sexta-feira, 25 de março de 2011

Sananduva é o primeiro município do Estado a aderir ao Programa Gestão Nota 10

Sananduva implantou em 2006 o Ensino Fundamental com duração de nove anos. A partir de então vem buscando políticas pedagógicas educacionais para melhorar a qualidade na educação e garantir o ensino e aprendizagem a todos os educandos. Por isso investe na qualificação dos profissionais da educação, oferecendo-lhes formação continuada e motivação para desenvolver a sua prática pedagógica com dedicação e comprometimento com a aprendizagem do aluno, foco de todo processo educacional.
Desde 2007, o Município de Sananduva tem uma parceira com o Instituto Ayrton Senna, através do Projeto Piloto, onde teve início o Programa Circuito Campeão para os anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos. Em 2011, dando continuidade a implantação do Ensino Fundamental de nove anos de duração, foi implantado o 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. Por isso, Sananduva firmou mais uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para trabalhar o Programa Gestão Nota 10, sendo o primeiro Município do Estado a aderir.
Como funciona o Programa Gestão Nota 10
Nos dias 15 e 16 de março, na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti, aconteceu a primeira capacitação em Sananduva para diretoras, coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a professora do Instituto Ayrton Senna, Celeste Pitaluga de Souza Melo. Neste encontro foram trabalhados temas relacionados ao papel a ser desempenhado pelo gestor escolar e o acompanhamento da aprendizagem, para poder atuar positivamente na superação das dificuldades, visando o sucesso escolar e todos os educandos.
O Programa Gestão Nota 10 é uma política educacional dirigida aos gestores da educação. Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais. Tem como objetivo elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino, incluindo princípios de gestão nas quatro esferas da educação formal: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional. Também objetiva fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, criando uma interação ativa e cooperativa na escola e entre a escola e a secretaria de educação.
O Programa Gestão Nota 10 trabalha com indicadores de sucesso e estabelece metas a serem parceladas e cumpridas pelas escolas e secretaria de educação, devidamente ajustadas a cada ano letivo a partir da realidade dos resultados obtidos no ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário