segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Projeto de Lei causa polêmica na Câmara de Vereadores
Na sessão ordinária de segunda-feira (14) os vereadores da oposição e a presidente Cledi Hanel (PSB) decidiram deixar em pauta o Projeto de Lei do Executivo nº 014/11, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar por tempo determinado, em caráter excepcional de interesse público, profissionais em áreas deficitárias para atender necessidade temporária de pessoal.
A decisão foi justificada, pois os vereadores acreditavam necessitar de mais esclarecimentos e análises para posterior aprovação. O ato gerou polêmica e alguns boatos. O projeto não criará novos cargos apenas irá recontratar profissionais para a área de educação e saúde, principalmente pelo início das aulas. Segundo as justificativas em breve será feito concurso público para preencher vagas.
Na quinta-feira (17) o prefeito Seger Menegaz convocou sessão extraordinária para aprovação do projeto em caráter de emergência. Durante a sessão houve reunião dos vereadores com a presença da secretária de Educação, Vânia Panisson e a secretária de Saúde, Rosane Merotto, para esclarecer as justificativas do projeto.
Segundo destacou o vereador Paulo Langaro (PDT), “o projeto é importante e poderia sim ter sido votado na segunda-feira, no entanto, a Câmara necessita ser respeitada como um poder independente e com o dever de fiscalizar. Alguns equívocos que aconteceram não foram necessários”.
Ramir Sebbem (PMDB), líder do prefeito na Câmara, optou por um discurso apimentado classificando como politicagem o fato de retardarem a votação de um projeto tão urgente. “Vamos fazer política correta. O povo tem que entender o que é verdade e o que é mentira”, frisou.
O vereador Jurandir Bogoni (PT) também fez uso da palavra para esclarecer que não há nada de mais em solicitar explicações acerca dos projetos. “Tapejara está se aproximando de um período de ditadura, devemos impedir que isto aconteça”.
Umberto Bolsonello (PMDB) usou um tom apaziguador: “acredito que está sendo conturbada a votação por outras razões, precisamos enquanto vereadores analisar o conteúdo do projeto e a sua importância para a população. Deixei recentemente a Secretaria de Saúde e lá necessitamos a contratação de um médico, pois um dos profissionais que atendia no posto do São Cristóvão pediu demissão”.
De acordo com Márcio Bertoglio (PMDB), toda a polêmica poderia ter sido evitada se os vereadores se reunissem na Câmara para analisar e discutir projetos pelo menos uma vez por semana, em dias que não coincidem com as sessões.
Elton Sandini (PDT) também mencionou a importância de haver análises mais cuidadosas, principalmente em projetos que geram grandes impactos financeiros.
A presidente da Casa, Cledi Hanel, disse em seu pronunciamento que a intenção de deixar o projeto ser analisado por mais tempo e solicitar explicações, aconteceu porque a democracia tem essa finalidade. “Fomos eleitos para representar os interesses do povo, uma vez que em breve será aberto edital para concurso público. Queremos que a comunidade entenda que o dinheiro é da população e é dever de todo vereador zelar por isso”. Cledi disse ainda que sua posição não foi tomada para gerar discórdias, mas sim para atender aos vereadores que tinham embasamentos em seus pedidos. “Como presidente da Câmara eu vou tratar todos os vereadores da mesma forma, porque o voto de cada um tem o mesmo peso”, disse. A presidente sugeriu ao prefeito que reavalie o comando da Secretaria de Educação.
O vereador Inézio Cadore (PMDB), foi o último a se pronunciar e preferiu pautar sua fala no teor do projeto.
Todos os vereadores manifestaram suas opiniões e no final da sessão aprovaram por unanimidade o projeto, com exceção do vereador Daniel de Mattos (PP) que não pode estar presente.
Sananduva comemora 56 anos
A Sesmaria Fazenda São João do Forquilha, deu origem a Colônia de Sananduva, fundada em 2 de junho de 1902.
Fiorentino Bacchi, filho de Giovanni e Páscoa Poletti, imigrante italiano nascido em Cizzolo, Província de Mantova, foi o primeiro italiano a chegar nestas terras por volta de 1896. Este imigrante teve um papel muito importante no povoamento da Colônia, pois era quem promovia a venda de lotes aos moradores das antigas colônias italianas da Serra Gaúcha. O sucesso do empreendimento foi tão notável que em novembro de 1907, foi criado o 4° Distrito de Sananduva.
O sonho mais esperado da população sananduvense era conquistar a Emancipação Política. Foram necessárias três tentativas. Somente em 1954 foi criado o Município de Sananduva, formado pelos Distritos de Ibiaçá e São João da Urtiga. O ato de instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955.
Hoje, Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado. Abrange uma área de 494 km², de posição geográfica privilegiada. Segundo os dados do IBGE, possui uma população de 15.359 habitantes. A principal atividade econômica está ligada a agricultura e pecuária. O cooperativismo e a agroindústria ocupam um papel muito importante no desenvolvimento econômico.
Neste ano Sananduva comemorou 56 anos, para isso a Administração Municipal preparou uma programação especial para comemorar o progresso local, a Semana do Município incluiu na lista de atividades evento típicos de 19 a 28 de fevereiro.
Em 2010, muitos investimentos foram realizados nas áreas de educação, saúde, obras, urbanismo, assistência social e outras áreas. "Nosso município cresce a cada dia, por isso temos muitos motivos para comemorar. Na semana de 19 a 28 de fevereiro vamos oferecemos à população de Sananduva uma programação diversificada, com shows musicais, o tradicional Jantar Suíno Fest, a abertura do ano letivo, premiação do Programa Sua Nota Vale Prêmios e as inaugurações de obras iniciadas e concluídas por esta administração”, contou o prefeito Antonio Caldatto se referindo a inauguração dos sanitários públicos na Praça Central e do Mirante Natural. A conclusão destas obras representa maior qualidade de vida e impulsionará o desenvolvimento econômico e turístico de Sananduva.
Festividades típicas e atos públicos marcaram as comemorações
As comemorações iniciaram com o V Jantar Suíno Fest, no sábado (19), nos primeiros jantares informais promovidos pela JCI Sananduva era servido apenas porco à paraguaia. A partir de 2007 começaram a ser incrementados novos pratos suínos no cardápio (como porco recheado, porco à pizza, porco atolado) e o evento recebeu o nome oficial de Suíno Fest. Daí em diante, foi ganhando notoriedade a cada edição e em 2010 passou a compor a programação do aniversário de Sananduva. O coordenador do jantar, Daisson Sasso, explica que o Suíno Fest é um dos projetos de maior destaque da organização, que tem como princípio desenvolver o espírito de liderança e permitir que seus membros tenham a oportunidade de coordenar eventos e liderar equipes de trabalho. Além disso, o evento que reúne grande público também é responsável por fortalecer a suinocultura, umas das atividades de destaque no município, e possibilitar a exposição das potencialidades locais.
Em pronunciamento, o prefeito Antonio Roberto Caldato parabenizou a JCI Sananduva pelo evento e mencionou a satisfação e o orgulho de comemorar o 56° aniversáriodo município. “Se hoje Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado, isso é resultado do trabalho e dedicação de todos aqueles que ao longo da história estiveram presentes, participaram e colaboraram para esse desenvolvimento”, conclui.
Na segunda-feira (21), houve a Abertura do Ano Letivo da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino de Sananduva, na ocasião, o prefeito municipal fez referência aos avanços conquistados na educação que estão gerando resultados visíveis e satisfatórios, frutos de investimento, compromisso e dedicação de todos. Durante a manhã houve palestra com o professor Mauricio de Souza, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de treinamento e desenvolvimento humano. Os temas abordados pelo palestrante foram referentes a motivação e sentido ético.
No turno da tarde na Praça Central Prefeito Antonio Navarini, houve abertura do ano letivo para a comunidade escolar com show de bandas locais, distribuição de kits esportivos para as escolas e entrega da premiação do Programa Sua Nota Vale Prêmios.
Inauguração de obras públicas, na quinta-feira (24), os Sanitários Públicos da Praça Central Prefeito Antonio Navarini e o Mirante Natural localizado entre as ruas Frei Geraldo e Carlos Raymundi. Haverá ainda na segunda-feira (28), Show com Musical JM e entrega da premiação do Programa Sua Nota Vale Prêmios.
Prefeito Beto fala sobre projetos futuros
Entrevistamos o prefeito Antônio Roberto Caldatto para saber mais sobre os dois anos em que está à frente do Executivo e os principais projetos que ainda deverão ser implementados durante o seu mandato. Confira:
Novo Tempo - Como o chefe do Executivo avalia estes 2 anos da Administração?Antônio Caldatto - Estes dois anos foram muito positivos para a nossa Administração. Tivemos a oportunidade de concretizar muitos projetos que estavam incluídos em nosso Plano de Governo. Segundo levantamento da Secretaria da Fazenda, os investimentos do Município atingiram um volume extraordinário neste período.
NT - Quais os principais projetos a serem executados em 2011 e 2012?
A.C.: A Educação continuará sendo prioritária em nosso governo. Vamos apoiar e melhorar os projetos pedagógicos em andamento. Pretendemos ampliar o espaço físico das escolas e concluir a construção do Ginásio de Esportes junto a Escola Municipal Santa Teresinha. Nestes próximos meses, o Programa Sua Nota Vale Prêmios, Primeira Oportunidade e o Projeto Vigilantes Mirins receberão novos incentivos. Na área da Saúde está garantida a parceria com o Hospital Beneficente São João, no atendimento a todos os que necessitarem de assistência médica hospitalar. No setor de Obras, a maior prioridade será a conservação de estradas do interior, construção de calçamento e pavimentação asfáltica em ruas localizadas nos Bairros. Também pretendemos realizar a construção da via Perimetral Prefeito Engenheiro José Carlos Leite e daremos continuidade nas obras de asfaltamento da Rua Ângela Raymundi, do Aterro Sanitário e conclusão da reforma na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Cristóvão.
NT - Sobre o crescimento de Sananduva e novos investimentos.
A.C.: Sananduva vive um momento de intenso progresso. Vários empreendimentos comerciais e industriais estão se instalando e todos vêm recebendo incentivos do Município. Com esses incentivos, a construção civil está a todo vapor. A agricultura e pecuária estão em fase de expansão. A elevação do Índice de Participação do Município no ICMS é uma prova concreta do bom momento vivido pela economia local.
NT - Sua mensagem à população nestes 56 Anos do Município.
A.C.: É com muito orgulho que comemoramos os 56 anos de emancipação político administrativa de nosso Município e exaltamos as conquistas que tivemos ao longo desta história. História construída com muito trabalho daqueles desbravadores que lutaram para abrir os caminhos do progresso. Temos como legado deste povo, a honra, o trabalho e a hospitalidade. E graças a este legado, hoje Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado. E tudo isso é resultado do trabalho e dedicação de todos aqueles que ao longo da história estiveram presentes, participaram e colaboraram de forma concreta no desenvolvimento de Sananduva. A comunidade sananduvense tem sido de fundamental importância em todas estas ações, e também nesta oportunidade mostra a confiança e o desejo de um crescimento ainda maior e futuro brilhante para esta terra, contribuindo com idéias e sugestões para tornar o nosso Município cada vez melhor de se viver, trabalhar e investir. Parabéns comunidade sananduvense pelos 56 anos de emancipação.
Fiorentino Bacchi, filho de Giovanni e Páscoa Poletti, imigrante italiano nascido em Cizzolo, Província de Mantova, foi o primeiro italiano a chegar nestas terras por volta de 1896. Este imigrante teve um papel muito importante no povoamento da Colônia, pois era quem promovia a venda de lotes aos moradores das antigas colônias italianas da Serra Gaúcha. O sucesso do empreendimento foi tão notável que em novembro de 1907, foi criado o 4° Distrito de Sananduva.
O sonho mais esperado da população sananduvense era conquistar a Emancipação Política. Foram necessárias três tentativas. Somente em 1954 foi criado o Município de Sananduva, formado pelos Distritos de Ibiaçá e São João da Urtiga. O ato de instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955.
Hoje, Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado. Abrange uma área de 494 km², de posição geográfica privilegiada. Segundo os dados do IBGE, possui uma população de 15.359 habitantes. A principal atividade econômica está ligada a agricultura e pecuária. O cooperativismo e a agroindústria ocupam um papel muito importante no desenvolvimento econômico.
Neste ano Sananduva comemorou 56 anos, para isso a Administração Municipal preparou uma programação especial para comemorar o progresso local, a Semana do Município incluiu na lista de atividades evento típicos de 19 a 28 de fevereiro.
Em 2010, muitos investimentos foram realizados nas áreas de educação, saúde, obras, urbanismo, assistência social e outras áreas. "Nosso município cresce a cada dia, por isso temos muitos motivos para comemorar. Na semana de 19 a 28 de fevereiro vamos oferecemos à população de Sananduva uma programação diversificada, com shows musicais, o tradicional Jantar Suíno Fest, a abertura do ano letivo, premiação do Programa Sua Nota Vale Prêmios e as inaugurações de obras iniciadas e concluídas por esta administração”, contou o prefeito Antonio Caldatto se referindo a inauguração dos sanitários públicos na Praça Central e do Mirante Natural. A conclusão destas obras representa maior qualidade de vida e impulsionará o desenvolvimento econômico e turístico de Sananduva.
Festividades típicas e atos públicos marcaram as comemorações
As comemorações iniciaram com o V Jantar Suíno Fest, no sábado (19), nos primeiros jantares informais promovidos pela JCI Sananduva era servido apenas porco à paraguaia. A partir de 2007 começaram a ser incrementados novos pratos suínos no cardápio (como porco recheado, porco à pizza, porco atolado) e o evento recebeu o nome oficial de Suíno Fest. Daí em diante, foi ganhando notoriedade a cada edição e em 2010 passou a compor a programação do aniversário de Sananduva. O coordenador do jantar, Daisson Sasso, explica que o Suíno Fest é um dos projetos de maior destaque da organização, que tem como princípio desenvolver o espírito de liderança e permitir que seus membros tenham a oportunidade de coordenar eventos e liderar equipes de trabalho. Além disso, o evento que reúne grande público também é responsável por fortalecer a suinocultura, umas das atividades de destaque no município, e possibilitar a exposição das potencialidades locais.
Em pronunciamento, o prefeito Antonio Roberto Caldato parabenizou a JCI Sananduva pelo evento e mencionou a satisfação e o orgulho de comemorar o 56° aniversáriodo município. “Se hoje Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado, isso é resultado do trabalho e dedicação de todos aqueles que ao longo da história estiveram presentes, participaram e colaboraram para esse desenvolvimento”, conclui.
Na segunda-feira (21), houve a Abertura do Ano Letivo da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino de Sananduva, na ocasião, o prefeito municipal fez referência aos avanços conquistados na educação que estão gerando resultados visíveis e satisfatórios, frutos de investimento, compromisso e dedicação de todos. Durante a manhã houve palestra com o professor Mauricio de Souza, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de treinamento e desenvolvimento humano. Os temas abordados pelo palestrante foram referentes a motivação e sentido ético.
No turno da tarde na Praça Central Prefeito Antonio Navarini, houve abertura do ano letivo para a comunidade escolar com show de bandas locais, distribuição de kits esportivos para as escolas e entrega da premiação do Programa Sua Nota Vale Prêmios.
Inauguração de obras públicas, na quinta-feira (24), os Sanitários Públicos da Praça Central Prefeito Antonio Navarini e o Mirante Natural localizado entre as ruas Frei Geraldo e Carlos Raymundi. Haverá ainda na segunda-feira (28), Show com Musical JM e entrega da premiação do Programa Sua Nota Vale Prêmios.
Prefeito Beto fala sobre projetos futuros
Entrevistamos o prefeito Antônio Roberto Caldatto para saber mais sobre os dois anos em que está à frente do Executivo e os principais projetos que ainda deverão ser implementados durante o seu mandato. Confira:
Novo Tempo - Como o chefe do Executivo avalia estes 2 anos da Administração?Antônio Caldatto - Estes dois anos foram muito positivos para a nossa Administração. Tivemos a oportunidade de concretizar muitos projetos que estavam incluídos em nosso Plano de Governo. Segundo levantamento da Secretaria da Fazenda, os investimentos do Município atingiram um volume extraordinário neste período.
NT - Quais os principais projetos a serem executados em 2011 e 2012?
A.C.: A Educação continuará sendo prioritária em nosso governo. Vamos apoiar e melhorar os projetos pedagógicos em andamento. Pretendemos ampliar o espaço físico das escolas e concluir a construção do Ginásio de Esportes junto a Escola Municipal Santa Teresinha. Nestes próximos meses, o Programa Sua Nota Vale Prêmios, Primeira Oportunidade e o Projeto Vigilantes Mirins receberão novos incentivos. Na área da Saúde está garantida a parceria com o Hospital Beneficente São João, no atendimento a todos os que necessitarem de assistência médica hospitalar. No setor de Obras, a maior prioridade será a conservação de estradas do interior, construção de calçamento e pavimentação asfáltica em ruas localizadas nos Bairros. Também pretendemos realizar a construção da via Perimetral Prefeito Engenheiro José Carlos Leite e daremos continuidade nas obras de asfaltamento da Rua Ângela Raymundi, do Aterro Sanitário e conclusão da reforma na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Cristóvão.
NT - Sobre o crescimento de Sananduva e novos investimentos.
A.C.: Sananduva vive um momento de intenso progresso. Vários empreendimentos comerciais e industriais estão se instalando e todos vêm recebendo incentivos do Município. Com esses incentivos, a construção civil está a todo vapor. A agricultura e pecuária estão em fase de expansão. A elevação do Índice de Participação do Município no ICMS é uma prova concreta do bom momento vivido pela economia local.
NT - Sua mensagem à população nestes 56 Anos do Município.
A.C.: É com muito orgulho que comemoramos os 56 anos de emancipação político administrativa de nosso Município e exaltamos as conquistas que tivemos ao longo desta história. História construída com muito trabalho daqueles desbravadores que lutaram para abrir os caminhos do progresso. Temos como legado deste povo, a honra, o trabalho e a hospitalidade. E graças a este legado, hoje Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado. E tudo isso é resultado do trabalho e dedicação de todos aqueles que ao longo da história estiveram presentes, participaram e colaboraram de forma concreta no desenvolvimento de Sananduva. A comunidade sananduvense tem sido de fundamental importância em todas estas ações, e também nesta oportunidade mostra a confiança e o desejo de um crescimento ainda maior e futuro brilhante para esta terra, contribuindo com idéias e sugestões para tornar o nosso Município cada vez melhor de se viver, trabalhar e investir. Parabéns comunidade sananduvense pelos 56 anos de emancipação.
Prefeito viaja para buscar recursos
Seger Menegaz (PMDB) acompanhado pelo vereador, Márcio Bertoglio (PMDB) viajaram para Brasília, na segunda-feira (20), para viabilizar projetos e buscar recursos.
Conforme contato mantido entre a equipe de reportagem do NT e Menegaz via twitter, algumas boas notícias podem ser comemoradas pela população.
Na terça-feira (22), em visita ao gabinete do deputado Federal, Darcisio Perondi (PMDB/RS) houve comprometimento de emenda parlamentar de R$ 100 mil para a aquisição de novo aparelho de ultrasom, recurso este do Fundo Nacional de Saúde. Ainda houve a entrega do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social a secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães e reunião com o diretor do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Leopoldo Alves Júnior, com objetivo de viabilizar a construção da nova escola do Bairro São Paulo, orçada em R$ 1,5 milhão com capacidade para atender 550 alunos do Ensino Fundamental.
Conforme contato mantido entre a equipe de reportagem do NT e Menegaz via twitter, algumas boas notícias podem ser comemoradas pela população.
Na terça-feira (22), em visita ao gabinete do deputado Federal, Darcisio Perondi (PMDB/RS) houve comprometimento de emenda parlamentar de R$ 100 mil para a aquisição de novo aparelho de ultrasom, recurso este do Fundo Nacional de Saúde. Ainda houve a entrega do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social a secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães e reunião com o diretor do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Leopoldo Alves Júnior, com objetivo de viabilizar a construção da nova escola do Bairro São Paulo, orçada em R$ 1,5 milhão com capacidade para atender 550 alunos do Ensino Fundamental.
Tapejara: nomeados novos secretários
A administração municipal realizou a troca de secretários nas pastas Saúde e Habitação. O evento ocorreu na sexta-feira (11), no roll de entrada da prefeitura.
Estiveram presentes do deputado Estadual, Gilberto Capoani (PMDB), prefeito, Seger Menegaz, vice-prefeito Vilmar Merotto, secretários, vereadores, representantes de entidades e de instituições bancárias, além de funcionários públicos.
Quem irá comandar a Habitação será o vereador Ramir José Sebben, para a Saúde a nomeada é Rosane Merotto. Umberto Bolsonello que respondia pela saúde irá assumir uma cadeira na Camara de Vereadores, Paulo Scherer que estava atuando junto a Habitação foi remanejado para o setor de projetos.
Durante o discurso de posse, Sebben, explanou sobre a lealdade partidária, “estou aqui, ocuparei um cargo público devido ao partido. Sabemos que a Secretaria obtém destaque junto à administração e temos o compromisso de fazer as 500 casas”.
Para Menegaz, “Tapejara está no caminho, precisamos garantir projetos que ajudem a população ter saúde, educação, moradia e todos os princípios básicos para uma vida digna” – disse.
Durante a cerimônia os representantes de instituições bancárias do município receberam um relatório atualizado sobre a Habitação contendo planejamento local sobre necessidades e potencialidades.
Estiveram presentes do deputado Estadual, Gilberto Capoani (PMDB), prefeito, Seger Menegaz, vice-prefeito Vilmar Merotto, secretários, vereadores, representantes de entidades e de instituições bancárias, além de funcionários públicos.
Quem irá comandar a Habitação será o vereador Ramir José Sebben, para a Saúde a nomeada é Rosane Merotto. Umberto Bolsonello que respondia pela saúde irá assumir uma cadeira na Camara de Vereadores, Paulo Scherer que estava atuando junto a Habitação foi remanejado para o setor de projetos.
Durante o discurso de posse, Sebben, explanou sobre a lealdade partidária, “estou aqui, ocuparei um cargo público devido ao partido. Sabemos que a Secretaria obtém destaque junto à administração e temos o compromisso de fazer as 500 casas”.
Para Menegaz, “Tapejara está no caminho, precisamos garantir projetos que ajudem a população ter saúde, educação, moradia e todos os princípios básicos para uma vida digna” – disse.
Durante a cerimônia os representantes de instituições bancárias do município receberam um relatório atualizado sobre a Habitação contendo planejamento local sobre necessidades e potencialidades.
Uso de medicamentos em crianças: alguns cuidados que devem ser observados
O uso de medicamentos em crianças deve sempre ser orientado por um pediatra e ter a supervisão dos pais ou responsáveis. Alguns cuidados simples podem evitar intoxicações, alergias ou a administração errada de doses ou medicações.
Siga as recomendações dos pediatras. Não dê medicamentos por conta própria para o seu filho, isto pode ser prejudicial à saúde.
Na hora em que receber uma prescrição para seu filho, assegure-se de que tudo o que foi explicado está devidamente entendido. Em caso de dúvidas, pergunte antes de sair do consultório.
Não dê doses maiores do que as recomendadas ou em intervalos de tempo diferentes daqueles estabelecidos para cada medicação. O excesso de medicação pode trazer danos irreversíveis à saúde. Certifique-se de que a dose está correta.
Não suspenda um medicamento antes do prazo de uso estipulado pelo médico. Qualquer dúvida deve ser conversada com o pediatra.
Informe ao pediatra todos os medicamentos que a criança está usando, para que o médico possa revisar e aprovar o uso combinado desses medicamentos.
Use o dispositivo de dose que acompanha a embalagem do medicamento para oferecê-lo a uma criança. Ou seja, use o conta-gotas, colher medida ou o copo-medida que acompanha a embalagem do medicamento. Não troque por outro dispositivo como colher de chá, colher de sopa, etc. Isso pode alterar a dose que está sendo oferecida à criança. Caso não entenda como usar este dispositivo, NÃO USE. Pergunte primeiro ao médico pediatra sobre o uso correto do medicamento.
Caso seu filho não melhore ou piore, procure imediatamente um médico pediatra.
Qualquer reação da criança ao uso de um novo medicamento deve ser imediatamente comunicada ao médico.
Não deixe medicamentos ao alcance das crianças. Eles devem ser guardados em armários fechados e em uma altura que impeça o acesso das crianças aos mesmos.
Madalena Rotta
Pediatria e Puericultura
Siga as recomendações dos pediatras. Não dê medicamentos por conta própria para o seu filho, isto pode ser prejudicial à saúde.
Na hora em que receber uma prescrição para seu filho, assegure-se de que tudo o que foi explicado está devidamente entendido. Em caso de dúvidas, pergunte antes de sair do consultório.
Não dê doses maiores do que as recomendadas ou em intervalos de tempo diferentes daqueles estabelecidos para cada medicação. O excesso de medicação pode trazer danos irreversíveis à saúde. Certifique-se de que a dose está correta.
Não suspenda um medicamento antes do prazo de uso estipulado pelo médico. Qualquer dúvida deve ser conversada com o pediatra.
Informe ao pediatra todos os medicamentos que a criança está usando, para que o médico possa revisar e aprovar o uso combinado desses medicamentos.
Use o dispositivo de dose que acompanha a embalagem do medicamento para oferecê-lo a uma criança. Ou seja, use o conta-gotas, colher medida ou o copo-medida que acompanha a embalagem do medicamento. Não troque por outro dispositivo como colher de chá, colher de sopa, etc. Isso pode alterar a dose que está sendo oferecida à criança. Caso não entenda como usar este dispositivo, NÃO USE. Pergunte primeiro ao médico pediatra sobre o uso correto do medicamento.
Caso seu filho não melhore ou piore, procure imediatamente um médico pediatra.
Qualquer reação da criança ao uso de um novo medicamento deve ser imediatamente comunicada ao médico.
Não deixe medicamentos ao alcance das crianças. Eles devem ser guardados em armários fechados e em uma altura que impeça o acesso das crianças aos mesmos.
Madalena Rotta
Pediatria e Puericultura
JCI Tapejara promove curso para capacitar lideranças comunitárias
A JCI Tapejara em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Saúde estão realizando o Projeto de Capacitação de Lideranças Comunitárias que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Comarca de Tapejara.
A abertura do circuito de palestras ocorreu na terça-feira (15) e contou com a presença da juíza da Comarca de Tapejara, Raquel Bozza Pianezzolla, prefeito Seger Menegaz, presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel, vigário Pe. Élio Marsiglio, membros da JCI Tapejara e diretores de comunidades do interior.
O programa de capacitação contempla muitas informações, ligadas a parte técnica voltadas à gestão, além de outros temas. Na primeira noite houve as palestras sobre as estruturas funcionais dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A juíza, Lilian explanou sobre a estrutura e como funciona o Poder Judiciário, “a função fundamental do judiciário é resolver atritos” – resumiu.
A juíza ainda falou sobre alguns projetos que pretende desenvolver para tornar o poder mais próximo da comunidade, “há anos o judiciário é considerando distante da população, mas essa sistemática tende a mudar, estamos pensando em como operacionalizar canais para diminuir essas distancias e manter a comunidade informada sobre o andamento dos processos”.
Também relatou sobre a realidade do município, “Tapejara está crescendo em termos populacionais e econômicos e juntos com isso aumentam também o numero de processos, para se ter uma idéia em 2005 a comarca tinha cerca de 3 mil processos, atualmente esse numero é de 7 mil” – justificou.
Cledi Hanel, em sua palestra explicou sobre o funcionamento do Legislativo e alguns aspectos históricos referentes a Câmara de Vereadores de Tapejara, “nos fomos eleitos para representar os interesses da população, ainda que não tenhamos poder para fazer as leis, temos o dever de fiscalizar para que as leis estejam, de acordo com o bem estar da população. Todos podem entrar em contato com o vereador e sugerir que ele busque melhorias a sua comunidade” – explicou.
O prefeito Menegaz explicou sobre o papel do Executivo frente às comunidades, a forma de conseguir recursos para eventos e infraestrutura e pontuou a importância das lideranças do interior na reivindicação de obras que possam beneficiar as comunidades.
“É de suma importância que as comunidades se organizem e aproveitem oportunidades como estas para atuarem cada vez mais. A administração está sempre disposta a ajudar. Mas é preciso que para isso existam um planejamento”.
Na abertura a presidente da JCI, Édina Pereira, destacou que a entidade tem em sua missão a formação de lideranças e preparar os jovens para que atuem na comunidade, “preparamos o curso pensando em agregar conhecimento e práticas às atividades que as comunidades já realizam, todos os facilitadores são membros da JCI. Esta é uma forma de cumprimos nossa missão dando à comunidade aquilo que aprendemos dentro desta organização”.
Segundo o coordenador do projeto, Laurimar Coronetti, “o objetivo é auxiliar com informações, ferramentas e técnicas que proporcionarão um resultado significativo diante do desafio de estarem à frente de uma entidade”
Ainda no cronograma de palestras contam assuntos como: Responsabilidade Social, Voluntariado, Terceiro Setor, Objetivos do Milênio, Oratória, Liderança, Administração de reuniões, Gestão financeira, Marketing e Captação de Recursos e Avaliação.
A abertura do circuito de palestras ocorreu na terça-feira (15) e contou com a presença da juíza da Comarca de Tapejara, Raquel Bozza Pianezzolla, prefeito Seger Menegaz, presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel, vigário Pe. Élio Marsiglio, membros da JCI Tapejara e diretores de comunidades do interior.
O programa de capacitação contempla muitas informações, ligadas a parte técnica voltadas à gestão, além de outros temas. Na primeira noite houve as palestras sobre as estruturas funcionais dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A juíza, Lilian explanou sobre a estrutura e como funciona o Poder Judiciário, “a função fundamental do judiciário é resolver atritos” – resumiu.
A juíza ainda falou sobre alguns projetos que pretende desenvolver para tornar o poder mais próximo da comunidade, “há anos o judiciário é considerando distante da população, mas essa sistemática tende a mudar, estamos pensando em como operacionalizar canais para diminuir essas distancias e manter a comunidade informada sobre o andamento dos processos”.
Também relatou sobre a realidade do município, “Tapejara está crescendo em termos populacionais e econômicos e juntos com isso aumentam também o numero de processos, para se ter uma idéia em 2005 a comarca tinha cerca de 3 mil processos, atualmente esse numero é de 7 mil” – justificou.
Cledi Hanel, em sua palestra explicou sobre o funcionamento do Legislativo e alguns aspectos históricos referentes a Câmara de Vereadores de Tapejara, “nos fomos eleitos para representar os interesses da população, ainda que não tenhamos poder para fazer as leis, temos o dever de fiscalizar para que as leis estejam, de acordo com o bem estar da população. Todos podem entrar em contato com o vereador e sugerir que ele busque melhorias a sua comunidade” – explicou.
O prefeito Menegaz explicou sobre o papel do Executivo frente às comunidades, a forma de conseguir recursos para eventos e infraestrutura e pontuou a importância das lideranças do interior na reivindicação de obras que possam beneficiar as comunidades.
“É de suma importância que as comunidades se organizem e aproveitem oportunidades como estas para atuarem cada vez mais. A administração está sempre disposta a ajudar. Mas é preciso que para isso existam um planejamento”.
Na abertura a presidente da JCI, Édina Pereira, destacou que a entidade tem em sua missão a formação de lideranças e preparar os jovens para que atuem na comunidade, “preparamos o curso pensando em agregar conhecimento e práticas às atividades que as comunidades já realizam, todos os facilitadores são membros da JCI. Esta é uma forma de cumprimos nossa missão dando à comunidade aquilo que aprendemos dentro desta organização”.
Segundo o coordenador do projeto, Laurimar Coronetti, “o objetivo é auxiliar com informações, ferramentas e técnicas que proporcionarão um resultado significativo diante do desafio de estarem à frente de uma entidade”
Ainda no cronograma de palestras contam assuntos como: Responsabilidade Social, Voluntariado, Terceiro Setor, Objetivos do Milênio, Oratória, Liderança, Administração de reuniões, Gestão financeira, Marketing e Captação de Recursos e Avaliação.
Acisat aposta na capacitação e preza pela pontualidade
A Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Tapejara (Acisat), realizou a primeira reunião para apresentar o Plano de Ação na noite de terça-feira (15), no restaurante Velho Casarão. Empresários de vários segmentos prestigiaram a reunião sob liderança da presidente, Roselaine Girardi Roman, que iniciou pontualmente com a bênção do padre Élio Marsiglio. O plano da área de Serviços foi explanado por Luciano Zanchetta; do Conselho Industrial por Joel Perera; do Conselho de Agropecuária por Vandereli Piva; do setor de Finanças e Patrimônio por Laurimar Coronetti; do Conselho de Comércio por Janriê Colussi; do Conselho Social por Eliane Pirolli.
No discurso da presidente Roselaine, a palavra de ordem foi interatividade e pontualidade. “São características de um líder”, frisou. Ela destacou como meta para 2011 o aumento de 10% no quadro social. O estatuto também deverá ser alterado para que se adapte a atual conjuntura.
Na reunião também foi anunciada a formação do Comitê Feminino que tem o objetivo de desenvolver ações para fortalecer a mulher profissional. “Não queremos competir com os homens. Queremos juntar forças. Para mim é um desafio muito grande. Espero poder melhorar ainda mais as atividades dos empresários (as)”, considerou.
Conforme a presidente, neste ano não haverá a campanha Mega Prêmios - Acisat. O foco será a capacitação de empresários e funcionários, o que contribui com a qualidade dos serviços prestados na indústria e comércio. O Troféu Marcas de Quem Faz, não será mais realizado anualmente, mas sim a cada dois anos.
Outra inovação nas reuniões mensais será o Espaço do Associado, um tempo destinado para que empresários possam apresentar sua empresa aos colegas associados. A empresa Aral Cabinas foi a primeira convidada. O empresário Jean Sacon falou sobre a atuação da empresa, que completa 10 anos no município, e os novos investimentos feitos no início deste ano.
O advogado Sidnei Teixeira também fez uso da palavra para explicar sobre os feriados que ocorrerão. Segundo ele o carnaval é um dia normal de trabalho e não é considerado feriado. “Para folgar neste dia deverá haver um acordo entre empregado e empregador”, alertou.
No discurso da presidente Roselaine, a palavra de ordem foi interatividade e pontualidade. “São características de um líder”, frisou. Ela destacou como meta para 2011 o aumento de 10% no quadro social. O estatuto também deverá ser alterado para que se adapte a atual conjuntura.
Na reunião também foi anunciada a formação do Comitê Feminino que tem o objetivo de desenvolver ações para fortalecer a mulher profissional. “Não queremos competir com os homens. Queremos juntar forças. Para mim é um desafio muito grande. Espero poder melhorar ainda mais as atividades dos empresários (as)”, considerou.
Conforme a presidente, neste ano não haverá a campanha Mega Prêmios - Acisat. O foco será a capacitação de empresários e funcionários, o que contribui com a qualidade dos serviços prestados na indústria e comércio. O Troféu Marcas de Quem Faz, não será mais realizado anualmente, mas sim a cada dois anos.
Outra inovação nas reuniões mensais será o Espaço do Associado, um tempo destinado para que empresários possam apresentar sua empresa aos colegas associados. A empresa Aral Cabinas foi a primeira convidada. O empresário Jean Sacon falou sobre a atuação da empresa, que completa 10 anos no município, e os novos investimentos feitos no início deste ano.
O advogado Sidnei Teixeira também fez uso da palavra para explicar sobre os feriados que ocorrerão. Segundo ele o carnaval é um dia normal de trabalho e não é considerado feriado. “Para folgar neste dia deverá haver um acordo entre empregado e empregador”, alertou.
Orange Design desenvolve embalagens do Chaves para a Pietrobon
Sempre em busca de inovações e novidades no ramo de alimentos e candies, a Pietrobon fechou contrato com a Televisa do México para produzir e comercializar produtos com a marca Chaves.
Em um primeiro momento, foram produzidos dois ovos de páscoa, ambos com brindes e brinquedos inclusos, e, já está em estudo e desenvolvimento, o lançamento de mais produtos com a marca.
Segundo Douglas Cadini, sócio da Orange Design, empresa responsável pelo design das embalagens, “foi um projeto inovador e interessante, onde tivemos a oportunidade de desenvolver embalagens diferenciadas, conquistando a aprovação da Televisa do México, empresa responsável pelos direitos de uso de Roberto Gómez Bolaños”.
O seriado Chaves foi criado em 1971 no México e é exibido no Brasil desde 1984. Em 2007, ganhou uma versão animada que atualmente é exibido pelos canais SBT e Cartoon Network. A estratégia é atingir o público admirador da série e também dos desenhos animados.
Em um primeiro momento, foram produzidos dois ovos de páscoa, ambos com brindes e brinquedos inclusos, e, já está em estudo e desenvolvimento, o lançamento de mais produtos com a marca.
Segundo Douglas Cadini, sócio da Orange Design, empresa responsável pelo design das embalagens, “foi um projeto inovador e interessante, onde tivemos a oportunidade de desenvolver embalagens diferenciadas, conquistando a aprovação da Televisa do México, empresa responsável pelos direitos de uso de Roberto Gómez Bolaños”.
O seriado Chaves foi criado em 1971 no México e é exibido no Brasil desde 1984. Em 2007, ganhou uma versão animada que atualmente é exibido pelos canais SBT e Cartoon Network. A estratégia é atingir o público admirador da série e também dos desenhos animados.
Clima de otimismo marca lançamento da 12ª Expodireto Cotrijal
A meta para a 12ª edição da feira é superar os números do ano passado que ultrapassaram R$ 500 milhões em negócios
Com um discurso forte e motivador, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, falou sobre a Expodireto Cotrijal. Com destaque para a história de sucesso da feira, que iniciou em 2000, e hoje colhe os frutos com um caráter internacional, inovador, proporcionando tecnologia para o homem do campo.
Outro aspecto abordado por Mânica foi a respeito das perspectivas de safra para as culturas de verão, o que também deve gerar reflexos nos números da feira.
Por fim o presidente da Expodireto Cotrijal dedicou atenção especial para a presença das lideranças políticas que prestigiaram o evento, com destaque para o governador do Estado do RS, Tarso Genro, chamando a atenção para a importância de duas rodovias que fazem ligação com Não-Me-Toque, ERS 451, e RS 142.
Para Mânica o desafio será superar os números da edição de 2010, que teve a comercialização de R$ 512 milhões, 168 mil visitantes e 328 expositores, além de 50 países. "Projeto esta feira como uma grande oportunidade para o setor agropecuário nacional. Nestes cinco dias da Expodireto, o Brasil todo estará olhando para Não-Me-Toque e para a nossa região, porque lá vão estar as maiores empresas de máquinas e implementos agrícolas, assim como as principais no ramo de sementes e híbridos", enfatizou, acrescentando que, a cada ano, ela torna-se mais internacional
Segundo Genro está sendo estudado junto com os futuros diretores do Banrisul, uma linha de financiamento para o setor, bem como a continuidade das ligações asfálticas entre municípios gaúchos, como a que liga Não-Me-Toque e Carazinho. "Nas próximas horas teremos uma decisão quanto aos investimentos em estradas e ela está entre as prioridades", disse.
Já sobre a possibilidade da vinda da presidente Dilma Rousseff, algo solicitado pelos organizadores, prometeu entrar em contato e intermediar a vinda. "O tempo para o convite e o evento é muito pequeno. Vou conversar com a presidenta pessoalmente e vou pedir para que ela venha. Se não for possível em 2011, que seja no ano que vem", disse, garantindo que estará em um dos dias visitando a Feira com os secretários e em outro, despachando.
A feira acontece de 14 a 18 de março.
Estética é saúde
Há alguns anos a estética era apenas sinal de vaidade tido como fútil e desnecessário, no entanto, atualmente já está sendo tratado com seriedade e já é aliado da saúde. Diversos cursos universitários surgiram com o intuito de formar profissionais comprometidos com a beleza e saúde do cliente.
Outra coisa que mudou também foi à quantidade de tratamentos estéticos a disposição, além dos avanços tecnológicos e pesquisas científicas na área os procedimentos estão ficando cada vez mais acessíveis e as informações chegam com maior rapidez.
Porém não foram apenas os procedimentos, tratamentos e informações que mudaram ao longo dos anos, a mulher também mudou seus hábitos e estilo de vida. Mudanças como a alimentação rica em fibras e não gordurosa, prática de atividades físicas regularmente e abolição de vícios e a adoção de tratamentos estéticos frequentes foram fundamentais para garantir a mulher de hoje muito mais vigor e um corpo mais saudável.
Um exemplo de tratamento ligado tanto a saúde quanto a estética é a drenagem linfática. Surgida em Paris, 1932, considerado um método de massagem altamente especializado, deve ser realizado por profissionais com conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático. Fique atenta pois não existe drenagem linfática profunda, isto é propaganda falsa!
Funciona como um excelente relaxante. Quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam este é um sinal que a drenagem foi bem feita, outro sinal é o funcionamento dos rins onde todas as toxinas são eliminadas naturalmente através da urina.
O tratamento também auxilia na qualidade de vida, pois ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumenta a eliminação de toxinas em até 24 horas.
Qualquer pessoa pode receber a massagem, não precisa necessariamente estar com algum problema, o tratamento somente é contra indicado em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer. Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contra indicações relativas, salvo quando controladas por medicamentos. É indicada para gestantes, principalmente, para aliviar as dores do corpo e inchaços dos últimos meses gestação. Outra ajuda pode ser em períodos menstruais com sintomas fortes de cólicas.
Carmem Janice de Oliveira
Cosmética e Estética UPF
Deuses não têm descanso
Desde que este mundão existe, os homens vivem envolvidos com os deuses, ou os deuses se envolvem com eles. Que se entendam, mas duvido muito!
Duas grandes civilizações surgiram tão poderosas ao ponto de dividirem entre si, em Ocidente e Oriente, o que chamamos de nosso mundo.
Do Ocidente nasceu a religião cristã que aos poucos foi conquistando espaço territorial e espaço nas organizações governamentais que iam dominando cada país existente ou descoberto. Esse relacionamento arriscado entre religião e governo custou caro às populações medievais, principalmente entre os anos 600 a 1200. Uma nuvem negra de terror cobriu o continente europeu, principalmente, e correu aos quatro ventos. O obscurantismo da época causou estragos dispendiosos aos monarcas e ao clero, cada vês mais rico e influente.
Dissidências nos dogmas de fé trincaram o mosaico católico criando inúmeras seitas paralelas. Muitas delas foram abraçadas por países poderosos e belicosos, sendo assim levadas aos outros continentes, inaugurando o confronto de princípios religiosos. Choque de civilizações que até hoje é uma realidade. A religião católica absorveu a monarquia, a autocracia, a ditadura, o parlamentarismo liberal e, soberbamente, a democracia. Adaptou-se para sobreviver, tornar-se muito mais forte e crescer segundo suas orientações dogmáticas.
Da sua capacidade de assimilar o que a modernidade e as mudanças de costumes e valores que os homens e as mulheres conquistaram, emana o poder que sempre exerceu. Tanto nos rituais, como na linguagem, passando pelas vestimentas, a Igreja Católica soube ser moderna, sem arranhar sua pedra fundamental.
Do oriente, com suas milenares civilizações nasceram várias tendências religiosas, muitas delas apenas alicerçadas nas palavras e no raciocínio de filósofos extraordinários. Buda (Sidarta) e Confúcio são as colunas mestras deste templo a céu aberto. Muito distantes das nossas crenças, pois pregavam o desprendimento das coisas materiais. São mais consideradas seitas, pelos seus princípios, do que doutrinas religiosas propriamente ditas, carregadas de proposições incontestáveis e indiscutíveis, como cristianismo, islamismo e judaísmo.
De todas as religiões orientais nenhuma chega próximo ao Islã, em poder, força, submissão e radicalismo. Surgiu por volta dos anos 500 a 600 e varreu as dezenas de países da África, da Indonésia e da Ásia principalmente, o que corresponde a mais de um terço da população existente no planeta. Uma imensa gleba de fiéis acostumados à obediência sem contestação, perigosamente governados por teocracias absolutistas, onde o Estado e a Religião se confundem, mas é ela quem tem a palavra final. Falta ao islamismo a humildade de se adaptar, para beneficiar seu povo, aos sopros modernos da liberdade.
Difícil mesmo vai ser convencer os sheiks, de que não são pequenos deuses e nem os aiatolás, de que não são deuses poderosos. A Democracia parece querer chegar, sem pressa, correr naquelas montanhas de areia não deve ser fácil.
Ainda bem que Alá tem a eternidade a seu favor.
delmardesertao@itake.net.br
Duas grandes civilizações surgiram tão poderosas ao ponto de dividirem entre si, em Ocidente e Oriente, o que chamamos de nosso mundo.
Do Ocidente nasceu a religião cristã que aos poucos foi conquistando espaço territorial e espaço nas organizações governamentais que iam dominando cada país existente ou descoberto. Esse relacionamento arriscado entre religião e governo custou caro às populações medievais, principalmente entre os anos 600 a 1200. Uma nuvem negra de terror cobriu o continente europeu, principalmente, e correu aos quatro ventos. O obscurantismo da época causou estragos dispendiosos aos monarcas e ao clero, cada vês mais rico e influente.
Dissidências nos dogmas de fé trincaram o mosaico católico criando inúmeras seitas paralelas. Muitas delas foram abraçadas por países poderosos e belicosos, sendo assim levadas aos outros continentes, inaugurando o confronto de princípios religiosos. Choque de civilizações que até hoje é uma realidade. A religião católica absorveu a monarquia, a autocracia, a ditadura, o parlamentarismo liberal e, soberbamente, a democracia. Adaptou-se para sobreviver, tornar-se muito mais forte e crescer segundo suas orientações dogmáticas.
Da sua capacidade de assimilar o que a modernidade e as mudanças de costumes e valores que os homens e as mulheres conquistaram, emana o poder que sempre exerceu. Tanto nos rituais, como na linguagem, passando pelas vestimentas, a Igreja Católica soube ser moderna, sem arranhar sua pedra fundamental.
Do oriente, com suas milenares civilizações nasceram várias tendências religiosas, muitas delas apenas alicerçadas nas palavras e no raciocínio de filósofos extraordinários. Buda (Sidarta) e Confúcio são as colunas mestras deste templo a céu aberto. Muito distantes das nossas crenças, pois pregavam o desprendimento das coisas materiais. São mais consideradas seitas, pelos seus princípios, do que doutrinas religiosas propriamente ditas, carregadas de proposições incontestáveis e indiscutíveis, como cristianismo, islamismo e judaísmo.
De todas as religiões orientais nenhuma chega próximo ao Islã, em poder, força, submissão e radicalismo. Surgiu por volta dos anos 500 a 600 e varreu as dezenas de países da África, da Indonésia e da Ásia principalmente, o que corresponde a mais de um terço da população existente no planeta. Uma imensa gleba de fiéis acostumados à obediência sem contestação, perigosamente governados por teocracias absolutistas, onde o Estado e a Religião se confundem, mas é ela quem tem a palavra final. Falta ao islamismo a humildade de se adaptar, para beneficiar seu povo, aos sopros modernos da liberdade.
Difícil mesmo vai ser convencer os sheiks, de que não são pequenos deuses e nem os aiatolás, de que não são deuses poderosos. A Democracia parece querer chegar, sem pressa, correr naquelas montanhas de areia não deve ser fácil.
Ainda bem que Alá tem a eternidade a seu favor.
delmardesertao@itake.net.br
Jogo Rápido
SURPREENDENTE
Contrariando a grande maioria dos prognósticos, a presidente Dilma segue firme no comando da nação, despertando ciúmes, inclusive, nas “viúvas de Lula”. Além de manter as bases da política econômica, dona Dilma mostra mais firmeza e determinação que seu antecessor. Ressalte-se o gesto de grandeza da presidente, nos últimos dias, ao convidar o ex-presidente FHC para uma conversa. Já se ouve os gritos dos sindicalistas e afins... Porém, não havia outra saída para o Brasil a não ser este forte ajuste fiscal. Lamenta-se apenas que as práticas com o congresso e o senado continuam as mesmas: barganha e negociatas com os parlamentares para aprovação de projetos de interesse da população. Enquanto povos de vários países árabes vão às ruas para derrubar seus ditadores sanguinários, por aqui “Sarneis” da vida se perpetuam no poder sem aja um gritinho sequer do povo. Acorda Brasil!
DEVOÇÃO E FÉ
A cada ano que passa Ibiaçá se notabiliza cada vez mais através das romarias. Ano após ano aumenta o número de fiéis que buscam bênçãos, agradecem e celebram Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. O poder público sempre é grande parceiro paróquia na promoção do tradicional evento religioso, que reúne milhares de fiéis de todo o Estado e de outras cidades do Brasil. Parabéns a todos os ibiaçaenses! Que Nossa Senhora continue estendendo suas bênçãos a todos que nela crêem.
ANIVERSÁRIOS
Na segunda, 28/02, o vizinho município de Sananduva estará de aniversário. São 56 anos de história e desenvolvimento, para tanto uma bela programação foi realizada e a Suíno Fest novamente foi um dos pontos altos. Também nas redondezas, Marau e Casca completam aniversário no mesmo dia. Em Marau, cidade comandada pelo prefeito Zanchim, presidente da Famurs, no final de semana acontece a primeira edição do Rodeio Crioulo Internacional.
BAITA FESTA
Merece destaque a grande movimentação em São João da Urtiga por ocasião do 26º Rodeio Crioulo Interestadual e da 1ª Colina da Canção. Méritos ao prefeito Ederildo Paparico Bachi (PDT) e toda sua equipe de trabalho, pela coragem e ousadia na promoção dos eventos, o que projetou ainda mais o nome do município para todo o Rio Grande.
LIBERTADORES
Depois da eliminação precoce no primeiro turno Gauchão a equipe colorada se recuperou na Libertadores. Até a torcida está dando uma trégua para o treinador Celso Roth, que estava ameaçado de demissão. Pelo lado gremista (no momento que escrevo esta coluna o time ainda não jogou na Colômbia) a coisa anda mais tranquila, com a possibilidade da conquista da Taça Piratini e a busca pela classificação na primeira fase da maior competição Sul Americana. O dilema gremista por enquanto está na escalação: um ou dois volantes? Prefiro a coerência, sem deixar a ousadia de lado. E o Tri da América será dos gaúchos?
PENSE NISSO
A ambição universal dos homens é colher o que nunca plantaram.
Adam Smith
Contrariando a grande maioria dos prognósticos, a presidente Dilma segue firme no comando da nação, despertando ciúmes, inclusive, nas “viúvas de Lula”. Além de manter as bases da política econômica, dona Dilma mostra mais firmeza e determinação que seu antecessor. Ressalte-se o gesto de grandeza da presidente, nos últimos dias, ao convidar o ex-presidente FHC para uma conversa. Já se ouve os gritos dos sindicalistas e afins... Porém, não havia outra saída para o Brasil a não ser este forte ajuste fiscal. Lamenta-se apenas que as práticas com o congresso e o senado continuam as mesmas: barganha e negociatas com os parlamentares para aprovação de projetos de interesse da população. Enquanto povos de vários países árabes vão às ruas para derrubar seus ditadores sanguinários, por aqui “Sarneis” da vida se perpetuam no poder sem aja um gritinho sequer do povo. Acorda Brasil!
DEVOÇÃO E FÉ
A cada ano que passa Ibiaçá se notabiliza cada vez mais através das romarias. Ano após ano aumenta o número de fiéis que buscam bênçãos, agradecem e celebram Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. O poder público sempre é grande parceiro paróquia na promoção do tradicional evento religioso, que reúne milhares de fiéis de todo o Estado e de outras cidades do Brasil. Parabéns a todos os ibiaçaenses! Que Nossa Senhora continue estendendo suas bênçãos a todos que nela crêem.
ANIVERSÁRIOS
Na segunda, 28/02, o vizinho município de Sananduva estará de aniversário. São 56 anos de história e desenvolvimento, para tanto uma bela programação foi realizada e a Suíno Fest novamente foi um dos pontos altos. Também nas redondezas, Marau e Casca completam aniversário no mesmo dia. Em Marau, cidade comandada pelo prefeito Zanchim, presidente da Famurs, no final de semana acontece a primeira edição do Rodeio Crioulo Internacional.
BAITA FESTA
Merece destaque a grande movimentação em São João da Urtiga por ocasião do 26º Rodeio Crioulo Interestadual e da 1ª Colina da Canção. Méritos ao prefeito Ederildo Paparico Bachi (PDT) e toda sua equipe de trabalho, pela coragem e ousadia na promoção dos eventos, o que projetou ainda mais o nome do município para todo o Rio Grande.
LIBERTADORES
Depois da eliminação precoce no primeiro turno Gauchão a equipe colorada se recuperou na Libertadores. Até a torcida está dando uma trégua para o treinador Celso Roth, que estava ameaçado de demissão. Pelo lado gremista (no momento que escrevo esta coluna o time ainda não jogou na Colômbia) a coisa anda mais tranquila, com a possibilidade da conquista da Taça Piratini e a busca pela classificação na primeira fase da maior competição Sul Americana. O dilema gremista por enquanto está na escalação: um ou dois volantes? Prefiro a coerência, sem deixar a ousadia de lado. E o Tri da América será dos gaúchos?
PENSE NISSO
A ambição universal dos homens é colher o que nunca plantaram.
Adam Smith
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Samu inicia atividades em Tapejara
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está ativo no município desde a segunda-feira (07). A base de atendimento está localizada no Hospital Santo Antônio, onde conta com os serviços de 5 técnicos em enfermagem e 5 motoristas. Os profissionais foram treinados em Porto Alegre e estarão trabalhando em turnos de revezamento.
Para o funcionamento do serviço foram destinados recursos para o Hospital Santo Antônio, que se garante a destinar leitos e atendimento aos pacientes. Os recursos destinados à prefeitura são utilizados para manutenção do veículo e pagamento da equipe. “Assim, fizemos um convênio com o Hospital para que ele administre o pagamento dos funcionários, uma vez que os técnicos em enfermagem prestam serviços no hospital também”, frisou o secretário de Saúde, Umberto Bolsonello.
O SAMU é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Para solicitar auxílio a pessoa deve ligar para o 192 (ligação gratuita); a ligação é atendida por um médico, na central em Porto Alegre que repassa todas as informações para a base em Tapejara. “Os profissionais daqui só podem sair para atendimento com autorização da regulação”, explicou o secretário. Portanto, as pessoas devem estar cientes que serão atendidos somente casos de urgência.
Bolsonello disse ainda que o SAMU também vai ajudar a desonerar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que tem atendido principalmente os acidentes de trânsito, de forma exemplar.
Para o funcionamento do serviço foram destinados recursos para o Hospital Santo Antônio, que se garante a destinar leitos e atendimento aos pacientes. Os recursos destinados à prefeitura são utilizados para manutenção do veículo e pagamento da equipe. “Assim, fizemos um convênio com o Hospital para que ele administre o pagamento dos funcionários, uma vez que os técnicos em enfermagem prestam serviços no hospital também”, frisou o secretário de Saúde, Umberto Bolsonello.
O SAMU é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Para solicitar auxílio a pessoa deve ligar para o 192 (ligação gratuita); a ligação é atendida por um médico, na central em Porto Alegre que repassa todas as informações para a base em Tapejara. “Os profissionais daqui só podem sair para atendimento com autorização da regulação”, explicou o secretário. Portanto, as pessoas devem estar cientes que serão atendidos somente casos de urgência.
Bolsonello disse ainda que o SAMU também vai ajudar a desonerar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que tem atendido principalmente os acidentes de trânsito, de forma exemplar.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Prefeitos cobram recursos para continuidade de obras acesso asfáltico
A falta de recursos que ameaça a continuidade das obras de infraestrutura, principalmente no que se refere aos acessos asfálticos nos municípios, foi tema da Assembleia Geral de Verão da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro.
Com as presenças do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque e do diretor Geral do Daer, Marcos Ledermann, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa, os prefeitos cobraram o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo anterior.
Frente à platéia formada por 300 prefeitos, o presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin, apelou aos membros do governo para que as obras continuem, já que os benefícios são direcionados, sobretudo, à população.
“Não podemos ver frustrada a expectativa das comunidades a partir de um compromisso assumido pelo governo de que todas essas ações seriam concretizadas” - afirmou Zanchin.
Referente ao Programa Estadual de Acessos Asfálticos, a situação é preocupante, já que 54 contratos em andamento somam um déficit que se aproxima de R$ 500 milhões. Os R$ 67 milhões previstos no orçamento serão destinados a 12 municípios que contam com as obras em fase de finalização, sinalização e pequenos acabamentos.
Segundo o secretário Beto Albuquerque, ao todo são 103 municípios sem acesso asfáltico e o valor para conclusão do programa é de R$ 1,2 bilhão. Ele reiterou, ainda, que o governo do Estado está buscando financiamento junto ao BNDES visando à conclusão de 50% das obras. Esses recursos estão previstos para outubro deste ano, embora as obras possam ser aceleradas no terceiro trimestre de 2011.
No Estado, outras 12 obras contam com ordem de início, além de 7 que estão em processo de licitação, 36 convênios foram repactuados com o Daer, sendo que 10 necessitam, ainda, de estudo ambiental para viabilizar a obra.
Dentre esses acessos contam na lista alguns municípios da região de abrangência do NT são eles: RS 428 ligação entre o município de Água Santa com a BR 285, o trecho de 15 km conta com 77% da obra concluída de um investimento total de R$ 2 bilhões, conforme a lista das 19 prioridades divulgada pela Famurs. Há também no estudo o entroncamento da RS 324 aos municípios de Santo Antonio do Palma e Gentil, obra que está com apenas 24% do total concluída e não conta ainda com valores empenhados, tampouco orçamento previsto para investimentos na mesma situação se encontra o acesso entre a RS 126 e Carlos Gomes que dos 14 km foram concluídos cerca de 35%. Todos eles com contratos em andamento sob a responsabilidade da 6ª Suerintendência do Daer com sede em Passo Fundo.
Com as presenças do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque e do diretor Geral do Daer, Marcos Ledermann, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa, os prefeitos cobraram o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo anterior.
Frente à platéia formada por 300 prefeitos, o presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin, apelou aos membros do governo para que as obras continuem, já que os benefícios são direcionados, sobretudo, à população.
“Não podemos ver frustrada a expectativa das comunidades a partir de um compromisso assumido pelo governo de que todas essas ações seriam concretizadas” - afirmou Zanchin.
Referente ao Programa Estadual de Acessos Asfálticos, a situação é preocupante, já que 54 contratos em andamento somam um déficit que se aproxima de R$ 500 milhões. Os R$ 67 milhões previstos no orçamento serão destinados a 12 municípios que contam com as obras em fase de finalização, sinalização e pequenos acabamentos.
Segundo o secretário Beto Albuquerque, ao todo são 103 municípios sem acesso asfáltico e o valor para conclusão do programa é de R$ 1,2 bilhão. Ele reiterou, ainda, que o governo do Estado está buscando financiamento junto ao BNDES visando à conclusão de 50% das obras. Esses recursos estão previstos para outubro deste ano, embora as obras possam ser aceleradas no terceiro trimestre de 2011.
No Estado, outras 12 obras contam com ordem de início, além de 7 que estão em processo de licitação, 36 convênios foram repactuados com o Daer, sendo que 10 necessitam, ainda, de estudo ambiental para viabilizar a obra.
Dentre esses acessos contam na lista alguns municípios da região de abrangência do NT são eles: RS 428 ligação entre o município de Água Santa com a BR 285, o trecho de 15 km conta com 77% da obra concluída de um investimento total de R$ 2 bilhões, conforme a lista das 19 prioridades divulgada pela Famurs. Há também no estudo o entroncamento da RS 324 aos municípios de Santo Antonio do Palma e Gentil, obra que está com apenas 24% do total concluída e não conta ainda com valores empenhados, tampouco orçamento previsto para investimentos na mesma situação se encontra o acesso entre a RS 126 e Carlos Gomes que dos 14 km foram concluídos cerca de 35%. Todos eles com contratos em andamento sob a responsabilidade da 6ª Suerintendência do Daer com sede em Passo Fundo.
Radiofrequência: o segredo da beleza
Livre-se da flacidez, celulite, estrias, acnes, manchas de expressão e muito mais sem dor
Você já deve ter visto várias famosas lindas na televisão e se perguntado qual o segredo delas, além de maquiagem bem feita, cabelos tratados, unhas com esmaltes da cor da moda existem algumas técnicas modernas que ajudam a manter essa beleza em ordem.
Sabemos que toda a mulher tem seu ponto fraco, algo que queira mudar, não é a toa que o Brasil é o campeão no quesito cirurgias plásticas com fins estéticos, mas existem aquelas pessoas que tem receio de enfrentar o bisturi e todo o pós-operatório, o segredo das famosas é o tratamento com a radiofreqüência.
Isso mesmo. Apenas um aparelho pode fazer muito para ajudar a ficar ainda mais bela. Pois o aparelho de radiofrequência permite realizar diversos tratamentos faciais e corporais de forma indolor e não-invasiva. Indicado para tratamentos de flacidez cutânea, envelhecimento, fibroses e aderências, adiposidade localizada e celulite.
A técnica se resume em produzir a retração no colágeno através de seu aquecimento, promovendo a remodelação e melhorando a flacidez de pele, tanto corporal como facial. O resultado do tratamento é a maior abertura nas expressões, alem de suavizar as rugas naturalmente.
A radiofreqüência também é indicada no tratamento da celulite, pois a elevação da temperatura interna do tecido promove aumento da circulação sanguínea em direção ao tecido conectivo, estimula a drenagem linfática, diminuindo a concentração de toxinas no adipócito, reduzindo assim seu tamanho, melhorando inclusive a gordura localizada.
Nos casos de fibroses e pós-operatórios de lipoaspiração, principalmente aquelas que não são retiradas com tratamentos convencionais, a radiofreqüência é uma solução justamente porque é nas fibroses crônicas que permanecem na região por anos e ficam cada vez mais rígidas que o aparelho age e elimina o problema.
O aparelho é utilizado também na vasodilatação e aumento da circulação sangüínea; aumento da atividade metabólica e enzimática; diminuição da viscosidade dos líquidos; alteração no tecido colagenoso; estimulação nervosa com efeito analgésico; contração das fibras de colágeno.
Indicado para a regeneração de tecidos moles (nos estágios de proliferação e remodelação); processos inflamatórios crônicos; analgesia (não relacionada ao processo inflamatório agudo); aderências e fibroses; cicatrizes hipertróficas e quelóides; celulite; flacidez e envelhecimento cutâneo (elastose); acne em fase cicatricial e edema crônico de membros (associado à elevação).
Agende seu horário pelo fone: (54) 3344.2400 ou visite-nos Rua XV de novembro, 03 sala 03.
Carmem Janice de Oliveira
Graduanda em Cosmética e Estética UPF
Cabelo&Cia
Você já deve ter visto várias famosas lindas na televisão e se perguntado qual o segredo delas, além de maquiagem bem feita, cabelos tratados, unhas com esmaltes da cor da moda existem algumas técnicas modernas que ajudam a manter essa beleza em ordem.
Sabemos que toda a mulher tem seu ponto fraco, algo que queira mudar, não é a toa que o Brasil é o campeão no quesito cirurgias plásticas com fins estéticos, mas existem aquelas pessoas que tem receio de enfrentar o bisturi e todo o pós-operatório, o segredo das famosas é o tratamento com a radiofreqüência.
Isso mesmo. Apenas um aparelho pode fazer muito para ajudar a ficar ainda mais bela. Pois o aparelho de radiofrequência permite realizar diversos tratamentos faciais e corporais de forma indolor e não-invasiva. Indicado para tratamentos de flacidez cutânea, envelhecimento, fibroses e aderências, adiposidade localizada e celulite.
A técnica se resume em produzir a retração no colágeno através de seu aquecimento, promovendo a remodelação e melhorando a flacidez de pele, tanto corporal como facial. O resultado do tratamento é a maior abertura nas expressões, alem de suavizar as rugas naturalmente.
A radiofreqüência também é indicada no tratamento da celulite, pois a elevação da temperatura interna do tecido promove aumento da circulação sanguínea em direção ao tecido conectivo, estimula a drenagem linfática, diminuindo a concentração de toxinas no adipócito, reduzindo assim seu tamanho, melhorando inclusive a gordura localizada.
Nos casos de fibroses e pós-operatórios de lipoaspiração, principalmente aquelas que não são retiradas com tratamentos convencionais, a radiofreqüência é uma solução justamente porque é nas fibroses crônicas que permanecem na região por anos e ficam cada vez mais rígidas que o aparelho age e elimina o problema.
O aparelho é utilizado também na vasodilatação e aumento da circulação sangüínea; aumento da atividade metabólica e enzimática; diminuição da viscosidade dos líquidos; alteração no tecido colagenoso; estimulação nervosa com efeito analgésico; contração das fibras de colágeno.
Indicado para a regeneração de tecidos moles (nos estágios de proliferação e remodelação); processos inflamatórios crônicos; analgesia (não relacionada ao processo inflamatório agudo); aderências e fibroses; cicatrizes hipertróficas e quelóides; celulite; flacidez e envelhecimento cutâneo (elastose); acne em fase cicatricial e edema crônico de membros (associado à elevação).
Agende seu horário pelo fone: (54) 3344.2400 ou visite-nos Rua XV de novembro, 03 sala 03.
Carmem Janice de Oliveira
Graduanda em Cosmética e Estética UPF
Cabelo&Cia
Tradição mantida na 7ª Cavalgada da Fé
Percurso entre Soberbo e Nova Trento será de 919 km
O grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias de Tapejara realizará nos dias 12 a 19 fevereiro a tradicional Cavalgada da Fé entre os municípios de Lages e Nova Trento/SC.
A saída dos cavalarianos foi na sexta-feira (11), do Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto.
Durante o trajeto no domingo (12) em Itupuraga será realizado um churrasco comemorativo para a troca da diretoria da entidade. Farão parte da comitiva 29 cavalarianos que percorrerão aproximadamente 40 km por dia num total de 239 km.
Os cavalarianos de Tapejara integrarão no caminho com outros que partiram de Soberbo, na Argentina rumo a Nova Trento, em Santa Catarina, no Santuário de Madre Paulina, um total de 919 km.
A Cavalgada tem o objetivo de divulgar os mártires Padre Manoel e o Coroinha Adídio Daronch. Desta forma o grupo termina mais uma etapa de sua caminhada para beatificação dos mártires.
Para o presidente, Valdir Pietrobon, a cavalgada demonstra a fé dos tradicionalistas nos mártires e seu empenho na beatificação e é um momento ímpar para os que percorrem o trajeto visitando comunidades, refazendo os laços de amizade e divulgando a cultura do Estado.
Os mártires foram mortos em uma emboscada no dia 21 de maio de 1924 enquanto peregrinavam em comunidades de colonos em Três Passos.
Há diversos relatos de milagres atribuidos aos mártires que os cavalarianos buscam a beatificação todos os anos durante a Cavalgada da Fé.
O grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias de Tapejara realizará nos dias 12 a 19 fevereiro a tradicional Cavalgada da Fé entre os municípios de Lages e Nova Trento/SC.
A saída dos cavalarianos foi na sexta-feira (11), do Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto.
Durante o trajeto no domingo (12) em Itupuraga será realizado um churrasco comemorativo para a troca da diretoria da entidade. Farão parte da comitiva 29 cavalarianos que percorrerão aproximadamente 40 km por dia num total de 239 km.
Os cavalarianos de Tapejara integrarão no caminho com outros que partiram de Soberbo, na Argentina rumo a Nova Trento, em Santa Catarina, no Santuário de Madre Paulina, um total de 919 km.
A Cavalgada tem o objetivo de divulgar os mártires Padre Manoel e o Coroinha Adídio Daronch. Desta forma o grupo termina mais uma etapa de sua caminhada para beatificação dos mártires.
Para o presidente, Valdir Pietrobon, a cavalgada demonstra a fé dos tradicionalistas nos mártires e seu empenho na beatificação e é um momento ímpar para os que percorrem o trajeto visitando comunidades, refazendo os laços de amizade e divulgando a cultura do Estado.
Os mártires foram mortos em uma emboscada no dia 21 de maio de 1924 enquanto peregrinavam em comunidades de colonos em Três Passos.
Há diversos relatos de milagres atribuidos aos mártires que os cavalarianos buscam a beatificação todos os anos durante a Cavalgada da Fé.
Grupo Escoteiro Tapejara terá representantes no 22º Jamboree Mundial
Jamboree é um encontro de escoteiros em um acampamento, Baden-Powell. Jamboree seria uma palavra zulu, que significaria "encontro oficial dos chefes das tribos" ou apenas "encontro de pessoas". Na gíria americana (desde o séc. XIX), a palavra jamboree significava "divertimento ruidoso", "folia" ou "farra". A partir de 1920, após Baden-Powell a usar para denominar um gigantesco encontro de escoteiros, esta palavra começou a entrar nos dicionários sempre associada ao escotismo. O primeiro Jamboree Mundial foi realizado na Inglaterra em 1920 o encontro já está na sua 22º edição e será realizado em Kristianstad, na Suécia.
Durante todo o acampamento os escoteiros irão desenvolver novas habilidades e compartilhar seus conhecimentos e experiências em quanto trabalham para uma maior compreensão internacional fazendo o que mais amam: Simplesmente Escotismo. O evento deverá reunir representantes de cerca de 150 países.
No dia 29 de janeiro foi realizada reunião na sede da União dos Escoteiros do Brasil-UEB do Rio Grande do Sul, que contou com a participação de escoteiros, chefes e pais, com o objetivo de discutir sobre a viagem e participação do evento.
O Rio grande do Sul será representado por 94 escoteiros dos 974 brasileiros do Brasil irão participar do acampamento. Estiveram representando Tapejara no evento o Sênior Eduardo Thomaz Baroni, as escoteiras Naura Danieli Marcon e Júlia Baroni Rebelato, e com a presença e apoio de seus pais Jovir Rebelato e Ivanete Baroni. Também fará parte da delegação a escoteira Débora Medeiros Costella.
Durante todo o acampamento os escoteiros irão desenvolver novas habilidades e compartilhar seus conhecimentos e experiências em quanto trabalham para uma maior compreensão internacional fazendo o que mais amam: Simplesmente Escotismo. O evento deverá reunir representantes de cerca de 150 países.
No dia 29 de janeiro foi realizada reunião na sede da União dos Escoteiros do Brasil-UEB do Rio Grande do Sul, que contou com a participação de escoteiros, chefes e pais, com o objetivo de discutir sobre a viagem e participação do evento.
O Rio grande do Sul será representado por 94 escoteiros dos 974 brasileiros do Brasil irão participar do acampamento. Estiveram representando Tapejara no evento o Sênior Eduardo Thomaz Baroni, as escoteiras Naura Danieli Marcon e Júlia Baroni Rebelato, e com a presença e apoio de seus pais Jovir Rebelato e Ivanete Baroni. Também fará parte da delegação a escoteira Débora Medeiros Costella.
Cledi Hanel: “Não estou na política somente de passagem”
Cledi Hanel (PSB) foi presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara no ano passado. Reconhecida pela sua luta em defesa as mulheres se responsabilizando em representar os interesses da população junto ao Legislativo conseguiu marcar história mais uma vez no cenário político tapejarense, sendo reeleita a presidência da casa para o ano de 2011. Confira a entrevista feita pelo NT:
Novo Tempo - Como a senhora avalia o ano legislativo de 2010?
Cledi Hanel: O ano foi positivo e produtivo, onde nossos parlamentares desempenharam suas funções legislativas com afinco. Como presidenta, observei o crescimento pessoal de cada vereador do município de Tapejara e tenho visto o esforço dos meus colegas em fazerem política realmente direcionada para o bem estar da população e é por isso tive traquilidade e discernimento para desempenhar as minhas funções na Câmara de Vereadores.
NT – Quais os principais projetos que tramitaram na Casa? O que a presidente destaca?
CH: Passaram pela Câmara de Vereadores durante o ano de 2010, 135 Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, todos eles importantes para o nosso município e, portanto nenhum projeto é considerado melhor ou mais importante. Tenho que salientar que alguns projetos podem atingir um grupo maior de cidadãos, outros podem atingir toda a população e ainda teremos projetos importantes que atingem pequenos grupos, esses pequenos grupos por muitas vezes são as pessoas que tem maior dificuldade a ser superada. Assim sendo, analisamos, discutimos e aprovamos todos os projetos do executivo com a mesma dedicação. Vamos tomar como exemplo a aprovação do novo Código Tributário do município, votado com as emendas que os vereadores julgavam necessárias. As emendas foram tão necessárias e uma delas diz que os chefes de família, responsável por filhos ou cônjuge com problemas de deficiência mental ou física, portador de doença incurável, gravíssima ou moléstia que importe em redução da capacidade de trabalho deverão ser isentos. Uma pequena emenda, mas com uma grandiosidade imensa. Então pode ser grande ou pequeno o projeto, a todos será dado à mesma importância.
NT – Como transcorreu a eleição da mesa diretora em que a senhora foi reeleita à presidência?
C.H: A Presidência desta Casa é almejada por todos os vereadores e afirmo que todos os meus colegas teriam condições de assumir este cargo. Durante o período em que fui presidente, tive um grande aprendizado e o entendimento de que poderia propor aos meus colegas a minha reeleição. A política, além de ser uma ciência exata na busca dos votos, é muito dinâmica e podemos ver isso claramente na atuação do governo Federal que tem nos dado muitos exemplos da importância e do poder do diálogo e das parcerias. Então ficou muito claro como sol do meio dia que poderíamos conduzir os trabalhos da Câmara em 2011 com o apoio dos 9 vereadores devido ao trabalho, imparcialidade e respeito. Devo a minha reeleição a Deus, a população que nos acompanha e também aos meus nobres colegas vereadores. A eleição foi democrática e transparente, a contento de todos.
NT – O que muda na relação da Câmara de Vereadores com o Poder Executivo Municipal?
C.H: Na relação do Legislativo com o Executivo não há nada para ser mudado. O Poder Legislativo tem respeito e profundo desejo de entendimento com o Poder Executivo. Entendemos e queremos acreditar que o Poder Executivo também tem o desejo de entendimento, respeito com o Legislativo. Saliento que a Câmara de Vereadores não é um órgão homologador de Projetos de Lei. Sua função é legislar e fiscalizar o orçamento e as ações do Executivo. A prioridade da Presidência é a melhoria da qualidade de vida da população e o atendimento de suas necessidades básicas sem nenhuma diferenciação. A coletividade e o diálogo são essenciais para a boa condução de gestores.
NT – Sobre o seu futuro na política: qual é o seu projeto para a próxima eleição em Tapejara?
C.H: Há muito tempo tenho me feito essa pergunta. Tenho procurado a resposta observando quais são as maiores necessidades dos homens, mulheres, idosos e crianças da nossa cidade. Seguidamente procuro lembrar passagens de vida de líderes que por determinado tempo de suas vidas se dedicaram e alguma forma a ajudar no crescimento de suas cidades e de seu povo. Quando optamos pela vida política não podemos estar condicionados a simplesmente passar por elas, por que nunca estamos vereadores, presidente, governador por acaso. Também não estou na política somente de passagem. Acredito sinceramente que quando temos boa intenção nas funções políticas que desempenhamos e sendo do entendimento de Deus que podemos fazer a vida das pessoas melhorarem e o progresso de nossa cidade continuar, então sim, seremos merecedores da graça de Deus de continuarmos na política e ele proverá o entendimento de nossos eleitores para que isso aconteça. Estou disposta a seguir em frente, persistindo na minha caminhada política, passo a passo, tudo ao seu tempo.
NT – Suas considerações aos leitores do Novo Tempo e para a população tapejarense.
C.H: Deixo a todos um grande abraço e as mulheres o meu carinho especial. A Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e, portanto, todos são bem vindos a ela. Espero por vocês nas Sessões nas segundas-feiras, às 20 horas. Em horário comercial todos os dias e se alguém não puder vir até a Câmara de Vereadores ligue para (54) 3344-1474 ou 99231038.
Novo Tempo - Como a senhora avalia o ano legislativo de 2010?
Cledi Hanel: O ano foi positivo e produtivo, onde nossos parlamentares desempenharam suas funções legislativas com afinco. Como presidenta, observei o crescimento pessoal de cada vereador do município de Tapejara e tenho visto o esforço dos meus colegas em fazerem política realmente direcionada para o bem estar da população e é por isso tive traquilidade e discernimento para desempenhar as minhas funções na Câmara de Vereadores.
NT – Quais os principais projetos que tramitaram na Casa? O que a presidente destaca?
CH: Passaram pela Câmara de Vereadores durante o ano de 2010, 135 Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, todos eles importantes para o nosso município e, portanto nenhum projeto é considerado melhor ou mais importante. Tenho que salientar que alguns projetos podem atingir um grupo maior de cidadãos, outros podem atingir toda a população e ainda teremos projetos importantes que atingem pequenos grupos, esses pequenos grupos por muitas vezes são as pessoas que tem maior dificuldade a ser superada. Assim sendo, analisamos, discutimos e aprovamos todos os projetos do executivo com a mesma dedicação. Vamos tomar como exemplo a aprovação do novo Código Tributário do município, votado com as emendas que os vereadores julgavam necessárias. As emendas foram tão necessárias e uma delas diz que os chefes de família, responsável por filhos ou cônjuge com problemas de deficiência mental ou física, portador de doença incurável, gravíssima ou moléstia que importe em redução da capacidade de trabalho deverão ser isentos. Uma pequena emenda, mas com uma grandiosidade imensa. Então pode ser grande ou pequeno o projeto, a todos será dado à mesma importância.
NT – Como transcorreu a eleição da mesa diretora em que a senhora foi reeleita à presidência?
C.H: A Presidência desta Casa é almejada por todos os vereadores e afirmo que todos os meus colegas teriam condições de assumir este cargo. Durante o período em que fui presidente, tive um grande aprendizado e o entendimento de que poderia propor aos meus colegas a minha reeleição. A política, além de ser uma ciência exata na busca dos votos, é muito dinâmica e podemos ver isso claramente na atuação do governo Federal que tem nos dado muitos exemplos da importância e do poder do diálogo e das parcerias. Então ficou muito claro como sol do meio dia que poderíamos conduzir os trabalhos da Câmara em 2011 com o apoio dos 9 vereadores devido ao trabalho, imparcialidade e respeito. Devo a minha reeleição a Deus, a população que nos acompanha e também aos meus nobres colegas vereadores. A eleição foi democrática e transparente, a contento de todos.
NT – O que muda na relação da Câmara de Vereadores com o Poder Executivo Municipal?
C.H: Na relação do Legislativo com o Executivo não há nada para ser mudado. O Poder Legislativo tem respeito e profundo desejo de entendimento com o Poder Executivo. Entendemos e queremos acreditar que o Poder Executivo também tem o desejo de entendimento, respeito com o Legislativo. Saliento que a Câmara de Vereadores não é um órgão homologador de Projetos de Lei. Sua função é legislar e fiscalizar o orçamento e as ações do Executivo. A prioridade da Presidência é a melhoria da qualidade de vida da população e o atendimento de suas necessidades básicas sem nenhuma diferenciação. A coletividade e o diálogo são essenciais para a boa condução de gestores.
NT – Sobre o seu futuro na política: qual é o seu projeto para a próxima eleição em Tapejara?
C.H: Há muito tempo tenho me feito essa pergunta. Tenho procurado a resposta observando quais são as maiores necessidades dos homens, mulheres, idosos e crianças da nossa cidade. Seguidamente procuro lembrar passagens de vida de líderes que por determinado tempo de suas vidas se dedicaram e alguma forma a ajudar no crescimento de suas cidades e de seu povo. Quando optamos pela vida política não podemos estar condicionados a simplesmente passar por elas, por que nunca estamos vereadores, presidente, governador por acaso. Também não estou na política somente de passagem. Acredito sinceramente que quando temos boa intenção nas funções políticas que desempenhamos e sendo do entendimento de Deus que podemos fazer a vida das pessoas melhorarem e o progresso de nossa cidade continuar, então sim, seremos merecedores da graça de Deus de continuarmos na política e ele proverá o entendimento de nossos eleitores para que isso aconteça. Estou disposta a seguir em frente, persistindo na minha caminhada política, passo a passo, tudo ao seu tempo.
NT – Suas considerações aos leitores do Novo Tempo e para a população tapejarense.
C.H: Deixo a todos um grande abraço e as mulheres o meu carinho especial. A Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e, portanto, todos são bem vindos a ela. Espero por vocês nas Sessões nas segundas-feiras, às 20 horas. Em horário comercial todos os dias e se alguém não puder vir até a Câmara de Vereadores ligue para (54) 3344-1474 ou 99231038.
Creche do Bairro São Cristóvão começa a funcionar
Após três anos de obras e investimentos de um milhão e meio creche que atenderá 120 crianças abre suas portas
As obras foram iniciadas ainda em 2008 foram concluídas neste ano conforme entrevista concedida a reportagem do NT pelo prefeito, Seger Menegaz (PMDB), a construção iniciou ainda na gestão passada com recurso de R$ 700 mil do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, “ao assumirmos havia disponível apenas R$ 140 mil e grande parte da obra precisava ainda ser feita, foi necessário buscar mais recursos para a conclusão. Conseguimos R$ 240 mil do FNDE, a demora se deu, pois o projeto arquitetônico segue padrão federal que possui diversas exigências, dentre elas o piso é de um material que não há mão de obra para a colocação na região, foi preciso contratar uma empresa de Porto Alegre. A prefeitura também investiu R$ 350 mil de recursos e buscamos junto ao Ministério da Educação mais R$ 100 mil para a compra dos móveis” - justificou.
A creche que iniciou as atividades na quinta-feira (03) com número reduzido de crianças uma vez que tem capacidade para atender, segundo explicou Menegaz, “as crianças estão passando por uma fase de adaptação, permanecendo algumas horas ao dia e também será necessária a contratação de mais funcionários para atender nos dois turnos de funcionamento da creche”.
A solenidade de inauguração está prevista para o mês de março.
As obras foram iniciadas ainda em 2008 foram concluídas neste ano conforme entrevista concedida a reportagem do NT pelo prefeito, Seger Menegaz (PMDB), a construção iniciou ainda na gestão passada com recurso de R$ 700 mil do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, “ao assumirmos havia disponível apenas R$ 140 mil e grande parte da obra precisava ainda ser feita, foi necessário buscar mais recursos para a conclusão. Conseguimos R$ 240 mil do FNDE, a demora se deu, pois o projeto arquitetônico segue padrão federal que possui diversas exigências, dentre elas o piso é de um material que não há mão de obra para a colocação na região, foi preciso contratar uma empresa de Porto Alegre. A prefeitura também investiu R$ 350 mil de recursos e buscamos junto ao Ministério da Educação mais R$ 100 mil para a compra dos móveis” - justificou.
A creche que iniciou as atividades na quinta-feira (03) com número reduzido de crianças uma vez que tem capacidade para atender, segundo explicou Menegaz, “as crianças estão passando por uma fase de adaptação, permanecendo algumas horas ao dia e também será necessária a contratação de mais funcionários para atender nos dois turnos de funcionamento da creche”.
A solenidade de inauguração está prevista para o mês de março.
Habitação Rural comemora entrega de mais 29 residências
Mais 29 famílias do interior podem comemorar a reforma ou construção de suas casas através de parceria entre o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tapejara e Caixa Econômica Federal no Programa Minha Casa. Minha Vida. A solenidade de assinatura de contratos e entrega de subsídios de R$ 3 mil da Prefeitura Municipal para 16 famílias residentes no município foi realizada na quarta-feira (02) na sede do sindicato.
O evento contou com a presença do presidente do STRT, Adagir Coronetti, a coordenadora Regional da Habitação Rural, Jussara de Mello, o prefeito, Seger Menegaz (PMDB), representantes de instituições bancárias e famílias beneficiadas.
“Segundo informações do IBGE no senso realizado em 2010 Tapejara foi destaque no aumento de residências no meio rural, isso significa que estamos retrocedendo um processo histórico do êxodo rural, esse dado se deve ao empenho do Sindicato em dar condições dignas de moradia aos produtores. A habitação recebe apoio da administração, há outras frentes de trabalho para construção de casas à população que necessita de auxílio do poder público, existem 1.300 famílias cadastradas junto a Secretaria de Habitação” – afirmou Menegaz.
Conforme Jussara, essa ação do Sindicato de Tapejara que atende a outros municípios da região é um compromisso, “é necessário viabilizar toda a documentação junto a Redur, fiscalizar as obras, mobilizar as famílias, acompanhar todo o processo até a entrega das chaves”.
Na oportunidade também foi anunciado que o Projeto Conhecer que desenvolve cursos em diversas áreas um deles é a Oficina de Beleza será oferecido também em comunidades do interior, a responsável pela Assistência Social, Kuki Menegaz, destacou que é a primeira vez que a modalidade será aplicada a pedido das mulheres das comunidades, “a primeira turma está sendo organizando para iniciar em abril em São Braz e já conta com 18 pessoas inscritas” – explicou.
O evento contou com a presença do presidente do STRT, Adagir Coronetti, a coordenadora Regional da Habitação Rural, Jussara de Mello, o prefeito, Seger Menegaz (PMDB), representantes de instituições bancárias e famílias beneficiadas.
“Segundo informações do IBGE no senso realizado em 2010 Tapejara foi destaque no aumento de residências no meio rural, isso significa que estamos retrocedendo um processo histórico do êxodo rural, esse dado se deve ao empenho do Sindicato em dar condições dignas de moradia aos produtores. A habitação recebe apoio da administração, há outras frentes de trabalho para construção de casas à população que necessita de auxílio do poder público, existem 1.300 famílias cadastradas junto a Secretaria de Habitação” – afirmou Menegaz.
Conforme Jussara, essa ação do Sindicato de Tapejara que atende a outros municípios da região é um compromisso, “é necessário viabilizar toda a documentação junto a Redur, fiscalizar as obras, mobilizar as famílias, acompanhar todo o processo até a entrega das chaves”.
Na oportunidade também foi anunciado que o Projeto Conhecer que desenvolve cursos em diversas áreas um deles é a Oficina de Beleza será oferecido também em comunidades do interior, a responsável pela Assistência Social, Kuki Menegaz, destacou que é a primeira vez que a modalidade será aplicada a pedido das mulheres das comunidades, “a primeira turma está sendo organizando para iniciar em abril em São Braz e já conta com 18 pessoas inscritas” – explicou.
Artur Souto assume no Conselho Gestor da Assembleia Legislativa
O chefe de gabinete do deputado Estadual Gilmar Sossella (PDT) e coordenador regional do PDT Planalto, Artur Alexandre Souto, tomou posse no Conselho Gestor da 53ª Legislatura, uma novidade da nova gestão e uma das principais marcas da administração compartilhada iniciada neste ano.
O Conselho Gestor é composto por um representante de cada partido que presidirá a Casa Legislativa nos próximos quatro anos, acrescido do chefe de gabinete da presidência. O órgão terá a função de debater questões que envolvem a modernização da gestão e o cotidiano da Assembleia. O objetivo é reforçar o caráter plural de sua composição política e garantir a continuidade das ações durante o período.
“É um compromisso que assumimos com a certeza de que tornaremos mais práticos e ágeis os processos legislativos e garantiremos a pluralidade dos trabalhos, pensados, planejados e executados a partir de uma visão plural, pluripartidária. Será possível visualizar e efetivar ações a curto, médio e longo prazo”, afirmou Souto.
Além de Souto compõem o conselho: Ricardo Haesbaert (PT), superintendente-geral, Gladimiro Machado, chefe de Gabinete da Presidência, Fabiano Geremia (PMDB) e Roberto Lonzetti (PP).
O Conselho Gestor é composto por um representante de cada partido que presidirá a Casa Legislativa nos próximos quatro anos, acrescido do chefe de gabinete da presidência. O órgão terá a função de debater questões que envolvem a modernização da gestão e o cotidiano da Assembleia. O objetivo é reforçar o caráter plural de sua composição política e garantir a continuidade das ações durante o período.
“É um compromisso que assumimos com a certeza de que tornaremos mais práticos e ágeis os processos legislativos e garantiremos a pluralidade dos trabalhos, pensados, planejados e executados a partir de uma visão plural, pluripartidária. Será possível visualizar e efetivar ações a curto, médio e longo prazo”, afirmou Souto.
Além de Souto compõem o conselho: Ricardo Haesbaert (PT), superintendente-geral, Gladimiro Machado, chefe de Gabinete da Presidência, Fabiano Geremia (PMDB) e Roberto Lonzetti (PP).
Atividades físicas exigem cuidados no verão
Exercitar-se demanda sempre certo esforço cardiorespiratório. No verão, então, quando as condições de umidade do ar são predominantemente baixas, a alta temperatura externa torna as atividades físicas mais desgastantes. Por isso, o controle da temperatura externa é fator importante para garantir a segurança.
A realização de exercícios em locais aquecidos aumenta a temperatura corporal e a pressão arterial, o que propicia o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e uma série de outras doenças graves. Por isso o mais indicado são as academias e exercícios ao ar livre somente na parte da manhã ou no final da tarde. Em Tapejara, um local muito frequentado pela população adepta aos exercícios físicos é a Praça Lucélia Poletto, que conta com pista para caminhada e aparelhos para exercícios aeróbicos e de musculação.
O professor de Educação Física Alan Parizzoto, alerta que “o uso de roupas leves é importante porque proporciona a perda de calor adequada do corpo e contribui para o aumento da tolerância ao esforço. Algumas pessoas usam roupas pesadas propositalmente para suar mais, pois acreditam que dessa forma perderão mais gorduras, um grande equívoco”. Ele também diz que durante as atividades é importante ingerir água para reidratar, porque o organismo sofre aumento da temperatura que resulta na eliminação de líquidos pelo suor.
O verão é uma época propícia para pessoas consideradas sedentárias darem início à prática de alguma atividade física. O professor esclarece que para isso a pessoa deve conhecer seus limites e capacidades físicas, sendo recomendável avaliar seu estado de saúde e procurar acompanhamento de um bom profissional de educação física.
Ao iniciar os exercícios físicos, o praticante pode realizar tanto um treinamento aeróbico como caminhada e bicicleta, e também o treinamento de força, podendo ser com aparelhos, ou com o próprio peso do corpo, porém o que se deve ter cuidado, principalmente no início, é a intensidade em que se está realizando os exercícios, respeitando sua capacidade física para que a mesma ao longo de um determinado período possa ter uma melhora significativa, sem o risco de lesões, proporcionando uma vida com mais saúde.
Uma atividade mal desenvolvida, em vez de proporcionar saúde e bem estar, pode acarretar complicações para a pessoa, por isso a importância do acompanhamento profissional.
A realização de exercícios em locais aquecidos aumenta a temperatura corporal e a pressão arterial, o que propicia o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e uma série de outras doenças graves. Por isso o mais indicado são as academias e exercícios ao ar livre somente na parte da manhã ou no final da tarde. Em Tapejara, um local muito frequentado pela população adepta aos exercícios físicos é a Praça Lucélia Poletto, que conta com pista para caminhada e aparelhos para exercícios aeróbicos e de musculação.
O professor de Educação Física Alan Parizzoto, alerta que “o uso de roupas leves é importante porque proporciona a perda de calor adequada do corpo e contribui para o aumento da tolerância ao esforço. Algumas pessoas usam roupas pesadas propositalmente para suar mais, pois acreditam que dessa forma perderão mais gorduras, um grande equívoco”. Ele também diz que durante as atividades é importante ingerir água para reidratar, porque o organismo sofre aumento da temperatura que resulta na eliminação de líquidos pelo suor.
O verão é uma época propícia para pessoas consideradas sedentárias darem início à prática de alguma atividade física. O professor esclarece que para isso a pessoa deve conhecer seus limites e capacidades físicas, sendo recomendável avaliar seu estado de saúde e procurar acompanhamento de um bom profissional de educação física.
Ao iniciar os exercícios físicos, o praticante pode realizar tanto um treinamento aeróbico como caminhada e bicicleta, e também o treinamento de força, podendo ser com aparelhos, ou com o próprio peso do corpo, porém o que se deve ter cuidado, principalmente no início, é a intensidade em que se está realizando os exercícios, respeitando sua capacidade física para que a mesma ao longo de um determinado período possa ter uma melhora significativa, sem o risco de lesões, proporcionando uma vida com mais saúde.
Uma atividade mal desenvolvida, em vez de proporcionar saúde e bem estar, pode acarretar complicações para a pessoa, por isso a importância do acompanhamento profissional.
Atletas do motociclismo de Mato Castelhano são destaque
Diego e Maiara já têm planos para as próximas disputas
Apaixonada por motociclismo diversas vezes conquistou títulos, Maiara Basso, estará mais uma vez levando a bandeira de Mato Castelhano. Irá o município nos campeonatos de Veloterra e Motocross.
A atleta que em 2010 conquistou o Gaúcho de Motocross, a Copa Norte de Motocross, na categoria estreante, a Copa Norte de Veloterra e ainda foi vice-campeã do Brasileiro de Motocross e do Gaúcho de Veloterra, falou entusiasmada sobre suas vitórias, “as mulheres estão se sobressaindo cada vez mais e eu estou contente em representar Mato Castelhano, tenho muitos amigos nesta cidade e uma admiração muito especial pela primeira dama do Tatiana Canevese”.
Gringa como é chamada pelos amigos atualmente conta com o patrocínio das empresas: Cereais Basso, ATM Preparações e IMS.
Outro atleta que se dedica ao esporte desde criança é Diego Zancanaro, para ele este ano promete muitas emoções. Em 2011 contará com o patrocínio da Mecânica Zapanetti de Sananduva e com o apoio da Diego Moto Racing, o piloto da CRF 230cc, destacou que seu maior objetivo é levar o nome do município em disputas e vitórias, “não envolvo time de futebol, religião, cor e principalmente partido político, o que eu quero é dar tudo de mim para levar o nome do meu município ao lugar mais alto do pódio.” Zancanaro conquistou no ano passado a 6ª colocação do Veloterra na categoria 250cc, vice na Copa Norte de Veloterra na 230cc e 3º no Sul Brasileiro.
Apaixonada por motociclismo diversas vezes conquistou títulos, Maiara Basso, estará mais uma vez levando a bandeira de Mato Castelhano. Irá o município nos campeonatos de Veloterra e Motocross.
A atleta que em 2010 conquistou o Gaúcho de Motocross, a Copa Norte de Motocross, na categoria estreante, a Copa Norte de Veloterra e ainda foi vice-campeã do Brasileiro de Motocross e do Gaúcho de Veloterra, falou entusiasmada sobre suas vitórias, “as mulheres estão se sobressaindo cada vez mais e eu estou contente em representar Mato Castelhano, tenho muitos amigos nesta cidade e uma admiração muito especial pela primeira dama do Tatiana Canevese”.
Gringa como é chamada pelos amigos atualmente conta com o patrocínio das empresas: Cereais Basso, ATM Preparações e IMS.
Outro atleta que se dedica ao esporte desde criança é Diego Zancanaro, para ele este ano promete muitas emoções. Em 2011 contará com o patrocínio da Mecânica Zapanetti de Sananduva e com o apoio da Diego Moto Racing, o piloto da CRF 230cc, destacou que seu maior objetivo é levar o nome do município em disputas e vitórias, “não envolvo time de futebol, religião, cor e principalmente partido político, o que eu quero é dar tudo de mim para levar o nome do meu município ao lugar mais alto do pódio.” Zancanaro conquistou no ano passado a 6ª colocação do Veloterra na categoria 250cc, vice na Copa Norte de Veloterra na 230cc e 3º no Sul Brasileiro.
Prefeituras da região abrem inscrições para concurso público
Tapejara: Concurso Público terá edital publicado em breve
Está sendo aguardado pela população a realização de concurso público para a Prefeitura de Tapejara, “contratamos a Fundatec, que já realizou um concurso para a prefeitura no início do ano passado, a empresa tem respaldo do Tribunal de Contas do Estado e dispensa licitação”.
Na quarta-feira (09), estivemos em Porto Alegre para assinar o contrato com a empresa, “estamos prezando pela legalidade e profissionalismo no concurso público, pois ainda existem alguns funcionários que estão sob judice por ilegalidades em concurso da gestão passada, nesta administração queremos que os possíveis nomeados possam assumir seus cargos tranqüilos”.
Em breve estará disponível o edital com as informações, no site da prefeitura: www.tapejara.rs.gov.br ou da Fundatec: www.fundatec.com.br.
Vila Lângaro: Inscrições abertas até o dia 17
A Prefeitura de Vila Lângaro abriu edital de concurso público destinado ao preenchimento de 45 vagas mais cadastro reserva. Oferece vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 550,27 a R$ 5.682,22.
As vagas são para: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Visitador do Pim, Assessor Administrativo, Assistente Social, Recepcionista, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Agropecuários, Biólogo, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal, Mecânico, Médico, Monitor de Telecentro, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Psicólogo, Secretário de Escola, Servente, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, na Prefeitura de Vila Lângaro. As taxas de inscrições serão entre R$ 60 e R$ 100.
A prova será realizada no dia 26 de fevereiro, o local e horário serão divulgados através de edital com publicação no átrio da Prefeitura e através do site www.vilalangaro.rs.gov.br no dia 22 de fevereiro.
Está sendo aguardado pela população a realização de concurso público para a Prefeitura de Tapejara, “contratamos a Fundatec, que já realizou um concurso para a prefeitura no início do ano passado, a empresa tem respaldo do Tribunal de Contas do Estado e dispensa licitação”.
Na quarta-feira (09), estivemos em Porto Alegre para assinar o contrato com a empresa, “estamos prezando pela legalidade e profissionalismo no concurso público, pois ainda existem alguns funcionários que estão sob judice por ilegalidades em concurso da gestão passada, nesta administração queremos que os possíveis nomeados possam assumir seus cargos tranqüilos”.
Em breve estará disponível o edital com as informações, no site da prefeitura: www.tapejara.rs.gov.br ou da Fundatec: www.fundatec.com.br.
Vila Lângaro: Inscrições abertas até o dia 17
A Prefeitura de Vila Lângaro abriu edital de concurso público destinado ao preenchimento de 45 vagas mais cadastro reserva. Oferece vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 550,27 a R$ 5.682,22.
As vagas são para: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Visitador do Pim, Assessor Administrativo, Assistente Social, Recepcionista, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Agropecuários, Biólogo, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal, Mecânico, Médico, Monitor de Telecentro, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Psicólogo, Secretário de Escola, Servente, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, na Prefeitura de Vila Lângaro. As taxas de inscrições serão entre R$ 60 e R$ 100.
A prova será realizada no dia 26 de fevereiro, o local e horário serão divulgados através de edital com publicação no átrio da Prefeitura e através do site www.vilalangaro.rs.gov.br no dia 22 de fevereiro.
Voltam às sessões na Câmara de Tapejara
A primeira sessão ordinária da Camara de Vereadores de Tapejara em 2011 foi pautada pela presença da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo, Neli Formigheri, a entidade que coordena os trabalhos junto ao CACC – Centro Assistencial a Criança com Câncer. Estiveram no evento diversas autoridades municipais, representantes de entidades e imprensa.
Durante a sessão Neli fez uso da tribuna para relatar sobre a experiência de dirigir uma instituição que presta ajuda a doentes e familiares, segundo ela atualmente trabalham na casa cerca de 45 pessoas que realizam trabalho voluntario e atendem 80 pessoas por dia, “a maioria dos atendidos são crianças com Leucemia, mas abrigamos também adultos que estão em tratamento, a renda para cobrir os gastos vem todas de doações de empresas e da comunidade, do brechó da liga que revende roupas e eletrodomésticos. Fornecemos por mês aproximadamente 900 refeições com despesas de R$ 700 mil”.
A entidade ainda distribui remédios e alimentos aos seus assistidos, “distribuímos aquilo que temos para doar, tudo o que recebemos é repassado em benéfico aos doentes, realizamos diversas campanhas para arrecadar fundos, mas o que mais precisamos é que mais pessoas doem sangue e que se disponibilizem a manter cadastro no banco de medula óssea, para nós sangue é vida”.
Finalizou sua explanação afirmando: “Não queremos ver pessoas doentes, mas sabemos que essa é a realidade de muitos e é um momento que toda a ajuda fortalece os doentes e suas famílias”.
O CACC fica na Rua 10 de abril, 205ª, em Passo Fundo, mais informações através do fone: (54) 3045-4560.
Os vereadores ainda votaram projetos importantes, em especial o Projeto de Lei nº 012/11, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de Crédito com a Caixa Estadual S.A – Agência de Fomento –RS, com recursos próprios para Investimento em infraestrutura urbana – Pavimentação asfáltica em CBUQ e micro drenagem. Referente ao financiamento de R$ 1 milhão do Fundopimes para obras de pavimentação nas ruas do Loteamento Bianchini.
Durante a sessão Neli fez uso da tribuna para relatar sobre a experiência de dirigir uma instituição que presta ajuda a doentes e familiares, segundo ela atualmente trabalham na casa cerca de 45 pessoas que realizam trabalho voluntario e atendem 80 pessoas por dia, “a maioria dos atendidos são crianças com Leucemia, mas abrigamos também adultos que estão em tratamento, a renda para cobrir os gastos vem todas de doações de empresas e da comunidade, do brechó da liga que revende roupas e eletrodomésticos. Fornecemos por mês aproximadamente 900 refeições com despesas de R$ 700 mil”.
A entidade ainda distribui remédios e alimentos aos seus assistidos, “distribuímos aquilo que temos para doar, tudo o que recebemos é repassado em benéfico aos doentes, realizamos diversas campanhas para arrecadar fundos, mas o que mais precisamos é que mais pessoas doem sangue e que se disponibilizem a manter cadastro no banco de medula óssea, para nós sangue é vida”.
Finalizou sua explanação afirmando: “Não queremos ver pessoas doentes, mas sabemos que essa é a realidade de muitos e é um momento que toda a ajuda fortalece os doentes e suas famílias”.
O CACC fica na Rua 10 de abril, 205ª, em Passo Fundo, mais informações através do fone: (54) 3045-4560.
Os vereadores ainda votaram projetos importantes, em especial o Projeto de Lei nº 012/11, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de Crédito com a Caixa Estadual S.A – Agência de Fomento –RS, com recursos próprios para Investimento em infraestrutura urbana – Pavimentação asfáltica em CBUQ e micro drenagem. Referente ao financiamento de R$ 1 milhão do Fundopimes para obras de pavimentação nas ruas do Loteamento Bianchini.
Sossella pede liberação de recursos para hospitais de Tapejara e Marau
Em audiência com o secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni na quarta-feira (9), o deputado Estadual Gilmar Sossella (PDT) solicitou a liberação de verbas empenhadas para o Hospital Santo Antônio, de Tapejara e para o Hospital Cristo Redentor, de Marau.
Conforme Sossella, os recursos deveriam ter sido disponibilizados pelo Estado até 31 de dezembro do ano passado. Os valores foram conquistados por emendas articuladas pelo deputado junto ao Orçamento do Estado para 2010. Cada Instituição deveria receber R$ 100 mil para aquisição de equipamentos.
“Os hospitais atendem média e alta complexidade e evitam, dentro de suas possibilidades, o deslocamento dos pacientes para os grandes centros. Mas é necessário que o Governo garanta boas condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população”, ressaltou.
O Hospital Santo Antônio atende cerca de 40 mil pessoas de 06 municípios da região nordeste. Por mês, realiza cerca de 300 internações e 3 mil atendimentos ambulatoriais. Para 2011, outra emenda proposta por Sossella destinará mais R$ 100 mil à instituição.
Já o Hospital Cristo Redentor, atende 11 municípios que somam quase 80 mil habitantes. Por mês, são realizados em média 2,8 mil atendimentos na emergência, 2 mil exames e 400 internações. Neste ano, nova emenda do deputado Sossella destina o mesmo valor para o Hospital.
Conforme Sossella, os recursos deveriam ter sido disponibilizados pelo Estado até 31 de dezembro do ano passado. Os valores foram conquistados por emendas articuladas pelo deputado junto ao Orçamento do Estado para 2010. Cada Instituição deveria receber R$ 100 mil para aquisição de equipamentos.
“Os hospitais atendem média e alta complexidade e evitam, dentro de suas possibilidades, o deslocamento dos pacientes para os grandes centros. Mas é necessário que o Governo garanta boas condições de trabalho para os profissionais e de atendimento para a população”, ressaltou.
O Hospital Santo Antônio atende cerca de 40 mil pessoas de 06 municípios da região nordeste. Por mês, realiza cerca de 300 internações e 3 mil atendimentos ambulatoriais. Para 2011, outra emenda proposta por Sossella destinará mais R$ 100 mil à instituição.
Já o Hospital Cristo Redentor, atende 11 municípios que somam quase 80 mil habitantes. Por mês, são realizados em média 2,8 mil atendimentos na emergência, 2 mil exames e 400 internações. Neste ano, nova emenda do deputado Sossella destina o mesmo valor para o Hospital.
Novos universitários com a marca Barão
A partir do ano de 2011, Tapejara conta com mais 12 novos universitários, são os alunos do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco que prestaram vestibular em instituições de todo o Estado e também de Santa Catarina, como a UFSM, a UCS, a UPF, a UFSC, a IMED, a Anhanguera e a UMIPAMPA.
A preferência dos alunos pelos diferentes tipos de cursos confira a lista dos aprovados: Carlos Adriano Stein Costa, Direito, Anhanguera; Gabriela Fagundes, Direito, IMED; Guilherme Teixeira Slongo, Publicidade e Propaganda, UPF; Guilherme Vedana, Administração, UPF; João Antônio Pietrobon, Ciências Econômicas, UPF; José Otávio Stein Costa, Ciências Contábeis, Anhanguera; Julia Danieli, Ciências Contábeis, UPF; Laura Dalzotto, Estética e Cosmética, UPF; Marcos Vinícius Cerezoli, Agronomia, UPF; Marieli Machado, Administração, UPF; Martina Miotto, Engenharia Mecânica, UPF e Simone Zanatta Guerra, Serviço Social, UPF.
A direção do IABRBT sente-se orgulhosa por ter participado desse importante momento na vida estudantil dos novos universitários.
A preferência dos alunos pelos diferentes tipos de cursos confira a lista dos aprovados: Carlos Adriano Stein Costa, Direito, Anhanguera; Gabriela Fagundes, Direito, IMED; Guilherme Teixeira Slongo, Publicidade e Propaganda, UPF; Guilherme Vedana, Administração, UPF; João Antônio Pietrobon, Ciências Econômicas, UPF; José Otávio Stein Costa, Ciências Contábeis, Anhanguera; Julia Danieli, Ciências Contábeis, UPF; Laura Dalzotto, Estética e Cosmética, UPF; Marcos Vinícius Cerezoli, Agronomia, UPF; Marieli Machado, Administração, UPF; Martina Miotto, Engenharia Mecânica, UPF e Simone Zanatta Guerra, Serviço Social, UPF.
A direção do IABRBT sente-se orgulhosa por ter participado desse importante momento na vida estudantil dos novos universitários.
Sicredi é destaque no grupo de elite das instituições Top5 do Banco Central em 2010
Além de figurar do ranking anual, o Sicredi acaba de conquistar o Top5 de janeiro 2011 nos indicadores IPCA e Taxa de Câmbio
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi figura entre as cinco melhores instituições em projeções econômicas do Brasil e inicia 2011 com Top5 de Janeiro nos indicadores IPCA e Taxa de Câmbio, conforme ranking divulgado hoje pelo Banco Central.
No ranking de 2010, que analisou mais de 100 instituições financeiras e empresas de consultoria, o Sicredi foi premiado por sua precisão e consistência nas projeções encaminhadas semanalmente para o Banco Central do Brasil. A proposta da autoridade monetária é identificar e premiar as instituições participantes do Sistema Expectativas de Mercado mais bem posicionadas nos rankings mensais ao longo do ano.
Paulo Barcellos, Diretor de Economia e Riscos do Banco Cooperativo Sicredi, explica que as projeções realizadas são resultantes de modelos econométricos e análises muito detalhadas sobre as variáveis, cujos resultados vêm sendo bons e reconhecidos não só pelo Banco Central, mas também por veículos como a Agência Estado. “Esse resultado, novamente reconhecido pela autoridade monetária, demonstra a consistência do Sicredi em antecipar eventos futuros, baseados em projeções econométricas e avaliações qualitativas”, destaca.
Para 2011, Barcellos aponta um ambiente favorável para os negócios. “Temos algumas incertezas sobre a economia internacional, em particular sobre a situação na Europa e nos EUA, mas acreditamos que o crescimento mundial, incluindo países emergentes, deva ficar próximo de 5%, o que é muito bom”, indica. No Brasil, o mercado interno está muito aquecido, com geração líquida de empregos formais acima de 2 milhões por ano, o que mantém as vendas no varejo elevadas e oportunidades para as Cooperativas que fazem parte do Sicredi. “O Banco Central terá o desafio de evitar uma aceleração da inflação, especialmente com a elevação da Selic, o que fará o PIB crescer ao redor de 4%”, acredita.
Essas projeções têm impacto inclusive nos produtos e serviços oferecidos pelo Sicredi a seus associados. Segundo as estimativas da área de Economia e Riscos, com o crescimento do poder de compra interno, da geração de empregos, um bom cenário para o agronegócio, entre outros, o Sicredi tem um ambiente muito propício para continuar a crescer e ganhar market share.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi figura entre as cinco melhores instituições em projeções econômicas do Brasil e inicia 2011 com Top5 de Janeiro nos indicadores IPCA e Taxa de Câmbio, conforme ranking divulgado hoje pelo Banco Central.
No ranking de 2010, que analisou mais de 100 instituições financeiras e empresas de consultoria, o Sicredi foi premiado por sua precisão e consistência nas projeções encaminhadas semanalmente para o Banco Central do Brasil. A proposta da autoridade monetária é identificar e premiar as instituições participantes do Sistema Expectativas de Mercado mais bem posicionadas nos rankings mensais ao longo do ano.
Paulo Barcellos, Diretor de Economia e Riscos do Banco Cooperativo Sicredi, explica que as projeções realizadas são resultantes de modelos econométricos e análises muito detalhadas sobre as variáveis, cujos resultados vêm sendo bons e reconhecidos não só pelo Banco Central, mas também por veículos como a Agência Estado. “Esse resultado, novamente reconhecido pela autoridade monetária, demonstra a consistência do Sicredi em antecipar eventos futuros, baseados em projeções econométricas e avaliações qualitativas”, destaca.
Para 2011, Barcellos aponta um ambiente favorável para os negócios. “Temos algumas incertezas sobre a economia internacional, em particular sobre a situação na Europa e nos EUA, mas acreditamos que o crescimento mundial, incluindo países emergentes, deva ficar próximo de 5%, o que é muito bom”, indica. No Brasil, o mercado interno está muito aquecido, com geração líquida de empregos formais acima de 2 milhões por ano, o que mantém as vendas no varejo elevadas e oportunidades para as Cooperativas que fazem parte do Sicredi. “O Banco Central terá o desafio de evitar uma aceleração da inflação, especialmente com a elevação da Selic, o que fará o PIB crescer ao redor de 4%”, acredita.
Essas projeções têm impacto inclusive nos produtos e serviços oferecidos pelo Sicredi a seus associados. Segundo as estimativas da área de Economia e Riscos, com o crescimento do poder de compra interno, da geração de empregos, um bom cenário para o agronegócio, entre outros, o Sicredi tem um ambiente muito propício para continuar a crescer e ganhar market share.
Municipalismo: legitimidade e conveniência
A composição dos interesses políticos e sociais – algo absolutamente indispensável às modernas democracias – não prescinde da capacidade de ouvir diferentes, contrabalançar argumentos e dar valor proporcional a cada demanda que chegar ao núcleo do governo.
É nesse sentido que os Municípios esperam ser percebidos em toda sua legitimidade, isto é, tanto como entes federados quanto como comunidades locais. Trata-se de contemplar, ao mesmo tempo, a institucionalidade intrínseca ao poder local e a representatividade popular que dali provém.
Os gestores municipais são os agentes políticos mais próximos da população e, em tal condição, precisam exercer cada vez maior influência nos rumos da nação. Seja nas decisões políticas, seja nas definições orçamentárias, consideramos que é preciso adotar um novo marco – mais qualificado e produtivo – nas relações entre a União, os Estados e os Municípios, através de seus representantes.
Algumas questões pontuais são elucidativas quanto à necessidade de lançar um olhar direto para as pessoas, a partir do lugar em que elas vivem. É o caso, por exemplo, dos desastres naturais – sobretudo estiagens – que vêm atingindo o nosso Estado com certa periodicidade. Embora os Prefeitos façam o máximo para resguardar suas comunidades, possuem reduzida margem para reação. Sem recursos previstos para tais emergências, o que resta é lutar pelos repasses – quase sempre demorados – de outros entes federados.
Situação semelhante se dá com a saúde. Os Municípios vêm aplicando recursos, em sua maioria, além do percentual constitucionalmente determinado. Isso porque os Prefeitos não podem relativizar o atendimento à vida e ao bem-estar de suas populações. Contudo, ainda estamos longe de atingir todas as demandas existentes, uma vez não há orçamento suficiente. Defendemos, então, que a Emenda Constitucional 29 seja regulamentada para que a União também aporte recursos, em percentuais mínimos, para essa área.
Tais dinâmicas, é importante ressaltar, não são exceção, mas regra dentro da atual configuração federativa. No instante em que a República assimilar a concepção municipalista, estaremos no caminho certo para a construção do progresso e da justiça social. Para tanto, as comunidades locais devem ser cacifadas de atribuições mais amplas e, especialmente, de recursos condizentes com suas responsabilidades.
Vilmar Perin Zanchin
Presidente da Famurs e Prefeito de Marau
É nesse sentido que os Municípios esperam ser percebidos em toda sua legitimidade, isto é, tanto como entes federados quanto como comunidades locais. Trata-se de contemplar, ao mesmo tempo, a institucionalidade intrínseca ao poder local e a representatividade popular que dali provém.
Os gestores municipais são os agentes políticos mais próximos da população e, em tal condição, precisam exercer cada vez maior influência nos rumos da nação. Seja nas decisões políticas, seja nas definições orçamentárias, consideramos que é preciso adotar um novo marco – mais qualificado e produtivo – nas relações entre a União, os Estados e os Municípios, através de seus representantes.
Algumas questões pontuais são elucidativas quanto à necessidade de lançar um olhar direto para as pessoas, a partir do lugar em que elas vivem. É o caso, por exemplo, dos desastres naturais – sobretudo estiagens – que vêm atingindo o nosso Estado com certa periodicidade. Embora os Prefeitos façam o máximo para resguardar suas comunidades, possuem reduzida margem para reação. Sem recursos previstos para tais emergências, o que resta é lutar pelos repasses – quase sempre demorados – de outros entes federados.
Situação semelhante se dá com a saúde. Os Municípios vêm aplicando recursos, em sua maioria, além do percentual constitucionalmente determinado. Isso porque os Prefeitos não podem relativizar o atendimento à vida e ao bem-estar de suas populações. Contudo, ainda estamos longe de atingir todas as demandas existentes, uma vez não há orçamento suficiente. Defendemos, então, que a Emenda Constitucional 29 seja regulamentada para que a União também aporte recursos, em percentuais mínimos, para essa área.
Tais dinâmicas, é importante ressaltar, não são exceção, mas regra dentro da atual configuração federativa. No instante em que a República assimilar a concepção municipalista, estaremos no caminho certo para a construção do progresso e da justiça social. Para tanto, as comunidades locais devem ser cacifadas de atribuições mais amplas e, especialmente, de recursos condizentes com suas responsabilidades.
Vilmar Perin Zanchin
Presidente da Famurs e Prefeito de Marau
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Colina da Música Gaúcha já tem músicas selecionas
Festival tradicionalista já conta com 100 inscrições para evento que acontecerá neste mês
A comissão julgadora da 1ª Colina da Música Gaúcha de São João da Urtiga esteve reunida em Passo Fundo na quarta-feira (2) para realizarem a avaliação das músicas inscritas e selecionaram as 16 composições que serão apresentadas ao público nos dias 19 e 20 de fevereiro durante o Rodeio Interestadual do CTG Coxilha da Serra.
No total, foram registradas mais de 100 músicas inéditas de artistas de diversos municípios gaúchos, entre os quais, Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Sananduva, Palmeira das Missões, Guaíba, Estância Velha, Rio Grande, São João da Urtiga, São Leopoldo, Entre Ijuis, Cacique Doble, Paim Filho, Cruz Alta, Marau, Três de Maio, Camaquã, São Pedro do Sul e Santa Maria.
O juri está composto por renomados especialistas da cultura gaúcha, coordenados pelo radialista Antonio Daniel Busch (Passo Fundo). Entre os jurados estão: Raul Quiroca (Uruguai), Aurélio Morais (Palmeira das Missões), Jaime Brum Carlos (Santa Maria), Sérgio Rosa (Santa Maria). A relação das músicas selecionas para o festival estão no site www.colinadamusicagaucha.com.br.
O prefeito Ederildo Paparico Bachi (PDT) e o presidente da comissão organizadora do festival, professor Dorvalino Paloski, prestigiaram o trabalhos dos jurados. Paparico destacou que a realização da 1ª Colina da Música Gaúcha é mais uma das metas cumpridas pela atual administração de São João da Urtiga. Professor de História graduado pela UPF, o prefeito acredita o festival vai promover a cultura regional, servir de berço para o surgimento de novos talentos, além de incrementar diversos setores da economia do município.
A comissão julgadora da 1ª Colina da Música Gaúcha de São João da Urtiga esteve reunida em Passo Fundo na quarta-feira (2) para realizarem a avaliação das músicas inscritas e selecionaram as 16 composições que serão apresentadas ao público nos dias 19 e 20 de fevereiro durante o Rodeio Interestadual do CTG Coxilha da Serra.
No total, foram registradas mais de 100 músicas inéditas de artistas de diversos municípios gaúchos, entre os quais, Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Sananduva, Palmeira das Missões, Guaíba, Estância Velha, Rio Grande, São João da Urtiga, São Leopoldo, Entre Ijuis, Cacique Doble, Paim Filho, Cruz Alta, Marau, Três de Maio, Camaquã, São Pedro do Sul e Santa Maria.
O juri está composto por renomados especialistas da cultura gaúcha, coordenados pelo radialista Antonio Daniel Busch (Passo Fundo). Entre os jurados estão: Raul Quiroca (Uruguai), Aurélio Morais (Palmeira das Missões), Jaime Brum Carlos (Santa Maria), Sérgio Rosa (Santa Maria). A relação das músicas selecionas para o festival estão no site www.colinadamusicagaucha.com.br.
O prefeito Ederildo Paparico Bachi (PDT) e o presidente da comissão organizadora do festival, professor Dorvalino Paloski, prestigiaram o trabalhos dos jurados. Paparico destacou que a realização da 1ª Colina da Música Gaúcha é mais uma das metas cumpridas pela atual administração de São João da Urtiga. Professor de História graduado pela UPF, o prefeito acredita o festival vai promover a cultura regional, servir de berço para o surgimento de novos talentos, além de incrementar diversos setores da economia do município.
Assinar:
Postagens (Atom)