quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chuva dificulta trabalho nas lavouras

As intensas precipitações que atingiram o Estado na última semana impediram os produtores de realizarem adequadamente o manejo das lavouras e pastagens, conforme dados divulgados pela Emater. O quadro climático adiou a finalização da semeadura da safra de trigo 2011, que atingiu esta semana 98% da área. Na Metade Norte, os trabalhos foram praticamente paralisados, principalmente em algumas áreas da Serra, Planalto Médio e Norte, onde o volume acumulado ultrapassou os 140mm.
As chuvas sequenciais interromperam ainda os tratos culturais da canola, além de prejudicar a evolução das lavouras. O mesmo ocorreu com as cevada, que se mantém na fase de desenvolvimento vegetativo e teve os tratos culturais - aplicação de nitrogênio em cobertura - interrompidos. Segundo os técnicos da Emater neste momento é imprescindível a aplicação de uréia ou sulfato de amônio, em razão do enfraquecimento das plantas pelas geadas e o excesso de chuvas dos últimos dias.
As chuvas constantes e a leve elevação da temperatura na semana passada beneficiaram o desenvolvimento da maioria das pastagens no Estado, tanto nativas quanto cultivadas. O estado sanitário do rebanho de corte é bom, pois as baixas temperaturas na entrada de inverno provocaram a redução da incidência de ectoparasitas, como carrapato e mosca do chifre.
Já os bovinocultores leiteiros tiveram uma semana de dificuldades no manejo dos rebanhos devido ao excesso de umidade, que não permitiu o acesso dos animais às pastagens. Este quadro forçou o aumento na utilização de outros tipos de alimentos, como fenos, silagens e concentrados, além de proporcionar desconforto aos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário