segunda-feira, 14 de março de 2011

Vereadores aprovam criação do Programa Além do Esporte

Na sessão ordinária do Legislativo realizada na segunda-feira, 28 de fevereiro, foi aprovado o Projeto de Lei do Legislativo nº 020/11 que objetiva criar o Programa Alem do Esporte com o apoio da FGK – Fundação Gaúcha de Karate.
Segundo o vereador do PMDB, Márcio Bertoglio, o investimento será de R$ 12 anuais para cobrir custos com professor e manutenção de federação, atenderá alunos de 07 a 17 anos, sendo mais uma opção de atividade saudável aos jovens. “Creio que servirá como mais uma ferramenta de combate aos vícios como as drogas, pois a modalidade incentiva a cidadania e ao senso de responsabilidade”.
A respeito do projeto o vereador Paulo Langaro (PDT), declarou em seu discurso que considera muito importante oportunizar as crianças, adolescentes e jovens do município outras modalidades esportivas que ajudem a desenvolver a cidadania, mas também que despertem seus sonhos ajudando-os a se afastarem dos caminhos considerados prejudiciais ao seu desenvolvimento. “Este convênio virá compensar em parte os projetos que estavam dando certo no município e que foram extintos pela atual administração, como é o caso dos projetos: Construindo Liberdade e Craques do Futuro, que faziam parte dos mais de 30 projetos existentes na gestão anterior. Existem hoje em torno de 15 projetos conforme relato da Coordenação do Departamento de Ação Social. Penso que este projeto virá contribuir com o município” – declarou.
Outro assunto discutido durante a sessão foi quanto a Indicação 012/11, de autoria do vereador Márcio Bertoglio, sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja construída uma piscina coberta para hidroterapia, que irá atender pacientes do SUS que necessitam de fisioterapia e alunos da APAE.
Bertoglio justificou a iniciativa da proposta dizendo que “a intenção é que Tapejara proporcione a população que necessita desse atendimento especializado um local com infraestrutura, uma vez que os pacientes precisam se deslocar para outras cidades como Passo Fundo levando em consideração que o município está crescendo e necessita atender também essa parte da população”.
Para o vereador Langaro, esta é uma sugestão importante que tem por objetivo atender uma clientela diferenciada, “a bancada aprovou a indicação, no entanto é importante destacar que no nosso entendimento a Administração Municipal deverá priorizar o atual atendimento aos pacientes que são do município e estão aguardando uma vaga por mais de 60 dias. Isso não pode acontecer num município que arrecada mais de R$ 30 milhões por ano. Sem contar que alguns cidadãos tem dificuldades de se deslocar até o Posto do Bairro São Cristóvão, onde os profissionais desenvolvem a fisioterapia, quando poderiam ser atendidos nos próprios bairros onde residem. Resolvida essa situação então poderíamos pensar num projeto maior que é o caso desta proposição”.
O esporte também foi pauta de indicação (015/11) de autoria do vereador Daniel de Mattos (PP), com o apoio da Bancada Tapejara de Todos Nós, sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja realizada a pintura e a troca ou reforma do assoalho da Quadra de Esportes do Complexo Esportivo Educacional Albino Sossella.
Na opinião do Líder da bancada de oposição, Paulo Langaro, “é de extrema importância, já que o Complexo Educacional e Esportivo Albino Sossella é um centro de referência na área do esporte. A quadra tem um tempo considerável de uso e necessita de melhorias. O local já foi palco de importantes jogos de futsal a nível Regional, Estadual e Nacional, inclusive servindo de ginásio para a disputa dos jogos da ATF, que também deixou de existir na atual administração. Se hoje alguma equipe resolver participar de alguma modalidade esportiva oficial, com certeza a Federação Gaúcha de Futsal, não irá autorizar a liberação do ginásio em vista dos riscos e das péssimas condições em que se encontra. É preciso também levar em consideração a segurança dos atletas tapejarenses que estão disputando jogos no ginásio”.
Bertoglio expôs seu ponto de vista contrário, destacando que, “a quadra de esportes do ginásio Jaimir Pinto Ribeiro é uma obra construída há pouco tempo, o que reflete a pouca qualidade do material utilizado a exemplo de outras obras que também precisaram ser reformadas pela atual administração, acredito que este recurso poderia ser aplicado em outras necessidades da população. Fui favorável, pois acredito que a obra se faz necessário neste momento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário