sexta-feira, 25 de março de 2011

SBR Suínos é inaugurado em Vila Lângaro


As famílias Borgo e Guerra inauguraram, na manhã de sábado (12), no Distrito Industrial de Vila Lângaro, o frigorífico SBR Suínos Brasil. A obra, que iniciou há mais de dois anos, e investimento inicial de R$ 6 milhões, tem uma área construída de 3.600 m² e gera 47 empregos diretos. Além disso, inúmeras famílias estão sendo beneficiadas com mais emprego no campo, mais renda e maior arrecadação de impostos para o município. A indústria terá capacidade de processar 60 suínos/hora e armazenar em câmera fria em torno de 300 unidades.
O diretor da empresa Sérgio Borgo, destacou que o frigorífico era um sonho antigo, que se tornou realidade depois de muita luta, apoio das famílias, amigos e do poder público.
Representando uma das famílias investidoras, Gilberto Borgo fez um relato sobre o setor de suínos no Brasil e no mundo. “O hábito alimentar das pessoas muda conforme o poder aquisitivo aumenta. Nos países em desenvolvimento o consumo da carne suína apresenta números crescentes. Esta cadeia, com certeza, proporciona o desenvolvimento da região”, frisou. Antes a vilã da nutrição, a carne de porco continha mais de 30% de gordura. Hoje possui índice de 6%, fator que contribui com o aumento do consumo.
Para o superintendente do Ministério da Agricultura, Francisco Signor, o setor de alimentos sempre está em pauta, seja pelo preço ou pela falta. “Nos próximos 20 anos, a produção de alimentos terá que aumentar em 50% no mundo”, informou. Signor destacou ainda a burocracia que os empreendedores enfrentam junto ao poder público. “A legislação em vigor coloca muitos obstáculos no caminho de quem quer trabalhar. Precisamos estar atentos a isso”.
Para o prefeito de Vila Lângaro, Moisés Dametto, a obra faz parte do projeto de desenvolvimento do município com geração de empregos e consequentemente tributos.
Os sócios Sérgio Borgo e Genésio Guerra, agradeceram todos os presentes e também os parceiros suinocultores que são fundamentais no sucesso do empreendimento.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração: Sérgio Borgo, sócio representante da família Borgo; Genésio Guerra, sócio representante da família Guerra; Lucas Hanel, gerente administrativo; Moisés Dametto, prefeito de Vila Lângaro; Claudiocir Milani, vice-prefeito; Luciano Cechetti, presidente da Câmara de Vereadores; Cléo da silva, presidente da Acival; Francisco Signor, superintendente estadual do Ministério da Agricultura; Francisco Guerra, coordenador regional do Ministério da Agricultura; José Bohrer, fiscal federal agropecuário; Gilberto Capoani, deputado estadual, além de outras autoridades de Vila Lângaro, Tapejara e região.
O frigorífico possui a Inspeção Federal e com isso os produtos poderão ser comercializados em todo o Brasil. O projeto também prevê exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário