terça-feira, 26 de abril de 2011

Vereadores discutem Saúde

Definidas funções dos Bombeiros e Salvar/SAMU em Tapejara

A sessão na Câmara de Vereadores de Tapejara da última segunda-feira (18) discutiu sobre saúde com a presença do presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara, Ramir Zulian, comandante da Corporação do CBVT, Pedro Ramos e representante do Salva/SAMU, enfermeiro, Fábio Biolchi da Costa.
Zulian repassou a palavra ao comandante, Pedro Ramos, que falou sobre a corporação e o trabalho que está desenvolvendo após reunião com o SAMU para especificar o que compete a cada entidade.
“Os Bombeiros ficarão responsáveis pelos acidentes de trânsito, busca e salvamento, incêndios, quedas e acidentes de trabalho. As pessoas estão acostumadas a ligar aos bombeiros e mesmo com o SAMU continuam ligando. A grande dificuldade esta na comunicação, pois o programa necessita que seja ligado para uma central em Porto Alegre o que leva mais tempo” – explanou Ramos.
O tempo resposta de menos de 5 minutos, “isso fez com que a população estivesse acostumada a uma sistemática de atendimento mais ágil, pois os bombeiros vão até o local para atender a ocorrência o que não ocorre com o SAMU” – disse o comandante.
Para o enfermeiro que falou no Legislativo em nome do SAMU, “as pessoas precisam ligar para o número 192, que é gratuito, e lá será atendido pela equipe da central em Porto Alegre, por um médico que através das descrições sobre os sintomas irá acionar a base de Tapejara que irá fazer o atendimento. É importante que a população saiba que caso o atendimento seja negado pela central a SAMU do município não ficará sabendo. O que aconteciam algumas vezes é que algumas pessoas chamavam os bombeiros apenas para serem encaminhados ao Hospital Santo Antônio, e o serviço é para urgência” – expôs Costa.
Indagado pelos vereadores Ramos informou que no ano passado segundo o índice de ocorrências foram registrados menos de 30 casos, isto é, até 5%, de pessoas que solicitavam atendimento de forma equivocada. “Lembrando que o serviço da SAMU é apenas para Tapejara, nos outros municípios atendidos pelos bombeiros continuaremos atendendo a todas as ocorrências” – frisou Ramos.
Conforme informou Costa, o SAMU o programa está em funcionamento graças a parceria entre a Secretaria de Saúde, Hospital Santo Antônio e Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara, com dois meses de funcionamento através de chamado pelo telefone 192. “a base em Tapejara não tem autorização para atendimento sem a comunicação da central, mas mesmo com algumas duvidas e a necessidade de dividir os atendimentos mais de 60 pessoas já foram atendidas”.
A burocracia no atendimento do SAMU causou dúvidas no Legislativo onde todos os vereadores fizeram perguntas sobre o atendimento realizado pelo programa uma vez que a população estava habituada ao trabalho desenvolvido pelo CBVT, no entanto, Costa explicou que o atendimento funciona, basta que ao perceber que alguém esteja passando mal, ligue para o 192 e passe todas as informações sobre como está o paciente e endereço de forma correta.
Para urgências hospitalares a população deverá ligar para o 192 e em caso de acidentes com traumas/trânsito deve solicitar ajuda dos bombeiros pelo fone (54) 9995-3027.

Nenhum comentário:

Postar um comentário