Um infarto tirou a vida de Olavo Stefanello nessa quarta-feira, 20 de junho, aos 83 anos.
A família Copreliana se despediu do seu fundador e ex-presidente, durante o na sede da Associação dos Funcionários da Coprel, ao lado da sede da cooperativa em Ibirubá.
Olavo Stefanello nasceu em Júlio de Castilhos, em 02 de agosto de 1927. Durante muitos anos foi correspondente de vários jornais da capital e do interior, como: A nação, Correio do Povo, Diário de Notícias, Diário Serrano e Alto Jacuí.
Em 1955, participou do movimento de emancipação do município de Ibirubá, tendo sido eleito vereador. Logo desistiu da ação político-partidária para instalar a Rádio Ibirubá, que hoje, integra o Sistema de Comunicações do Alto Jacuí com as rádios Amizade, de Ibirubá e Cultura, de Tapera.
Foi o primeiro presidente e co-fundador da Sociedade Hospitalar Beneficente Professor Annes Dias, de Ibirubá, hoje transformada no Hospital Annes Dias.
Em 1963, foi eleito prefeito de Ibirubá. Como tal liderou o movimento comunitário, que elegeu Ibirubá como “Município Modelo do Brasil”.
O seu trabalho árduo efetivou vários projetos, sendo o mais importante o da eletrificação rural, por meio da Coprel Cooperativa de Energia, fundada em 14 de janeiro de 1968. Esteve na frente da luta que reassentou 2.500 famílias, atingidas pela barragem do Passo Real, que foram atendidas nas comunidades de Fazenda Colorado, Boa Vista do Incra (hoje município), Itaíba e Sertão.
Olavo foi fundador e ex- presidente da Coprel. Seu mandato na cooperativa aconteceu de 1973 a 1984. Depois disso, Jânio Vital Stefanello, filho de Olavo, assumiu a presidência. Atualmente era presidente da Amisa, revenda Ford de Ibirubá.
Tamanha foi sua disposição para o trabalho que aos 80 anos de idade decidiu contar sua história em um livro. A obra Esmeraldas cá na terra, Estrelas lá no céu, lançada em 2008.
Depois de ver o primeiro livro impresso ele se desafiou a escrever uma nova obra, infelizmente o tempo e o destino interromperam esse sonho, e ele passou a ser uma nova estrela no céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário