sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Médico passo-fundense é eleito Presidente de Congresso Brasileiro

O neurocirurgião passo-fundense, Dr. Leonardo Frighetto foi eleito presidente do II Congresso Brasileiro de Radioneurocirurgia. O evento ocorreu nos dias 12 e 13/11 no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. O congresso ocorre a cada dois anos, reunindo especialistas do Brasil e convidados da América Latina, Estados Unidos e Europa. Além disto, o evento é mutidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas, incluindo neurologia, neurocirurgia, radioterapia, oncologia, endocrinologia e física médica.
A radioneurocirurgia é uma das técnicas mais avançadas da neurocirurgia minimamente invasiva, ou seja, com pouca agressão ao paciente. Esta técnica permite o tratamento de lesões cerebrais, incluindo tumores malignos, benignos e malformações artério-venosas, através da aplicação precisa de radiação focalizada somente na lesão a ser tratada, preservando assim o tecido cerebral normal próximo a área envolvida. O tratamento é realizado sem a necessidade de internação hospitalar, somente com anestesia local e sem nenhum tipo de incisão cirúrgica.
A utilização da radioneurocirurgia está aumentando em todo o mundo, como uma das principais alternativas em casos de câncer avançado, em conjunto com a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. No caso de tumores benignos e malformações arterio-venosas, ela pode ser a única alternativa de tratamento quando localizadas em áreas do cérebro que não são acessíveis a cirurgia ou apresentam um alto risco cirúrgico. Além disto, ela pode ser utilizada em conjunto com a neurocirurgia convencional para o tratamento de lesões que não puderam ser ressecadas totalmente.
O Dr. Leonardo Frighetto foi escolhido para presidir o Congresso Brasileiro por ter sido um dos pioneiros desta área em nosso país. Com especialização por dois anos em um dos maiores serviços do mundo, na Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos (UCLA), foi um dos organizadores do Serviço de Radiocirurgia do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. Este foi o primeiro serviço do sul do país a contar com a técnica mais moderna da radiocirurgia atual denominada de radiocirurgia com micro-multilâminas. Em função disto, o Dr. Frighetto é o neurocirurgião com maior experiência e maior número de casos de radioneurocirurgia realizados no sul do país. Atualmente, desenvolve também suas atividades profissionais junto ao Serviço de Neurologia e Neurocirurgia de Passo Fundo (SNN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário