sexta-feira, 25 de março de 2011

Entrevista de seleção: dicas para empresários e candidatos

A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do profissional participante. Segundo a instrutora e consultora empresarial, Maria Adamoli, ela pode ser usada mais de uma vez por processo e hoje em dia existem muitas variações de entrevista. O processo de seleção de pessoas para ocupação das funções de trabalho nas empresas, geralmente é composto pela análise do currículo ou ficha de solicitação de emprego, entrevista coletiva e entrevista individual. “A dificuldade que se percebe em relação aos currículos que são encaminhados é que estes geralmente constam a empresa onde o candidato trabalhou, o tempo de permanência e o cargo ocupado”, explica Maria. Segundo ela, esta é uma informação importante, mas insuficiente. O ideal é a descrição das diversas atividades que o candidato desenvolvia para que se possa ver o quanto esta pessoa pode ser funcional no novo emprego. Depois da análise do currículo, é muito utilizada a entrevista coletiva para identificar aspectos mais gerais do perfil dos candidatos tendo todos juntos em um horário e local. “Esta etapa facilita selecionar um número bem menor para a entrevista individual”, salientou. A entrevista individual possibilita identificar aspectos mais precisos do candidato como vida pessoal, nível de ambição profissional, expectativas de ganhos, negociação de salários, horários, etc.
Que chegar com antecedência e não usar roupas extravagantes são atitudes essenciais quando o assunto é entrevista de seleção, todo mundo já sabe. O que falta ser revelado pelos selecionadores é aquele segredinho, aquele item que realmente faz a diferença para eles. Afinal, o que se pretende ao entrevistar um candidato? Que fatores são realmente analisados quando se escolhe alguém para uma vaga de emprego? Será que um atraso ou um sinal de nervosismo são acontecimentos suficientemente fortes para desclassificar alguém? Entrevistas são feitas para medir a competência ou o comportamento do candidato?
Segundo a consultora Maria Adamoli, a escolha de uma pessoa para uma vaga de emprego deve ser sempre baseada nos requisitos da empresa. A empresa deve ter bem claro o que ela precisa. Por exemplo: é necessário uma pessoa para fazer tais atividades, com tal experiência, com tal conhecimento, e com tal características pessoais. “Esta definição da empresa é a base para a análise dos candidatos. Um candidato pode ter muitas características positivas, mas não atender a necessidade da empresa no momento”, disse. Ela defende que o candidato deve ser analisado como um todo para que se possa identificar se há coerência entre o que ele escreve no currículo com o que ele fala nas entrevistas e com o que ele mostra com a sua apresentação ou gestualidade. “O modo de vestir pode ser simples, ousado, descuidado, desproporcional a situação financeira ou às normas sociais, mas de qualquer forma, a observação do estilo de vestir, falar e gesticular auxiliam no conhecimento do candidato”, informou.
Existem informações importantes que devem ser levadas em conta pelo entrevistador na hora de avaliar alguém que se candidata a uma vaga de emprego. A consultora Maria Adamoli dá as dicas: Conhecimento Geral do candidato: identificar como chegou até a vaga (currículo, indicação, etc.), dados de cadastro (endereço, telefones, situação familiar, escolaridade, etc.). Valor Profissional: identificar o que sabe fazer, que preparo tem, o que já estudou, se tem experiência, porque quer a vaga, o cargo, a função, porque quer trabalhar. Valor de objetivos/valor econômico: Identificar seus objetivos pessoais, profissionais a curto e longo prazo, o que já realizou, quanto já ganhou, modo como administra seu ganho, como se prepara para a vida, para o trabalho, as suas maiores realizações, as coisas mais importantes que já fez. Valor de Relacionamentos: pode ser perguntado, por exemplo, como eram os ex-colegas, o que mais o irrita nas pessoas, ou o que mais admira e gosta nas pessoas, o que é uma empresa boa/ruim para se trabalhar, o que é um chefe bom/ruim. Valor de saúde ou valor biológico: Identificar o que mais gosta de fazer durante o lazer, quais problemas de saúde já teve, qual o esporte preferido, se gosta de fumar, como cuida da sua qualidade de vida. Valor legal ou valor social: verificar como a pessoa se relaciona com as regras sociais, as leis, porque todos nós temos o dever de conhecê-las. Pode ser verificado se tem questões judiciais, se já esteve no SPC / Serasa, se tem dívidas que não pode pagar, com quem vive, quem é a pessoa mais importante da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário