A JCI Tapejara em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Saúde estão realizando o Projeto de Capacitação de Lideranças Comunitárias que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Comarca de Tapejara.
A abertura do circuito de palestras ocorreu na terça-feira (15) e contou com a presença da juíza da Comarca de Tapejara, Raquel Bozza Pianezzolla, prefeito Seger Menegaz, presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel, vigário Pe. Élio Marsiglio, membros da JCI Tapejara e diretores de comunidades do interior.
O programa de capacitação contempla muitas informações, ligadas a parte técnica voltadas à gestão, além de outros temas. Na primeira noite houve as palestras sobre as estruturas funcionais dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A juíza, Lilian explanou sobre a estrutura e como funciona o Poder Judiciário, “a função fundamental do judiciário é resolver atritos” – resumiu.
A juíza ainda falou sobre alguns projetos que pretende desenvolver para tornar o poder mais próximo da comunidade, “há anos o judiciário é considerando distante da população, mas essa sistemática tende a mudar, estamos pensando em como operacionalizar canais para diminuir essas distancias e manter a comunidade informada sobre o andamento dos processos”.
Também relatou sobre a realidade do município, “Tapejara está crescendo em termos populacionais e econômicos e juntos com isso aumentam também o numero de processos, para se ter uma idéia em 2005 a comarca tinha cerca de 3 mil processos, atualmente esse numero é de 7 mil” – justificou.
Cledi Hanel, em sua palestra explicou sobre o funcionamento do Legislativo e alguns aspectos históricos referentes a Câmara de Vereadores de Tapejara, “nos fomos eleitos para representar os interesses da população, ainda que não tenhamos poder para fazer as leis, temos o dever de fiscalizar para que as leis estejam, de acordo com o bem estar da população. Todos podem entrar em contato com o vereador e sugerir que ele busque melhorias a sua comunidade” – explicou.
O prefeito Menegaz explicou sobre o papel do Executivo frente às comunidades, a forma de conseguir recursos para eventos e infraestrutura e pontuou a importância das lideranças do interior na reivindicação de obras que possam beneficiar as comunidades.
“É de suma importância que as comunidades se organizem e aproveitem oportunidades como estas para atuarem cada vez mais. A administração está sempre disposta a ajudar. Mas é preciso que para isso existam um planejamento”.
Na abertura a presidente da JCI, Édina Pereira, destacou que a entidade tem em sua missão a formação de lideranças e preparar os jovens para que atuem na comunidade, “preparamos o curso pensando em agregar conhecimento e práticas às atividades que as comunidades já realizam, todos os facilitadores são membros da JCI. Esta é uma forma de cumprimos nossa missão dando à comunidade aquilo que aprendemos dentro desta organização”.
Segundo o coordenador do projeto, Laurimar Coronetti, “o objetivo é auxiliar com informações, ferramentas e técnicas que proporcionarão um resultado significativo diante do desafio de estarem à frente de uma entidade”
Ainda no cronograma de palestras contam assuntos como: Responsabilidade Social, Voluntariado, Terceiro Setor, Objetivos do Milênio, Oratória, Liderança, Administração de reuniões, Gestão financeira, Marketing e Captação de Recursos e Avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário