quarta-feira, 13 de julho de 2011

Severino Dalzotto e Senhor dos Caminhos aguardam ginásio de esportes há 10 anos

40% da população estudantil de Tapejara aguarda obra que beneficiará duas escolas estaduais
Reunião entre membros da direção das Escolas Estaduais Severino Dalzotto e Senhor dos Caminhos, representantes dos pais e militantes de partidos da base do governo Estadual ocorreu na manhã de terça-feira (05), para a entrega de projeto que solicita a construção de um ginásio entre as duas escolas para uso comum.
Segundo a diretora do Senhor dos Caminhos, Maristela Basegio, “o projeto é um sonho de 10 anos de ambas as escolas, votado em 2001 ainda no Orçamento Participativo, no entanto, não foi cumprido. No decorrer de todo esse tempo foram realizados outras ações visando alcançar o nosso objetivo. Neste ano foi apresentado em evento do Plano Plurianual do Estado. Porém acreditamos que este é o momento para novamente reivindicar essa obra.”
Ainda segundo Maristela que fez a apresentação do projeto que visa à união para a concretização da construção outras ações estão sendo planejadas como o envolvimento da comunidade escolar, protocolar junto à 7ª Coordenadoria de Educação e além de firmar parcerias entre poder público e entidades.
Conforme o projeto apresentado à construção do ginásio deverá ser entre as duas escolas que atendem cerca de 1.500 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, “se formos considerar o percentual de habitantes de Tapejara, podemos afirmar que 8% da população são estudantes dos dois estabelecimentos, considerando o percentual de estudantes chegamos a quase 40% da população estudantil”.
Atualmente apenas a Severino Dalzotto possui duas quadras cobertas, porem a outra escola não possui nem mesmo pátio para os alunos, “o único espaço fora da escola que temos nos é emprestado caso contrário os alunos ficam apenas nos corredores. Para se ter uma idéia os alunos precisam fazer as atividades da disciplina de Educação Física em locais distantes mais de 5 quadras da escola. Já os alunos do noturno não fazem esportes, sabemos que isso não é bom, porém, é importante estimular a pratica esportiva nos alunos”.
Presente no evento a coordenadora da 7ª CRE de Passo Fundo, Marlene Silva Silvestrin, o Ensino Médio é responsabilidade do governo do Estado, “temos o objetivo de, ao longo dos anos, tornar o ensino médio turno integral e é imprescindível investir em infraestrutura”.
Marlene foi incisiva em afirmar que: “O Brasil precisa aprender a fazer o seu tema de casa e investir mais em Educação, caso contrário que futuro estamos preparando? E este projeto já deveria ter sido concluído. Batalharemos por ele, como prioridade”.
“Recentemente foi realizada assembleia para que os municípios apresentassem suas reivindicações para a Consulta Popular, verificamos que Tapejara apresentou apenas 05 solicitações e nenhuma delas para a Educação, no entanto, mesmo assim irei solicitar junto a Secretaria Estadual de Educação para que coloque essa demanda como uma das prioridades para o segundo semestre” – encerrou Marlene se comprometendo a ajudar na concretização de sonho que já se arrasta por 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário