segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comissão Pró Perimetral é criada em Tapejara

Comunidade se mobiliza para reivindicar liberação de recursos pelo governo do Estado

Após a Administração Municipal iniciar as obras da via perimetral em Tapejara ainda no começo deste mês. Na terça-feira, 17 de maio, foi realizada reunião com lideranças, representantes de entidades, autoridades locais e representantes de transportadoras, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira.
Durante sua explanação do prefeito Municipal, Seger Menegaz (PMDB), informou que há 20 anos a comunidade aguarda as obras no entroncamento que ligará as rodovias 463 (Tapejara – Coxilha) e 467 (Tapejara – Ibiaçá), “o trânsito de caminhões pesados em Tapejara, principalmente através da via rápida está prejudicando a comunidade, uma vez que naquela área central impossível atividade comercial, também a desvalorização dos imóveis, transtornos aos moradores. Temos a certeza de que o Estado irá honrar o contrato assinado ainda no ano passado, no entanto, precisamos nos mobilizar, mas que não seja um movimento político partidário, mas comunitário” – enfatizou Menegaz.
O prefeito também citou a importância do Projeto Asfalto Urgente que mobilizou a comunidade regional, “acredito que é importante criar uma comissão para reivindicar a liberação dos recursos. Decidimos iniciar a obra com o investimento Municipal de 20%. Serão necessários R$ 4,6 milhões em toda a pavimentação, em um cronograma de 24 meses para a conclusão. Tapejara não pode mais esperar” – destacou.
Os presentes sugeriram ações importantes, a exemplo do presidente da OAB de Tapejara, Sidney Teixeira, “a comunidade precisa se envolver na elaboração de um projeto, como é o caso do Rodoanel e a Perimetral e ir reivindicar as suas necessidades junto ao governo do Estado” – explicou.
Teixeira ainda propôs a formação de uma comissão, “o Projeto Asfalto Urgente conseguiu muitos de seus objetivos, devemos aproveitar esse exemplo de mobilização e reunir as lideranças para mais uma vez buscar os recursos” – encerrou.
Para o historiador, Itamar Spagnol, além de sensibilizar as lideranças locais também a comunidade e principalmente os moradores.
“Tapejara merece atenção do governo do Estado, uma vez que o município é um grande gerador de riquezas, pólo regional destaque em vários segmentos. O projeto da Perimetral está no Daer desde 1996, a obra é avalizada pelo Departamento, cujos processos que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal já foram cumpridos. Estaremos fazendo aproximadamente um trecho de 1 quilômetro, nas proximidades do CTG Manoel Teixeira, com alargamento de pista e preparação da estrada para ser asfaltada. Nossa intenção é que de busquemos a liberação da parte do Estado aconteça em breve” – encerrou Menegaz.
Durante a reunião ainda foram selecionadas alguns representantes para prosseguirem com as discussões e formar oficialmente a comissão. São eles: representantes da OAB Tapejara, Sindilojas, Acisat, Autape, um vereador de cada bancada da Câmara de Vereadores, Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Tapejara, Conselho do Plano Diretor, Conselho de Trânsito, Hospital Santo Antônio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Moradores da Via Rápida, Transportadoras e Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário