sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Morre Alceu Basso, advogado fundador da Rádio Tapejara

 
Faleceu às 20 horas de segunda-feira (21), no Hospital Santo Antônio de Tapejara, aos 79 anos o personagem principal para a implantação da primeira Rádio em Tapejara: Alceu Basso.

O advogado Alceu sempre teve vontade de instalar um serviço de radiodifusão em Tapejara, pois diariamente ouvia, na década de 40, um serviço de alto falante, instalado no alto do Café do Florenal. Alí, Antônio Borba, então fiscal da Cantina Ughini, tocava discos de valsas e tangos, atingindo o centro da Vila Tapejara, ainda Distrito de Passo Fundo. Esse menino (Alceu) conseguia ajudar Borba nas transmissões, pois era apaixonado por microfone. E assim passaram-se muitos anos.

Em 1956, emancipado o distrito, Alceu Basso já era recem-casado, e em 1960 formou-se na primeira turma de advogados da Universidade de Passo Fundo.

Mas nunca saiu de sua cabeça a ideia de dotar o município de uma emissora de rádio. Para tal, no início da década de 1980, conseguiu reunir um grupo de tapejarenses idealistas e compor uma sociedade, saindo logo a campo, em Brasília para requerer a concessão.

Foi assim, que em 27 de novembro de 1982, entrou no ar, o se grande sonho: a Rádio Tapejara.

Basso foi diretor da emissora até 1991 e a conduziu com pulsos firmes e muita dedidação.

O corpo foi velado na capela Mortuária São Cristóvão e na tarde de terça-feira (22), foi realizada a missa de corpo presente na Igreja Matriz e logo após foi sepultado no Cemitério Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário