quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comemoração da Imigração Italiana em Sananduva

A influência da cultura italiana na formação do Município de Sananduva é sentida de forma intensa nos aspectos humanos, sociais, políticos, econômicos e religiosos. Podemos afirmar que 90% da população é formada por descendentes italianos. Ao referir-se à cultura do povo sananduvense é impossível desassociá-la da cultura dos imigrantes italianos devido a sua marcante predominância e riqueza dos usos e costumes. Esta também é uma realidade semelhante para outros municípios danossa região.
Várias são as etnias que contribuíram no desenvolvimento de Sananduva, mas é reconhecido o mérito dos colonos italianos no legado do dinamismo e a força de vontade de trabalhar na busca do progresso. Como reconhecimento à saga italiana, a Famiglia Trentina de I’mmigranti Sananduva, com o apoio e o incentivo da Administração Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, elaborou um plano de ações para ser desenvolvido no período de maio/09 a maio/10, tendo em vista a data de 20 de maio de 2010, quando a Imigração Italiana completará 135 anos no Rio Grande do Sul e 108 da Colônia de Sananduva. O trabalho objetiva mobilizar a sociedade sananduvense, em especial descendentes de italianos, para festejar e recordar a cultura italiana.
A imigração italiana deixou (e ainda deixa) muitas contribuições. Uma delas é o filó, que consistia basicamente num encontro de pessoas na casa de alguém, com o objetivo de rezar, dialogar, jogar, realizar trabalhos manuais e cantar. Nessas ocasiões, não podia faltar vinho, polenta, pão, queijo e salame. Os filós pararam de acontecer na década de 40, por causa da Segunda Guerra Mundial, quando foram proibidos os encontros de família para não se falar o italiano.
Para melhor desenvolvimento do projeto e interação com as comunidades interioranas do Município, onde os costumes dos imigrantes italianos são ainda vividos diariamente, a Comissão Organizadora planejou o resgate dos filós italianos. Para tanto foram nucleadas as localidades, conforme manifestação de interesse pelos respectivos Conselhos Comunitários, e assim foram realizados os Filós nas comunidades de Guabiroba Alta, Quati Alto, São João do Forquilha, Rio Júlio, Nossa Senhora do Carmo, Mão Curta e Secção São Domingos.
O Filó Italiano é um momento forte de resgate da tradição, num evento gastronômico e repleto de recordações e apresentações culturais. O sucesso do evento, no primeiro ano de sua realização, foi comprovado pela maciça participação da população sananduvense. E, também, os Filós provaram ser um momento de forte integração dos descendentes italianos com descendentes de outras etnias, estas de igual importância no enriquecimento cultural de nossa amada Sananduva.
Arlete Lúcia Bombarda
Coordenadora da Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti - Sananduva

Nenhum comentário:

Postar um comentário