.

· Foliculites(pêlos inflamados): este é um dos problemas dermatológicos mais comuns, que traz desconforto tanto para homens quanto para mulheres. Para eles o problema é maior na região da barba, para elas o local mais problemático é a virilha. A LIP tem por objetivo a destruição do folículo piloso.

· Manchas: o tratamento promove uma mudança substancial e visível na aparência da pele, resultando em uma pele mais jovem e saudável,podem ser utilizados ácidos para se obter um resultado mais efetivo. Essas mudanças devem ocorrer com mínimo risco e sem que o paciente tenha que se ausentar das suas atividades.

· Fotorejuvenescimento Facial: a melhora da aparência das rugas, tamanho dos poros e na textura da pele, ocorre através da produção de colágeno subdérmico e intradérmico.

· Lesão vascular(angiomas, rosáceas, varizes, varicoses): a luz é absorvida, preferencialmente, pelos vasos superficiais da pele, que são assim coagulados e gradualmente absorvidos pelo organismo. Algumas discromias(hipo ou hiperpigmentação) podem ocorrer, porém não apresentam risco ao paciente.

· Acne: a LIP visa proporcionar a atenuação da acne e das cicatrizes de acne com melhora significativa da região tratada.

As contra-indicações no uso da LIP são: gravidez, radioterapia/quimioterapia, herpes ativo, tatuagens, bronzeado ativo, peles negras, histórico de quelóides, diabetes descompensada. Alguns cuidados são necessários antes,durante e depois do tratamento, por isso sempre consulte o profissional, para uma avaliação e tratamento eficaz. Considerando a formação acadêmica do Fisioterapeuta, entendemos que a utilização da LIP por este profissional está totalmente amparada pela Resolução COFFITO 80/87. Os valores das sessões são a partir de R$ 60,00.





Julia Canali

Fisioterapeuta



Nenhum comentário:

Postar um comentário