sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Atividades físicas exigem cuidados no verão

Exercitar-se demanda sempre certo esforço cardiorespiratório. No verão, então, quando as condições de umidade do ar são predominantemente baixas, a alta temperatura externa torna as atividades físicas mais desgastantes. Por isso, o controle da temperatura externa é fator importante para garantir a segurança.
A realização de exercícios em locais aquecidos aumenta a temperatura corporal e a pressão arterial, o que propicia o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e uma série de outras doenças graves. Por isso o mais indicado são as academias e exercícios ao ar livre somente na parte da manhã ou no final da tarde. Em Tapejara, um local muito frequentado pela população adepta aos exercícios físicos é a Praça Lucélia Poletto, que conta com pista para caminhada e aparelhos para exercícios aeróbicos e de musculação.
O professor de Educação Física Alan Parizzoto, alerta que “o uso de roupas leves é importante porque proporciona a perda de calor adequada do corpo e contribui para o aumento da tolerância ao esforço. Algumas pessoas usam roupas pesadas propositalmente para suar mais, pois acreditam que dessa forma perderão mais gorduras, um grande equívoco”. Ele também diz que durante as atividades é importante ingerir água para reidratar, porque o organismo sofre aumento da temperatura que resulta na eliminação de líquidos pelo suor.
O verão é uma época propícia para pessoas consideradas sedentárias darem início à prática de alguma atividade física. O professor esclarece que para isso a pessoa deve conhecer seus limites e capacidades físicas, sendo recomendável avaliar seu estado de saúde e procurar acompanhamento de um bom profissional de educação física.
Ao iniciar os exercícios físicos, o praticante pode realizar tanto um treinamento aeróbico como caminhada e bicicleta, e também o treinamento de força, podendo ser com aparelhos, ou com o próprio peso do corpo, porém o que se deve ter cuidado, principalmente no início, é a intensidade em que se está realizando os exercícios, respeitando sua capacidade física para que a mesma ao longo de um determinado período possa ter uma melhora significativa, sem o risco de lesões, proporcionando uma vida com mais saúde.
Uma atividade mal desenvolvida, em vez de proporcionar saúde e bem estar, pode acarretar complicações para a pessoa, por isso a importância do acompanhamento profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário