sexta-feira, 7 de maio de 2010

Congresso Internacional das Linguagens da URI reunirá educadores de todo o país

Evento que acontecerá de 25 a 28 de maio está com inscrições abertas

Grandes nomes ligados à educação nacional e do exterior estão sendo aguardados com muita expectativa para o IV Congresso Internacional das Linguagens, promovido pela URI-Campus de Erechim entre os dias 25 a 28 de maio. O evento tem como meta divulgar e apresentar sugestões de ação diante dos novos paradigmas educacionais em implantação no país.
Já na conferência de abertura, marcada para a noite do dia 25, no Salão de Eventos da Universidade, o professor Celso Antunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, irá apresentar as novas maneiras de ensinar e de aprender.
Na manhã seguinte, às 8h, lideranças ligadas ao Ministério da Educação, Câmara dos Deputados, e Secretaria Estadual de Educação, entre outras, estarão abordando o novo plano nacional de educação. Segundo a equipe organizadora, as proposições da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), desencadeadas pelo Ministério de Educação, ainda carecem de maior compreensão.
O círculo de debates sobre a educação atual, na tarde do dia 26, com a presença de coordenadores de educação e secretários municipais, pró-reitores, diretores e professores, também está sendo muito aguardado, assim como a palestra sobre a gestão democrática na escola com o professor Vitor Henrique Paro, da Universidade de São Paulo.
À tarde do dia 27, com a realização de “A Gurizada no SENELP”, será o momento em que alunos das escolas terão um encontro com o escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, o convidado especial para este tradicional evento.
No dia 28, pela manhã, outro momento muito esperado será o debate sobre línguas estrangeiras e tecnologia, e que contará com a presença de representantes do consulado da Inglaterra, da embaixada da Espanha, da Universidade de Misiones (Argentina), e do Conselho Rio-grandense de professores de espanhol. Estarão em debate a pesquisa e o ensino da língua espanhola e os desafios que necessitam de maior clareza e posicionamento por parte das agências formadoras de profissionais da educação.
A linguagem, o ensino e as tecnologias será o tema da conferência de encerramento, na parte da tarde, com o professor Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire.
Dentro do Congresso estarão sendo realizados o VIII Seminário Nacional do Ensino de Língua Portuguesa (SENELP); o VII Seminário Internacional do Ensino de Língua Estrangeira (SINELE); e o IV Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas (SILEN).
Além de uma série de conferências, o evento irá oferecer também muitos minicursos. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.uricer.edu.br até o dia 19 de maio. Professores da rede estadual de ensino, conforme o Diário Oficial do dia 1º de abril último, estão liberados do ponto para participar do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário