quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tapejara é destaque em projetos sociais

No município com aproximadamente 20 mil habitantes há a previsão de que, entre iniciativa pública e entidades não governamentais, mais de 50 projetos sociais são levados a frente.
A reportagem do NT foi em busca de exemplos de projetos realizados e ilustra nesta metéria especial algumas iniciativas que contribuem para melhorar as condições de vida da comunidade em diversos segmentos: famílias carentes ou em situação de vulnerabilidade, idosos, oportunidades de aprendizado e colocação no mercado de trabalho para os jovens, enfrentamento e tratamento de dependentes químicos, ações de entidades para amenizar o sofrimento das pessoas.
Na esfera governamental, segundo informações da coordenadora do Departamento de Assistencia Social, Sandra Biliar, mais de 20 projetos estão em andamento. Alguns deles:

Jovem Trabalhador: Possui 20 vagas para adolescentes de 14 a 18 anos incompletos, que trabalham no turno inverso ao das aulas em orgaos públicos municipais e escolas estaduais. Segundo Sandra, o projeto ainda não é aplicado em empresas, mas deverá passar por uma reformulação.
Os jovens atendidos recebem acompanhamento profissional, participam de palestras e reuniões periódicas, “é importante citar que esses alunos são encaminhados para o trabalho após um estudo que traça o perfil psicossocial e ele recebem o valor de meio salário” – explicou a coordenadora.
O requisito para poder participar do projeto é ser de família carente ou em condição de vulnerabilidade e estar cadastrado no CRAS.
Projeto Conhecer: Voltado para jovens e para as mães que estejam recebendo o bolsa familia, onde fazerm uma Oficina de Beleza, com cursos de manicure, pedicure, maquiagem. “Já formamos 04 turmas, uma delas no interior em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Isso possibilita que muitas dessas mulheres consigam se inserir no mercado de trabalho, ajudando na renda familiar, muitas delas já estão trabalhando” – destacou Sandra.
Projeto Felicidade: ocorre na Casa de Convivência Dona Verônica, atende mais de 60 idosos com mais de 60 anos, um dos requisitos assim como os outros projetos desenvolvidos pelo CRAS é estar devidamente cadastrado junto a Assistência Social. “Lá os idosos passam o dia todo, recebem as refeições, acompanhamento de uma equipe mulidisciplinar, fazem aulas de Educação Física, oficinas de artesanato. A maioria são pessoas que vivem sozinhas ou estão em condições de risco” – salientou.
Plantando Vidas: direcionado a adolescentes e jovens do sexo masculino, com idade entre 14 e 20 anos, vulneráveis ao uso de drogas. Proporciona atividades grupais de socialização, expressão e inserção social através de oficinas terapêuticas, visando o fortalecimento dos vínculos sociais. Onze adolescentes atendidos pelo programa participam de oficinas de cultivo de plantas e hortaliças, artesanato em madeira, oficinas de expressão artística e cultural, atividades esportivas e acompanhamento psicossocial. Os jovens são atendidos de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, inverso ao período que frequentam a escola. A sede deste projeto é na Rua Narciso Sebben, centro.
PAIF – Serviço de Atenção Integral a Família: Nesse programa as famílias cadastradas passam por um estudo social e recebem acompanhamento em grupos que participam de palestras e são encaminhados para atividades nos demais projetos sociais.
Conforme dados do departamento estão cadastradas aproximadamente 2,5 mil familias, destas 1.507 no Cad Único, um programa do governo Federal que possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família que serve de base para repasse de beneficios e 550 familias que recebem o bolsa familia. Mensalmente passam pelo CRAS cerca de 1.700 pessoas.
Além de programs governamentais de iniciatia pública, Tapejara também conta com diversas ações de entidades, que iremos citar algumas:

Banco Ortopédico: a atividade promovida pelo Rotary Clube Tapejara, visa atraves de doações e eventos arrecadar recursos para a aquisição de equipamentos que são emprestados as pessoas que necessitam de cadeiras de roda, muletas, cadeiras de banho, tipoias. Segundo a presidente da entidade, Carla Mangoni, a intenção é triplicar o número de equipamentos, “os interessados devem entrar em contado comigo, na empresa Bebidas Mangoni, para preencher um contrato de uso que é de 03 meses para as cadeiras e de 06 meses para as muletas que pode ser renovado pelo mesmo periodo que posteriormente entramos em contato com os Bombeiros Voluntários que entregam na residência” – destacou Carla.
Ações beneficentes do Lions Clube: o Lions Tapejara desenvolve no decorrer do ano diversas atividades voltadas para o auxílio de pessoas carentes, uma dessas é a entrega de presentes para as Mães Garis, no mês de maio, encaminhamento de consultas no Hospital de Olhos, em Passo Fundo, doação de armações de óculos, distribuição de cestas básicas em algumas ocasiões. Ainda há o Lions Clube Tapejara Mulher que realiza em parceria com o poder público a Feira de Saúde da Mulher.

Oratória nas Escolas e Debates na Escola: a JCI Tapejara promove esses dois projetos na area comunitária em parceria com empresas e poder público com objetivo de valorizar a oratória e incentivar o senso crítico de alunos do ensino fundamental de médio. Segundo a presidente da entidade, Édina Pereira, “nossa intenção é devolver através de ações sociais a comunidade tudo aquilo que aprendemos dentro da organização”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário