quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Desembargador Rogério Favreto é homenageado pela Câmara de Vereadores

O tapejarense e desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Dr. Rogério Favreto recebeu na sexta-feira, 25, a homenagem de Personalidade Tapejarense, em evento na Câmara de Vereadores.
A proposição, aprovada por unanimidade, foi do vereador Paulo Langaro. Na solenidade estiveram presentes familiares do homenageado, amigos e autoridades dos três poderes de Tapejara e região.
As duas bancadas da Câmara se pronunciaram através dos parlamentares Márcio Bertóglio e Altemir Abido que teceram elogios ao curriculum de Favreto e frisaram o orgulho de ter um tapejarense ocupando um cargo tão importante.
O promotor público Márcio Schenatto também usou a tribuna da Câmara e disse que aquela era “uma homenagem justa que deve ser ressaltada pela importância do cargo”.
O prefeito Seger Menegaz parabenizou o desembargador e lembrou dos difíceis tempos em que viajavam juntos diariamente para concluírem o ensino superior em Passo Fundo. “Era uma jornada difícil, sou testemunha do esforço e dedicação que Rogério sempre teve, por isso tenho certeza que ele merece a posição que ocupa hoje”, frisou.
O presidente da Amunor e prefeito de São João da Urtiga, Ederildo Paparico Bachi, também esteve presente na sessão solene e demonstrou sua alegria em ter a região representada num dos mais altos cargos do judiciário.
O homenageado Rogério Favreto dispensou formalidades e fez um discurso emocionante na tribuna da Câmara. Ele relembrou sua trajetória e agradeceu pessoas importantes em sua caminhada, principalmente sua família e amigos que estavam presentes na sessão. “Aprendi com minha mãe ter sempre humildade e nunca esquecer-me de onde eu vim. Por onde eu passo tenho orgulho de dizer que sou de Tapejara, que trabalhei na roça e que passei por muitas dificuldades para alcançar meus objetivos”, frisou.
Favreto também falou sobre o trabalho que desempenha no TRF4. “Sou consciente que em minhas mãos só chegam decisões importantes. São muitos processos, mas nenhum deles eu julgarei mecanicamente. Sou humano e quero fazer o máximo para que a justiça seja feita”, concluiu.
Rogério Favreto nasceu em Tapejara em 1966. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo em 1989 e fez pós-graduação em Direito Político na Unisinos. Começou sua carreira como assessor jurídico da Câmara Municipal de Porto Alegre onde colaborou na elaboração da Lei Orgânica do município. Procurador de carreira do município de Porto Alegre desde 1990, entre 1997 a 2004 exerceu a função de Procurador-Geral do Município. Entre 2001 a 2004, também foi presidente do Fórum Nacional dos Procuradores-Gerais das Capitais Brasileiras.
Em 2005, Rogério Favreto trabalhou no Governo Federal onde atuou como consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e na Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Antes de assumir a Secretaria de Reforma do Judiciário, em junho de 2011, Favreto trabalhava na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Wilson Zanatta assume Sindilat
Nova gestão quer ampliar produção leiteira em mais de 30% no RS
Wilson Zanatta, empresário e copresidente do Conselho de Administração da Lácteos Brasil (LBR) é o novo presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat). “Nosso principal objetivo é fomento da indústria leiteira na região”, afirmou. Zanatta aponta a guerra fiscal e a invasão dos lácteos do Mercosul, como os principais desafios a ser enfrentados durante a gestão.
Para garantir a competitividade da produção local, o novo presidente vai ampliar a concessão de crédito presumido, que atualmente é de 4% na compra de matéria-prima – excluídos o leite UHT e o leite concentrado – desde que a indústria obedeça o pagamento mínimo estabelecido pelo Conselho Estadual do Leite. “A cadeia leiteira tem um ciclo longo, por isso, não podemos deixar que a indústria seja desestimulada, vamos trabalhar para garantir o crescimento do setor”, afirmou.
Outra medida anunciada é a ampliação da produção leiteira na bacia gaúcha. O Estado tem capacidade instalada para processar até 15 milhões de litros de leite por dia, mas a produção atual é de 8 milhões. A meta é aumentar a produção em 37,5% até 2014, e chegar a 11 milhões de litros por dia. “ Vamos nos espelhar em exemplo de países Nova Zelândia e o Uruguai, para fomentar a nossa indústria e ampliar a oferta do produto no país” afirmou.
Zanatta já integrava a diretoria do Sindilat como vice-presidente e ficará à frente da entidade entre 2012 e 2014. A eleição da chapa única foi realizada no dia 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário