quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cooperativismo movimenta a economia e comemora 164 anos no Brasil

No dia 04 de julho foi comemorado o Dia do Cooperativismo, segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), este é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.
É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.
No Brasil o movimento ocorre desde 1847 quando o médico francês Jean Maurice Faivre fundou com um grupo de europeus nos sertões do Paraná, a colônia Tereza Cristina, organizada em bases cooperativas.

“Populorum Progressio” e a juventude cooperativista

No ano de 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional – ACI ficou estabelecido o Dia Internacional do Cooperativismo, a ser comemorado, anualmente, no primeiro sábado do mês de julho. Portanto, no dia 2 de julho comemoramos o 89º Dia Internacional do Cooperativismo, que terá como tema “Juventude: o futuro do cooperativismo” e vem fundamentado por um conceito: sensibilizar os mais jovens sobre o caráter empreendedor e o papel de inclusão social do cooperativismo. Muito antes deste tema ser sugerido eu já vinha trabalhando com jovens no sentido de desapertar-lhes para a importância da cooperação e da solidariedade. Há 12 anos desenvolvemos um trabalho no Estado do Rio Grande do Sul, através da Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras proporcionando que mais de dois mil jovens pudessem vivenciar, praticar e desenvolver a cooperação no seu sentido mais amplo e profundo.
A cooperação é a palavra desse milênio. Aliás, em 1967 o Papa Paulo VI publicou a Cartilha Populorum Progressio sobre o desenvolvimento dos povos. Nela, afirma que o desenvolvimento integral do homem não pode realizar-se sem o desenvolvimento solidário da humanidade e que o homem deve encontrar o homem, as nações devem encontrar-se como irmãos e irmãs. O Papa chega a sugerir a busca de meios de organização e de cooperação, concretos e práticos, para pôr em comum os recursos disponíveis e realizar, assim, uma verdadeira comunhão entre todas as nações.
Quarenta e quatro anos se passaram desde a publicação da Encíclica Populorum Progressio de Paulo VI, mas a humanidade ainda sofre com a falta de solidariedade e cooperação. Quem pode mudar isso? Os nossos jovens. Certos de que este é o caminho, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realizam na próxima quarta-feira (6/7), na Câmara dos Deputados, o seminário: “Juventude: o futuro do cooperativismo”, para discutir o papel da juventude no futuro do movimento cooperativista e do país. O jovem se interessando pelo cooperativismo, poderá, através dele, enfrentar os desafios, alcançar seus objetivos e fazer com que os sonhos das outras pessoas também se realizem. Falo por mim. Conheci o cooperativismo muito cedo, em casa e na escola.
Nem bem havia completado a maioridade e já percorria o interior de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Colorado explicando para os agricultores que eles deviam ser donos do seu próprio banco. Aos 21 anos escrevi a ata de fundação da Credijal. A semente plantada há 30 anos deu frutos e hoje temos um dos maiores sistemas de crédito do Brasil, o Sicredi. Hoje sou sócio de cinco cooperativas. Como parlamentar apresentei e consegui aprovar a primeira lei cooperativista do país, que criou a Política Estadual para o Cooperativismo no Rio Grande do Sul. Foi o cooperativismo que acabou influenciando a minha formação pessoal, profissional e política. Portanto, a Cartilha Populorum Progressio mostra que o caminho é a cooperação. Os jovens cooperativistas certamente saberão interpretá-la ao pé da letra. Bom para todos.
Giovani Cherini
Deputado Federal (PDT-RS) e secretário da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Congresso Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário