quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tapejarenses integram a comitiva gaúcha na Nova Zelândia

Empresários do Agronegócio do Estado foram visitar a Nova Zelândia, o projeto foi idealizado pela Frente Parlamentar do Agronegócio (FrenteAgro), da Assembleia Legislativa, coordenado pelo deputado Estadual, Jerônimo Goergen (PP).
Nessa comitiva estão 7 tapejarenses, incluindo o diretor Presidente do Grupo Bom Gosto, Wilson Zanatta e o prefeito de Tapejara, Seger Menegaz (PMDB). Segundo informações da assessoria de imprensa da Bom Gosto, a visita ao país tem o objetivo de possibilitar o contato com tecnologias e práticas que tornaram a pequena nação da Oceania uma referência na produção de leite e líder no ranking mundial de exportações do setor. O roteiro, que inicia em Auckland, passa pelas cidades de Rotorua, Palmerston North e Wellington, para visitação a fazendas, empresas do setor, instituições de ensino e órgãos como a Autoridade Neozelandesa de Segurança Alimentar (Zealand Food Safety Authority) e o Ministério da Agricultura e Florestas (Ministry of Agriculture and Forestry).
Conforme o roteiro a primeira visita do grupo foi a visita a uma fazenda de gado de leite, em Palmerston North, os viajantes conhecerão outras estâncias de gado e, também, de criação de ovelhas e de suínos. No caminho para Wellington, a visita será a uma fazenda produtora de ovos. O roteiro da comitiva gaúcha inclui uma parada em uma mega-store de suprimentos para fazendas.
Antes de retornarem ao Brasil a comitiva irá conhecer as instalações da Tetra Pak. A comitiva deve passar também pela cidade de Rotorua, com rota por Desert Road, Mts Ngauruhoe e Ruapehu.
A Nova Zelândia tem um dos maiores índices de produtividade agrícola do mundo, onde se destaca a prática da agricultura familiar, em que o proprietário trabalha, inclusive terceirizando serviços, muitas vezes fazendo a produção apenas com contratos já fechados.
Como coordenador da Frenteagro, Jerônimo está confirmando reuniões com os sindicatos rurais de Carazinho, São Miguel das Missões, Palmeira das Missões e Tapejara, onde as experiências da Nova Zelândia de novas tecnologias em produção, principalmente de leite, vão ser apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário