quarta-feira, 27 de julho de 2011

Presidente da Amunor prestigia posse de Cezar Miola

Presidente do TCE destacou a importância do trabalho que desenvolveu em São João da Urtiga no início de sua carreira

O presidente da Associação dos Municípios da Região Nordeste Riograndense (Amunor) e prefeito de São João da Urtiga, Ederildo Paparico Bachi, o vice-prefeito, odir Zanandrea e o empresário Silvio Cadore prestigiaram, na segunda-feira (11), a posse do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola, realizada no auditório Romildo Bolzan, na sede do Tribunal, em Porto Alegre. Embasado no discurso do conterrâneo, Paparico ressaltou o trabalho transparente que o novo presidente realizará na defesa do combate à corrupção. “Nós, cidadãos urtiguenses, nos sentimos honrados por termos um representante com a conduta ética do presidente Cezar Miola. Conhecendo a família e a trajetória do Miola, tenho certeza que o Rio Grande do Sul vai estar na vanguarda nos quesitos que integram o papel de um Tribunal de Contas”, explanou o prefeito. Em seu pronunciamento, o novo presidente expressou a importância para sua trajetória profissional, do trabalho que exerceu como assessor, secretário e procurador no município de São João da Urtiga. “Ao longo de minha carreira sempre vou destacar que tudo começou na cidade de São João Urtiga e outros municípios da região”, declarou o presidente do TCE. Ao falar sobre o combate à corrupção Miola disse que “a má utilização dos recursos públicos acabam se constituindo em fatores de desigualdade social. Tanto a fraude quanto o erro e a ineficiência acabam conduzindo aos mesmos prejuízos para a população, que mais necessita do amparo do Estado”.
Entre as prioridades da gestão do novo presidente do Tribunal, onde iniciou na carreira técnica de auditor externo, estão a valorização do corpo técnico da instituição, o uso de tecnologias para aperfeiçoar a atuação da Corte, a transparência das ações, a integração com os demais órgãos de controle e a fiscalização das obras relacionadas à Copa do Mundo. “Há muitos recursos investidos nisso. Vamos deslocar mais técnicos para as auditorias e, inclusive, acompanharemos a execução das obras”, anunciou Miola. Em entrevista sobre a melhor forma da aproximação do Tribunal com prefeitos, vereadores e comunidades, o presidente disse que o caminho é a “orientação para quem gere recurso público e da informação para quem fiscaliza o que deve ser feito em seu nome – a sociedade, o cidadão – possa avaliar a situação, entender como se faz, exigir que se faça e cobrar de quem não faz, seja perante os órgãos fiscalizadores, seja nas urnas, exercitando o processo de avalisar ou substituir representantes”.
Cerca de 500 pessoas entre lideranças políticas, servidores do órgão, familiares e amigos acompanharam a cerimônia. Entre as autoridades presentes, estavam o governador Tarso Genro, os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia, Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, Tribunal de Justiça, Leo Lima, deputados, secretários, representantes do Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado e conselheiros aposentados. Além do presidente, também foram empossados o vice-presidente do TCE, Algir Lorenzon, segundo vice-presidente, Marco Peixoto, corregedor-geral, Iradir Pietroski, presidente da Primeira Câmara, Hélio Mileski e da Segunda Câmara, Victor Faccioni. Representando os conselheiros, Pietroski, salientou a evolução dos Tribunais de Contas ao.longo da história e do seu papel pedagógico para evitar o desperdício e o mau uso do dinheiro público. “Estamos no caminho certo quando levamos a Presidência um homem que percorreu todos os degraus em nossa instituição”, declarou.
Natural de São João da Urtiga, Miola é técnico em Agropecuária, formado pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e Licenciado para o exercício do magistério no ensino técnico pela Universidade de Passo Fundo. Pós-graduado em Direito Processual Civil, também pela UPF. Em sua carreira profissional, exerceu as funções de assessor, secretário e procurador nos Municípios de Sertão, São João da Urtiga e Cacique Doble, no período entre 1982 e 1992, além de atuar na advocacia privada. Em 1992, ingressou por concurso público no cargo de auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, com lotação no Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo, atuando nas funções de auditoria externa e, posteriormente, já em Porto Alegre, como assessor Superior da Direção de Controle e Fiscalização e da Consultoria Técnica do TCE/RS. Em 1998, novamente por concurso, foi investido no cargo de adjunto de Procurador do Ministério Público de Contas e em julho de 2000 foi promovido ao cargo de procurador, desempenhando as funções de procurador Geral até 2008. No biênio 2003-2004 exerceu a Presidência da Associação Nacional do Ministério Público de Contas - Ampcon. A partir de abril de 2008, passou a ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga reservada ao representante do Órgão Ministerial no Colegiado. Ao longo de sua carreira, publicou diversas monografias e artigos, e tem participado como palestrante em conferências e eventos nacionais e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário