quarta-feira, 27 de julho de 2011

São João da Urtiga comemora o início da maior obra da história do município em recuperação de estradas

Os trabalhos de melhorias serão executados em mais de 100 quilômetros de estradas, além da construção de três pontes e 60 bueiros
“Nosso compromisso é não medir esforços, na busca incessante de soluções que ofereçam melhores condições de vida para toda nossa população”, assegurou o prefeito de São João da Urtiga, e presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), Ederildo Paparico Bachi (PDT), na quinta-feira (14), quando os urtiguenses comemoram com fogos a chegada das máquinas e da equipe de profissionais que se instalaram na cidade, para, nesta segunda-feira (18) iniciarem os serviços de recuperação das estradas. A iniciativa beneficiará as comunidades de linha Urtiga, Nossa Senhora do Carmo e Santa Bárbara. A construção de 60 bueiros e três pontes fazem parte da obra, conforme convênio assinado no gabinete do prefeito, com a empresa Traçado Construções e Serviços Ltda, de Erechim, que venceu a licitação da tomada de preços. Paparico explicou ainda que “tornar realidade um projeto como esse merece comemoração. O caminhão que chegou, conforme anunciado anteriormente pelo ex-ministro Altemir Gregolin, não foi comprado com dinheiro emprestado. É recurso oriundo de fundo perdido. O município vai disponibilizar somente seis mil reais de contrapartida. Não devemos mais nada pra ninguém. Não deixaremos contas pendentes para outras gestões”.
Segundo informou o prefeito, o caminhão é traçado e trucado, o maior do município, o que “possibilitará um grande trabalho em parceria com a secretaria de obras municipal e, por ser tratar de um veículo de grande porte será necessário um curso de capacitação, para o operador manuseá-lo”. As pontes serão construídas da seguinte forma: uma ponte entre as comunidades de Santo Izidoro e Santa Bárbara, outra ligando as localidades de linha Seva com a linha Israel, nas proximidades de Gabriel Biesek, e, por fim, uma grande ponte que vai ligar Sananduva a São João da Urtiga, na localidade de Santa Gema com a localidade Picuia, perto da residência da família Bonês. Sobre os bueiros, Paparico explicou que serão construídos com tubos de 60 milímetros, com cabeceira de concreto, tanto para um lado quanto para outro. “A cabeçeira é muito importante, porque às vezes a chuva acaba levando embora, ou trancando os bueiros. Nossas ruas ainda não têm bueiros padrão, como os que serão construídos em São João da Urtiga”, evidenciou o chefe do executivo do município.
Início das obras
Os serviços de recuperação serão iniciados na linha Urtiga, e logo atrás vai ser passada a brita. Em seguida estarão fazendo a britagem da segunda estrada do município, que liga o Nini Scopel e vai até a localidade de linha Pompéia. “Pedimos a atenção dos moradores de Nossa Senhora da Paz, da comunidade Nossa Senhora da Saúde e linha Pompéia, para que tenham cuidado, pois a partir de agora as máquinas já estão nas estradas. O prefeito informou que após entendimentos com o secretário de Obras, Altair Miola, com o vice-prefeito, Odir Zanandrea e a administração municipal, havia sido decidido que a primeira estrada, por já ter bastante brita no local, seria do Nini Scopel até a Pompéia. Porém em razão da obra estar licitada a empresa fará os trabalhos primeiro na linha Urtiga que, conforme reunião do Conselho dos Agricultores, seria a segunda estrada onde a empresa executaria a obra. O presidente da Amunor disse, ainda, que cerca de 30 funcionários da empresa contrada estarão trabalhando nas estradas, nos bueiros e nas pontes. “Se o tempo cooperar, a conclusão das obras está prevista para daqui a 90 dias. Continuaremos sempre atentos às necessidades das nossas comunidades. Estaremos acompanhando de perto, o andamento dos serviços”, avisou Paparico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário