segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Comunidade Indígena Carreteiro realiza eventos no Dia das Crianças

As atividades alusivas ao Dia das Crianças, na Comunidade Indígena Carreteiro interior do Município de Água Santa, tiveram início na quinta-feira (11) e se estenderam até a sexta-feira (12).

No dia 11 foram realizadas atividades na Escola Indígena Almerão Domingues, voltadas às crianças Kaingang. Ao meio dia foi servido gratuitamente, um churrasco para todos os alunos envolvidos, com distribuição de doces e presentes.

No dia 12, as atividades envolveram toda a Comunidade Indígena Carreteiro. Ao meio dia, como é realizado em todos os anos, foi servido um churrasco de confraternização. Para o almoço, a carne servida foi obtida na própria comunidade com gado de corte produzido no local. A bebida, também servida gratuitamente para todos, foi obtida com recursos captados através de trabalhos gerados na comunidade, tais como, produção de tijolos, lavoura comunitária, horto medicinal e outros, o que mostra o trabalho realizado na Comunidade Indígena Carreteiro.

Também foi realizada a entrega de um Caminhão Caçamba e uma Retroescavadeira, 0km, para uso das atividades realizadas na comunidade; ambos derivados de projeto iniciado em 2003 com a implantação da Linha de Transmissão Campos Novos/SC – Santa Marta, Passo Fundo/RS, pela empresa ETAU e TAESA/RJ, como complemento das medidas compensatórias pela implantação da linha de transmissão elétrica pela Terra Indígena Carreteiro.

O Projeto já havia contemplado anteriormente a Comunidade Indígena Carreteiro com: R$ 35mil para custeio de lavouras comunitárias e aquisição de mudas de árvores nativas; Execução de Projeto de Educação Ambiental durante um ano; compra e distribuição de 1.600 toneladas de calcário; compra e distribuição de 100 toneladas de calcário; R$ 88 mil em material de construção.

O Projeto veio para coroar o trabalho que é realizado na Comunidade, pois ao contrário do que muitos pensam e taxam os indígenas como bêbados e desocupados, a Comunidade Indígena Carreteiro atua nas mais diversas áreas, tais como: produção de tijolos, com uma ampla e bem estruturada olaria; bovino leite e bovino corte, que atendem à demanda da comunidade e o excedente é comercializado; horto medicinal, que produz remédios, pomadas e multimisturas para uso dos habitantes da comunidade; produção agrícola, com lavouras individuais e ainda uma lavoura comunitária donde o lucro obtido é utilizado para a manutenção da comunidade.

A Comunidade Indígena Carreteiro vem recebendo visita de vários grupos de alunos e até universitários de outros municípios e até de outros estados, destaque para um grupo de universitário da Alemanha que vieram para conhecer o trabalho realizado no Horto Medicinal cultivado na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário