sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cledi Hanel: “Não estou na política somente de passagem”

Cledi Hanel (PSB) foi presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara no ano passado. Reconhecida pela sua luta em defesa as mulheres se responsabilizando em representar os interesses da população junto ao Legislativo conseguiu marcar história mais uma vez no cenário político tapejarense, sendo reeleita a presidência da casa para o ano de 2011. Confira a entrevista feita pelo NT:
Novo Tempo - Como a senhora avalia o ano legislativo de 2010?
Cledi Hanel: O ano foi positivo e produtivo, onde nossos parlamentares desempenharam suas funções legislativas com afinco. Como presidenta, observei o crescimento pessoal de cada vereador do município de Tapejara e tenho visto o esforço dos meus colegas em fazerem política realmente direcionada para o bem estar da população e é por isso tive traquilidade e discernimento para desempenhar as minhas funções na Câmara de Vereadores.
NT – Quais os principais projetos que tramitaram na Casa? O que a presidente destaca?
CH:
Passaram pela Câmara de Vereadores durante o ano de 2010, 135 Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, todos eles importantes para o nosso município e, portanto nenhum projeto é considerado melhor ou mais importante. Tenho que salientar que alguns projetos podem atingir um grupo maior de cidadãos, outros podem atingir toda a população e ainda teremos projetos importantes que atingem pequenos grupos, esses pequenos grupos por muitas vezes são as pessoas que tem maior dificuldade a ser superada. Assim sendo, analisamos, discutimos e aprovamos todos os projetos do executivo com a mesma dedicação. Vamos tomar como exemplo a aprovação do novo Código Tributário do município, votado com as emendas que os vereadores julgavam necessárias. As emendas foram tão necessárias e uma delas diz que os chefes de família, responsável por filhos ou cônjuge com problemas de deficiência mental ou física, portador de doença incurável, gravíssima ou moléstia que importe em redução da capacidade de trabalho deverão ser isentos. Uma pequena emenda, mas com uma grandiosidade imensa. Então pode ser grande ou pequeno o projeto, a todos será dado à mesma importância.
NT – Como transcorreu a eleição da mesa diretora em que a senhora foi reeleita à presidência?
C.H:
A Presidência desta Casa é almejada por todos os vereadores e afirmo que todos os meus colegas teriam condições de assumir este cargo. Durante o período em que fui presidente, tive um grande aprendizado e o entendimento de que poderia propor aos meus colegas a minha reeleição. A política, além de ser uma ciência exata na busca dos votos, é muito dinâmica e podemos ver isso claramente na atuação do governo Federal que tem nos dado muitos exemplos da importância e do poder do diálogo e das parcerias. Então ficou muito claro como sol do meio dia que poderíamos conduzir os trabalhos da Câmara em 2011 com o apoio dos 9 vereadores devido ao trabalho, imparcialidade e respeito. Devo a minha reeleição a Deus, a população que nos acompanha e também aos meus nobres colegas vereadores. A eleição foi democrática e transparente, a contento de todos.
NT – O que muda na relação da Câmara de Vereadores com o Poder Executivo Municipal?
C.H:
Na relação do Legislativo com o Executivo não há nada para ser mudado. O Poder Legislativo tem respeito e profundo desejo de entendimento com o Poder Executivo. Entendemos e queremos acreditar que o Poder Executivo também tem o desejo de entendimento, respeito com o Legislativo. Saliento que a Câmara de Vereadores não é um órgão homologador de Projetos de Lei. Sua função é legislar e fiscalizar o orçamento e as ações do Executivo. A prioridade da Presidência é a melhoria da qualidade de vida da população e o atendimento de suas necessidades básicas sem nenhuma diferenciação. A coletividade e o diálogo são essenciais para a boa condução de gestores.
NT – Sobre o seu futuro na política: qual é o seu projeto para a próxima eleição em Tapejara?
C.H:
Há muito tempo tenho me feito essa pergunta. Tenho procurado a resposta observando quais são as maiores necessidades dos homens, mulheres, idosos e crianças da nossa cidade. Seguidamente procuro lembrar passagens de vida de líderes que por determinado tempo de suas vidas se dedicaram e alguma forma a ajudar no crescimento de suas cidades e de seu povo. Quando optamos pela vida política não podemos estar condicionados a simplesmente passar por elas, por que nunca estamos vereadores, presidente, governador por acaso. Também não estou na política somente de passagem. Acredito sinceramente que quando temos boa intenção nas funções políticas que desempenhamos e sendo do entendimento de Deus que podemos fazer a vida das pessoas melhorarem e o progresso de nossa cidade continuar, então sim, seremos merecedores da graça de Deus de continuarmos na política e ele proverá o entendimento de nossos eleitores para que isso aconteça. Estou disposta a seguir em frente, persistindo na minha caminhada política, passo a passo, tudo ao seu tempo.
NT – Suas considerações aos leitores do Novo Tempo e para a população tapejarense.
C.H:
Deixo a todos um grande abraço e as mulheres o meu carinho especial. A Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e, portanto, todos são bem vindos a ela. Espero por vocês nas Sessões nas segundas-feiras, às 20 horas. Em horário comercial todos os dias e se alguém não puder vir até a Câmara de Vereadores ligue para (54) 3344-1474 ou 99231038.

Nenhum comentário:

Postar um comentário