Deputado Gilmar Sossella é empossado presidente do grupo
No final da tarde desta terça-feira, 01 de março, foi instalada na Assembleia Legislativa a comissão Especial destinada a acompanhar e discutir as obras nos 103 municípios gaúchos sem acesso asfáltico.
O deputado Estadual Gilmar Sossella (PDT), autor do requerimento, tomou posse como presidente, os deputados Gerson Burmann (PDT) e Altemir Tortelli (PT) serão respectivamente, vice-presidente e relator ainda fazem parte Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Alexandre Postal (PMDB), Edson Brum (PMDB), Adolfo Brito (PP), Chicão Gorski (PP), Ronaldo Santini (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Paulo Odone (PPS).
Em seu discurso, Sossella ressaltou o papel da Assembleia em buscar, por meio da pavimentação dos acessos entre os municípios, o desenvolvimento do Estado. “Há orçamento de R$ 66 milhões para obras de pavimentação comparando este valor com a nossa demanda, levaríamos 24 anos asfaltar 100% dos acessos” - declarou.
A comissão pretende levar ao Executivo o diagnóstico de cada um dos municípios e auxiliar na busca por financiamentos junto ao BIRD, ao BNDES e à Corporação Andina de Fomento (CAF).
“Nosso objetivo é realizar audiências públicas no interior do Estado, reunindo as prefeituras conforme as regiões definidas pela Famurs. Visitaremos as cidades e ouviremos os órgãos estatais. Empresários não investem em municípios sem asfalto e, com a efetivação destas obras haverá mais crescimento” – salientou Sossella.
Segundo o regimento interno da Assembleia Legislativa, as comissões especiais têm o propósito de analisar matéria relevante não prevista entre as competências das comissões permanentes. A duração é de 120 dias e, ao final, devem apresentar um relatório com vistas a regular legislativamente a matéria analisada ou encaminhar sugestões ao órgão competente.
A luta de Sossella em prol dos municípios sem asfalto é desde 2008 quando presidiu a Comissão Especial para analisar a ligação asfáltica entre os municípios gaúchos. Na época, 118 não possuíam acesso pavimentado, o equivalente a 24% do território. A luta do parlamentar pelo fortalecimento dos municípios, no entanto, começou em 2003, quando foi eleito para presidir a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Nenhum comentário:
Postar um comentário