sexta-feira, 8 de abril de 2011

Paparico assume Amunor e reivindica investimentos do Estado e da União

Dentre as metas está o fortalecimento da entidade, resgate histórico e criação do Consórcio Regional de Saúde

O prefeito de São João da Urtiga, Ederildo Paparico Bacchi (PDT) assumiu na sexta-feira (01) a presidência da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense – Amunor. A posse foi realizada durante a reunião mensal dos prefeitos no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira em Tapejara.
Além dos 18 prefeitos dos municípios que compõe a associação prestigiaram a solenidade o secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Ivar Pavan, o presidente da Emater, Lino De David e o deputado Estadual, Altemir Tortelli (PT).
Pavan em seu discurso abordou temas importantes aos municípios da região como o projeto de expansão da cadeia leiteira e o investimento nas cooperativas agrícolas, se comprometendo com as demandas da Amunor no que se refere ao primeiro setor.
Para De David que assume pela segunda vez a presidência da Emater, “o setor industrial brasileiro é grande importador, no entanto depende da exportação de tecnologia e equipamentos, ao passo que o agronegócio se destaca no cenário econômico mundial por investir em tecnologia nacional e exportar conhecimento”.
O presidente da Emater também expôs a situação de endividamento e falta de funcionários, “assumi a entidade com diversas dividas e com falta de funcionários, há também outros problemas sérios, mas que precisaremos enfrentar para que a Emater cumpra com a sua função principal que é assessorar os produtores, ir a campo e oportunizar novas maneiras de manter o agronegócio rentável. Precisamos muito que os conselhos municipais de agricultura nos subsidiem com informações e solicitem melhores praticas para os seus municípios”.
Em seu pronunciamento de posse, Paparico ressaltou que os governos precisam reconhecer a importância econômica e política da região Nordeste e destinar maior volume de recursos para os setores de infreestrutura, saúde, educação e agroindústria familiar. A reivindicação está embasada no planejamento estratégico elaborado pelo Corede Nordeste e Agencia de Desenvolvimento da Amunor.
“A região da Amunor precisa ser reconhecida pela força de trabalho do seu povo e não podemos mais aceitar migalhas em troca de nosso trabalho e de nossas riquezas. Queremos fortalecer ainda mais nossa entidade para defender investimentos em estradas, fortalecimento e criação de novas unidades de agroindústrias e formação do consórcio intermunicipal de saúde” – destacou o presidente.
Dentre as demais metas para a Amunor o presidente destacou também a criação de um site para servir de espaço de noticias para os municípios, estudo e lançamento de um livro contando sobre a trajetória da associação, “nossa meta principal, no entanto é a criação do consórcio regional de saúde, queremos centralizar a compra de medicamentos, elevar a remuneração dos profissionais de saúde, reduzir os custos dos municípios e melhorar o atendimento ao cidadão no setor de saúde”, explicou.
A nova diretoria quer maior atenção dos governos, Estadual e Federal, na política de investimentos que contemple o desenvolvimento regional que pulou da 22ª para a 16ª colocada no ranking de desenvolvimento regional do Dieese, “a conquista é resultado da força econômica dos minifúndios, responsáveis pela maior parte da geração e distribuição de renda na região Nordeste, última região a ser colonizada no Estado. Queremos que mais segmentos das comunidades participem do processo de fortalecimento da Amunor, os agricultores, empresários, alunos, professores, representantes de outras entidades se sintam responsáveis pelo crescimento. As nossas reuniões precisam ter a participação de toda a sociedade” – desafiou o novo presidente.
Fazem parte da Amunor: Água Santa, Barracão,Cacique Doble, Caseiros, Ibiaçá,Ibiraiaras Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro.
Nova diretoria: Presidente: Ederildo Paparico Bacchi (PDT) – São João da Urtiga; Vice-presidente: Jacir Luiz Slongo (PTB) – Santo Expedito do Sul; Vice-pesidente: Ferdinando Dallagnol (PMDB) – Ibiraiaras; Secretário: César Beuren (PT) – Paim Filho; Secretário: Pedro Grassi (PP) – São José do Ouro; Tesoureiro: Roberto Girardi (PMDB) – Santa Cecília do Sul; Tesoureiro: Aparício Mendes de Figueiredo (PP) – Barracão; Conselho Fiscal: Seger Menegaz (PMDB) – Tapejara, Avilson Lazzarin (PMDB) – Maximiliano de Almeida; Suplente Conselho Fiscal: Getúlio Cerioli (PDT) – Lagoa Vermelha, Antônio Caldato (PMDB) – Sananduva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário