sexta-feira, 20 de maio de 2011

Benzedeiras e Parteiras são homenageadas

O papel da mulher na história e a cultura popular do Rio Grande do Sul foi tema da palestra da pesquisadora e escritora Elma Sant'Ana, na noite de 18 de maio, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira.
A palestrante relatou sobre a realidade da maioria das benzedeiras e parteiras, cuja característica comum é a caridade e a bondade, “a maioria delas faz isso por gostar de ajudar, geralmente isso é passado de uma forma bem lendária, uma benzedeira precisa repassar os segredos do ofício para outra pessoa que muitas vezes é da mesma família para que siga com os rituais” – explicou Elma.
Expôs sobre os principais rituais e frisou a importância deste trabalho nas comunidades, mesmo com todo o avanço tecnológicos elas continuam sendo uma representação da esperança e da fé. Mostrou um vídeo com depoimentos frutos de uma pesquisa de mais de 20 anos sobre o assunto.
Elma ainda informou que a motivação para suas pesquisas se dão pelo fato de não haverem estudos sobre a mulher na cultura gaucha, “sabemos que usamos vestimentas típicas em datas farrapas, mas a contribuição da mulher vai além disso, foram elas que ficaram nas estâncias para que os homens travassem guerras, elas que garantiram a segurança das famílias e que ainda são responsáveis por manter a cultura gaúcha viva” – enfatizou.
Ao finalizar a palestra Elma entregou ao prefeito Seger Menegaz, exemplares de seus livros para que sejam doados a Biblioteca Pública Municipal.
Durante a solenidade de homenagens, Menegaz justificou que o principal objetivo do evento é reconhecer o papel destas pessoas na comunidade.
Os homenageados foram: Adão da Rosa Gomes, Adão Rodrigues, Amélia Nunes, Elza Toson, Ilda da Silva, Irma Bogoni, Neuci Costa, Tereza dos Santos, Nelson Aimi, Nelci Pina, Rosalino Laguião, Maria Luiza Nogueira, Noemia Fischer, Nélio Pina, Ana Maria Lusa e Sivone Panisson.
Estiveram presentes autoridades municipais, familiares dos homenageados e as invernadas do CTG Manoel Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário